始める クラシックカー Conheça a Empresa que Transforma Fuscas e Celtas em Conversíveis Únicos

Conheça a Empresa que Transforma Fuscas e Celtas em Conversíveis Únicos

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A conversão de carros convencionais em modelos conversíveis é uma tradição que desafia o tempo. Em meados dos anos 1970 e 1980, esse tipo de modificação era bastante comum no Brasil, mas com a abertura das importações nos anos 1990, a prática diminuiu, uma vez que veículos de outros países começaram a se tornar mais acessíveis. Contudo, para algumas empresas, como a Trocar Autos e Antigos, esse mercado não morreu. Localizada em Campinas, São Paulo, a Trocar tem mais de 30 anos de experiência em restauração de carros antigos e em transformar modelos populares, como o 甲虫 そして Celta, em autênticos conversíveis. Esta tradição que começou com o fundador da empresa, Laércio de Almeida, continua viva com o trabalho de seu filho e designer da Trocar, Bruno Bertoli.

A Origem da Trocar Autos e Antigos

A Trocar nasceu de uma tapeçaria. Há mais de 40 anos, Laércio de Almeida abriu seu próprio negócio em Campinas, onde realizava serviços de tapeçaria em veículos. No entanto, seu talento e paixão por carros o levaram a ampliar o escopo de trabalho, passando a realizar restaurações completas. Como ele mesmo conta, na época, muitas pessoas tinham receio de mexer em carros mais caros, como o フォード・マーベリック そして シボレー ベルエア. Mas Laércio não se intimidava. Aceitava os desafios e acabou se tornando uma referência na cidade.

Um dia, Laércio encontrou um 甲虫 parcialmente desmontado e decidiu fazer uma capota para ele. Assim que finalizou, encontrou um comprador interessado. A experiência deu tão certo que Laércio resolveu fazer mais um. Logo, percebeu que havia demanda para esses modelos conversíveis.

O Início das Conversões

Com a demanda crescente, Laércio começou a produzir Fuscas conversíveis, chamando atenção não só dos moradores de Campinas, mas também de outras cidades. Com o passar dos anos, aprimorou suas técnicas e expandiu seu portfólio para outros modelos populares. Assim, além do Fusca, a Trocar começou a modificar veículos como o オパール, o 異端者, o Astra, o Celta e qualquer outro modelo que fosse levado até a oficina.

Por décadas, a empresa produziu modelos fora de série, criando versões exclusivas que, em alguns casos, superavam o apelo dos veículos originais. Os modelos convertidos ganharam uma certa aura entre os entusiastas de carros no Brasil, que viam nos trabalhos da Trocar uma forma de reviver um pouco do glamour das décadas passadas, quando os conversíveis eram sinônimos de status e estilo.

As Mudanças na Legislação e a Adaptação da Trocar

Com o tempo, as leis de trânsito e de segurança para veículos convertidos no Brasil se tornaram mais rígidas, o que impactou diretamente no trabalho da Trocar. Essas mudanças obrigaram a oficina a adotar padrões mais elevados de segurança para garantir que os veículos modificados pudessem circular sem problemas legais. Atualmente, a Trocar se especializou em conversões de Fusca e Karmann-Ghia, os únicos modelos para os quais a oficina possui homologação oficial para realizar as modificações, garantindo o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT).

Esse certificado é essencial, pois assegura que o proprietário não terá problemas ao licenciar o carro. Sem ele, um carro modificado poderia enfrentar sérias restrições para circular legalmente. Bruno Bertoli, filho de Laércio, explicou que obter o CAT não é tarefa fácil e exige um trabalho minucioso, que envolve o reforço estrutural da carroceria para garantir a segurança dos passageiros.

A Engenharia por Trás dos Conversíveis

Para transformar um carro em コンバーチブル, a Trocar segue um processo rigoroso. Após remover o teto, é preciso reforçar a estrutura do veículo. Imagine que um carro com teto se assemelha a uma caixa de sapato fechada: ele possui rigidez estrutural. Ao cortar o teto, o veículo perde essa resistência e torna-se “mole”, o que é um risco para a segurança dos ocupantes. Assim, a oficina instala chapas de aço no assoalho, nas caixas de ar e em outras partes estruturais do carro.

Depois de reforçar a estrutura, a equipe da Trocar começa a trabalhar na capota. A maioria dos clientes opta pela capota manual, que é mais prática e funcional, mas há a possibilidade de instalação de capotas elétricas, que oferecem um nível de conveniência adicional. Em média, o processo de conversão leva cerca de cinco meses e tem um custo que parte de R$ 25.000.

Um Negócio de Paixão e Tradição

 

A Trocar não é apenas uma oficina de carros; é um símbolo de tradição e de amor por veículos clássicos. Durante mais de três décadas, a empresa já produziu mais de 1.000 conversíveis e mantém uma média de 60 conversões por ano. Mesmo com as limitações legais e a preferência por carros modernos, a Trocar se mantém relevante ao adaptar-se às necessidades de um nicho específico de clientes, apaixonados por carros clássicos e personalizações exclusivas.

Inspirando-se em Concessionárias Icônicas do Passado

A Trocar se inspira em algumas concessionárias e oficinas famosas das décadas de 1970 e 1980, como a SulamDacon そしてその Souza Ramos, que produziam veículos fora de série para o mercado brasileiro. Essas empresas se destacavam por criar versões únicas de modelos populares, adaptando-os ao gosto e às necessidades do consumidor brasileiro. Hoje, a Trocar carrega um pouco desse legado, trazendo à tona um estilo de vida que, para muitos, ainda é sinônimo de liberdade e nostalgia.

O Futuro dos Clássicos Convertidos

Atualmente, a legislação tornou inviável a conversão de alguns modelos mais modernos, como o Celta, mas a Trocar segue fiel ao seu propósito com a conversão de Fuscas e Karmann-Ghias. Entre os sonhos da empresa está o de recriar uma versão do Fusca Hebmüller, um modelo conversível lendário produzido na Alemanha entre 1949 e 1951, que é uma verdadeira raridade no mundo dos colecionadores.

Para quem busca um Fusca conversível, a Trocar continua sendo uma referência. É uma oportunidade de ter um veículo personalizado, único e com toda a segurança necessária para rodar nas ruas do Brasil. Por aproximadamente R$ 25 mil e alguns meses de espera, você pode realizar o sonho de ter um carro clássico e exclusivo, feito sob medida para você. E o melhor de tudo é saber que esse carro foi feito com paixão e tradição, seguindo os passos de mestres da personalização de veículos clássicos.

A Trocar Autos e Antigos representa muito mais do que uma oficina. É uma ponte para o passado, um resgate de uma época em que os carros eram mais do que meios de transporte; eram símbolos de estilo, personalidade e, principalmente, liberdade.

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