Você, apaixonado por carros, já deve ter se deparado com os icônicos Volkswagen a ar que dominaram as ruas ao longo das décadas. Desde o lendário Fusca até os modelos mais raros, como a Brasília e o SP2, os Volks a ar sempre têm um lugar especial no coração dos brasileiros e no mercado de carros clássicos. Mas o que poucos sabem é que, apesar de seu enorme sucesso no Brasil, muitos modelos Volkswagen a ar não chegaram às terras tupiniquins. E entre esses modelos, há um que chama bastante atenção: o VW Typ 4, também conhecido como VW 412.
O VW Typ 4 foi um modelo grande, oferecido nas versões sedã fastback e perua (station wagon), e se destacou por seu design único e características avançadas para a época. Fabricado entre 1968 e 1974, o modelo passou por algumas mudanças ao longo de sua produção. Nos primeiros anos, o carro era conhecido como VW 411, equipado com um motor de quatro cilindros de 1,7 litro que entregava cerca de 80 cv. Porém, a partir de 1972, o modelo recebeu um motor maior, de 1,8 litro e 85 cv, e passou a ser chamado de VW 412.
O que realmente diferencia o VW Typ 4 de outros modelos Volkswagen, além de seu tamanho maior, é o seu design. A frente inclinada com faróis duplos e a linha de acabamento mais sofisticada acabaram influenciando o design de outros carros fabricados pela Volkswagen do Brasil, como a Brasília, a Variant (nas versões I e II) e o TL. Esses veículos brasileiros, portanto, possuem um DNA visual que remonta ao Typ 4, mesmo que este nunca tenha sido oficialmente comercializado no Brasil.
A História do VW Typ 4: O Legado do Model 412 e sua Herança
O VW Typ 4 pode não ter sido um modelo tão popular quanto o Fusca ou a Kombi, mas seu impacto na história da Volkswagen e no design de carros não pode ser subestimado. A mudança estética que a Volkswagen fez no Typ 4 com a introdução dos faróis duplos e o capô dianteiro inclinado não apenas modernizou o visual do carro, mas também foi um precursor de tendências que influenciaram modelos como a Brasília. Essa adaptação no design refletia uma vontade da montadora de diversificar sua linha de carros, criando veículos com apelo mais sofisticado, sem abrir mão da confiabilidade e da simplicidade.
No entanto, o que realmente chama atenção, especialmente para quem aprecia projetos personalizados, é o que aconteceu com um dos poucos VW 412 restantes que chegaram a ser adquiridos na Europa. O proprietário desse carro, um petrolhead norueguês chamado Hans Olav Strand, decidiu levar o projeto de restauração do seu VW 412 a um nível completamente novo. Inspirado em um projeto que viu quando ainda era criança, Strand decidiu fazer algo que poucos ousariam: equipar seu VW 412 com um motor Porsche.
O Desafio de Colocar um Motor Porsche em um VW Typ 4: O Nascimento do VW-Porsche 612 RS
Imagina só a cena: um VW 412 — um carro originalmente projetado para ser um modelo mais familiar e robusto — agora equipado com um motor Porsche! Esse foi o projeto desafiador que Hans Olav Strand decidiu enfrentar. Desde criança, Strand sonhava em ver um VW 412 com motor Porsche, e agora, décadas depois, ele estava tornando esse sonho realidade. O projeto foi batizado de “VW-Porsche 612 RS”, e o nome já dá a ideia do que estava por vir: um carro que misturava a robustez do VW Typ 4 com a sofisticação e o desempenho de um Porsche 911.
A principal modificação foi a troca do motor. O motor do Porsche 911 Carrera 3.2, um flat-6 de 3,2 litros, foi instalado no VW 412, entregando uma potência que provavelmente ultrapassava os 300 cv. Originalmente, o Carrera 3.2 gerava entre 207 e 231 cv. No entanto, após a instalação de dois turbocompressores, o VW 412 passou a contar com um desempenho impressionante, que certamente o colocaria entre os carros mais rápidos da sua época.
Mas não parou por aí: o câmbio manual de cinco marchas que foi colocado no VW 412 também vem de um Porsche 911 Turbo de primeira geração, garantindo que o carro tivesse não apenas potência, mas também o comportamento dinâmico de um verdadeiro Porsche. Os freios a disco e outros componentes da suspensão, que incluíam o sistema McPherson (que já era mais moderno para a época), também vieram do Porsche 911, oferecendo ao VW 412 uma mecânica que jamais poderia ser comparada à de qualquer outro modelo da Volkswagen.
Design: A Influência do Porsche no Visual do VW-Porsche 612 RS
Mas a mecânica não era o único foco do projeto de Hans Olav Strand. Ele queria que o seu VW 412 tivesse também o visual de um Porsche. Portanto, ele decidiu adaptar os para-choques do Porsche 930 Turbo e alargar os para-lamas do modelo, criando uma aparência mais agressiva e moderna para o carro. As rodas RUF, com 17×9 e 17×10 polegadas, conferiram ao carro um visual robusto e imponente, bem no estilo “german look” que se popularizou entre os fãs de carros preparados da Alemanha e, mais recentemente, também no Brasil.
Esse visual mais esportivo foi cuidadosamente trabalhado por Strand, que, como ele mesmo disse, queria criar algo que parecesse com o que seria um modelo Porsche de fábrica, se a Volkswagen tivesse decidido criar um modelo de luxo esportivo baseado no VW Typ 4.
A Parte Interna do VW-Porsche 612 RS: Um Toque Moderno no Clássico
Quando o assunto é o interior, Strand manteve a ideia de modernizar o carro sem perder a essência do VW 412. O painel de instrumentos do Porsche 911 foi instalado sem maiores adaptações, e os bancos, que vieram de um Porsche 996 (a primeira geração com motor arrefecido a água), também foram colocados no interior do carro. O objetivo de Strand era dar ao VW 412 um ar mais moderno e luxuoso, inspirado nos modelos reconstruídos pela Singer Vehicle Design, uma empresa conhecida por criar Porsche 911 personalizados de altíssimo nível.
O interior do VW-Porsche 612 RS contará com recursos modernos como vidros e travas elétricas, bancos ajustáveis, ar-condicionado e iluminação por LEDs. Isso garante que, além de seu desempenho impressionante, o carro seja confortável e funcional, sem abrir mão do charme clássico de um Volkswagen a ar.
O Legado e a Inspiração do Projeto: O Que Podemos Aprender com o VW-Porsche 612 RS
O projeto do VW-Porsche 612 RS é a prova de que a paixão por carros clássicos pode resultar em criações únicas, que misturam história, design e performance de forma impressionante. Embora no Brasil a ideia de colocar um motor Porsche em um Volkswagen a ar não seja algo comum, o que vemos nesse projeto é a vontade de criar algo especial, algo que transcenda o que normalmente esperaríamos de um carro clássico.
Em um país como o Brasil, onde há uma enorme variedade de Volkswagen a ar, como o Fusca, a Kombi e a Variant, o que você acha de tentar um projeto semelhante? Embora encontrar um motor de Porsche 911 não seja uma tarefa fácil, há muitas possibilidades para customizar carros como a Variant II, dando a eles um toque único e poderoso, como o VW-Porsche 612 RS.
Por mais que este projeto tenha raízes profundas na Europa, ele nos inspira a explorar as infinitas possibilidades de customização que temos aqui no Brasil. A reconstrução de clássicos nunca perde a graça, e, quem sabe, em breve, você não se vê criando o seu próprio projeto, com um motor Porsche sob o capô de um Volkswagen a ar.
E, no final, não é isso que importa? A paixão, a criatividade e a busca por algo único?