A Hyundai está iniciando o desenvolvimento de um novo HB20, que pode ser híbrido/elétrico. O HB20 está prestes a mudar novamente, agora em sua próxima geração, e há rumores de que versões mais caras possam até mesmo incluir um sistema elétrico.
Embora a atenção da Hyundai pareça ter se concentrado principalmente nos SUVs, com o lançamento do novo Creta e outros modelos importados, a estratégia da marca também abrange o HB20. A empresa já está trabalhando em componentes para a próxima geração do modelo aqui no Brasil.
Informações obtidas de fontes próximas à marca sugerem que essa nova geração do HB20 poderá chegar ao mercado nos próximos três anos – um prazo razoável para o desenvolvimento de um novo produto. No entanto, detalhes sobre o novo HB20 elétrico ainda são escassos, especialmente em relação ao seu design.
Desde que foi lançado no Brasil em 2013, o HB20 passou por quatro mudanças de visual. A última atualização, em 2022, conferiu ao HB20 sua aparência atual, com uma grade mais imponente e faróis mais estilizados. Essas mudanças ajudaram a diferenciar o produto do design anterior, que não foi bem recebido pelos brasileiros e pela crítica.
Há especulações de que o novo modelo possa ter traços semelhantes aos do Azera e do Elantra, ambos vendidos em outros mercados. Esses modelos apresentam um visual futurista e agressivo, o que poderia conferir ao hatch uma aura mais esportiva. No entanto, teremos que aguardar para confirmar essas suposições.
Além disso, o lançamento previsto para cerca de 2026 ou 2027 pode trazer outra novidade importante: a possibilidade de o HB20 ser equipado com uma motorização híbrida. Essa informação foi inicialmente divulgada pelo Estadão. Recentemente, a Hyundai anunciou um investimento de US$ 1,1 bilhão em novas tecnologias, incluindo sistemas híbridos.
Um dos produtos resultantes desse investimento será o Hyundai Creta, conforme revelado anteriormente. Quanto ao HB20, especula-se que o hatch poderá receber um sistema híbrido leve, baseado no atual motor 1.0 TGDI.
É importante destacar que já existe uma aplicação do motor 1.0 turbo como híbrido leve no Brasil. O Kia Stonic, por exemplo, é vendido com o motor 1.0 TGDI e sistema MHEV, que substitui o alternador e o motor de partida por um motor elétrico de baixa potência e uma bateria pequena.
Nesse caso, o sistema elétrico funciona em velocidades de cruzeiro e durante partidas, como em semáforos, por exemplo.
A Kia, como parte do grupo Hyundai, compartilha tecnologias entre as empresas. O Stonic utiliza uma versão mais atualizada do motor 1.0 TGDI, que provavelmente estará presente nos novos Hyundai Creta e HB20.
É provável que o HB20 continue sendo um veículo flex, capaz de utilizar tanto gasolina quanto etanol. Além disso, a fabricante deverá ajustar o motor para manter os 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque, ou talvez até aumentar a potência.