Nissan Revela Plano Ambicioso para Lançar 30 Novos Veículos até 2027

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A Nissan está preparando uma grande renovação de sua linha de veículos nos próximos três anos, com planos de lançar nada menos que 30 novos modelos sob a estratégia de negócios denominada “The Arc”. Destes, 16 serão veículos híbridos e elétricos, enquanto os 14 restantes serão impulsionados por motores de combustão interna. Um intrigante vídeo teaser revela as formas escuras da maioria dos futuros automóveis. Embora tenhamos visualizado 25 deles até agora, parece que a Nissan ainda está mantendo em segredo cinco de seus próximos lançamentos.

Créditos: Nissan

O plano The Arc engloba uma variedade de estratégias regionais, incluindo uma especial atenção aos mercados dos Estados Unidos e Canadá. Nos EUA, a empresa pretende introduzir sete novos modelos, com o objetivo de revitalizar 78% de sua linha de automóveis de passageiros. Isso incluirá a chegada de híbridos plug-in e modelos e-Power, que se referem a uma tecnologia na qual um motor a combustão atua como gerador para alimentar um motor elétrico, semelhante à abordagem adotada pela Mazda com o motor rotativo do MX-30.

Embora a Nissan ainda mantenha segredo sobre muitos dos 30 modelos planejados, há fortes indicações de que a empresa esteja apostando pesadamente em crossovers e SUVs. Mas há surpresas também. Imagens vazadas revelam um possível renascimento do Renault 5, além de uma picape, provavelmente o aguardado caminhão de uma tonelada para a Oceania mencionado anteriormente. O Oriente Médio receberá cinco novos SUVs, enquanto a África terá mais dois, juntamente com um carro de tamanho pequeno alimentado por gasolina. Para a Europa, são planejados seis novos modelos, com uma meta ambiciosa de elevar a participação de VEs para 40% das vendas.

No Japão, a Nissan pretende renovar 80% de seu portfólio, lançando cinco novos modelos e elevando a participação de híbridos e veículos elétricos para 70%. Na China, estão previstos oito novos modelos eletrificados, embora apenas metade deles ostente o emblema da Nissan. A nível global, a empresa estabeleceu uma meta ambiciosa: espera-se que os veículos eletrificados representem 40% de suas vendas até 2026-2027, com uma projeção de 60% até o final da década.

Além das novidades em termos de veículos, a Nissan está comprometida em reduzir os custos de produção de seus VEs em 30% em comparação com o atual Ariya. Além disso, está trabalhando em avanços nas baterias, buscando desenvolver baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto (NCM) que ofereçam uma velocidade de carregamento 50% mais rápida e 50% mais densidade de energia do que as atualmente utilizadas. Paralelamente, estão sendo desenvolvidas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), com o objetivo de reduzir custos em 30% em comparação com o Sakura EV kei. E há ainda o trabalho em curso nas tão aguardadas baterias de estado sólido, previstas para chegarem ao mercado por volta de 2028 ou 2029.

Curiosamente, o plano de negócios da Arc não menciona nenhuma possível colaboração entre a Nissan e a startup Fisker. Recentemente, surgiram rumores sobre negociações avançadas entre as duas empresas, com a Nissan possivelmente investindo US$ 400 milhões na plataforma de caminhões da Fisker. Especula-se que a Nissan possa começar a montar a picape Alaska nos EUA a partir de 2026. Além disso, há indícios de que a Nissan esteja em conversações com a Honda sobre uma potencial parceria no desenvolvimento de VEs.

Apesar de toda essa movimentação no mercado, ainda não há menção ao tão aguardado sucessor do GT-R. No entanto, relatórios indicam que o GT-R 2025, recentemente lançado no Japão, pode ser o último modelo da série R35. A Nissan sugere que o conceito Hyper Force, um veículo puramente elétrico, pode se tornar realidade até o final da década.

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