始める クラシックカー Monza Português: Uma Rara Peça Única no Brasil

Monza Português: Uma Rara Peça Única no Brasil

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Quando se fala em シボレー モンツァ, muitas pessoas são transportadas diretamente para a década de 1980, época em que esse modelo dominava as ruas e o coração dos brasileiros. O Monza foi mais do que um carro; ele foi um símbolo de status, conforto e modernidade, marcando sua posição como o mais vendido do Brasil por três anos consecutivos. Agora, imagine ter em sua garagem uma versão que jamais foi comercializada por aqui, um verdadeiro Opel Ascona GL 1985. Este é o caso de Evandro Fraga, engenheiro de Campinas (SP) e apaixonado por este clássico desde a infância.

Neste artigo, você vai mergulhar em uma história fascinante que envolve paixão, desafios burocráticos e a perseverança de um colecionador determinado a trazer para o Brasil uma joia rara europeia.

A Paixão Pelo Monza

Imagem: Arquivo pessoal

Evandro Fraga sempre foi um entusiasta do Monza, a ponto de iniciar uma coleção que inclui modelos raros e históricos. Seu objetivo? Ter todas as variações de carroceria e versões marcantes produzidas entre 1982 e 1996. Entre os tesouros da sua coleção está o único Opel Ascona GL 1985 com carroceria hatch e quatro portas no Brasil. O Ascona, vale lembrar, é o modelo europeu que serviu como base para o Monza brasileiro.

A jornada para adquirir este carro começou há cerca de sete anos, quando Fraga encontrou o Ascona em Arouca, Portugal. Com a ajuda de um amigo com cidadania portuguesa, ele negociou a compra com a família do antigo proprietário, já falecido. No entanto, o que parecia ser uma aquisição simples se transformou em uma verdadeira odisseia logística e burocrática.

O Processo De Importação

Imagem: Arquivo pessoal

Se você acha que importar um veículo antigo é algo simples, está enganado. A saga de Fraga começou com autorização do Ibama, habilitação como importador pessoa física na Receita Federal, e o pedido de licença de importação. Tudo isso antes mesmo de o carro sair de Portugal. Além disso, o veículo precisava atender à regra brasileira que permite a importação de carros usados somente se tiverem mais de 30 anos de fabricação.

O processo foi longo e cheio de imprevistos. Foram oito meses para liberar o embarque em Portugal e mais seis meses no Brasil até que o carro pudesse circular legalmente. O contêiner chegou em novembro de 2017, mas só em meados de 2018 o Ascona estava regularizado no Denatran.

Custos e Taxas

Embora Fraga não revele o valor exato da compra, ele afirma que o gasto com a importação foi três vezes maior que o preço do veículo. Cerca de dois terços do total foram destinados a taxas e impostos, além do frete. Convertendo esses custos para os padrões de hoje, é fácil imaginar que os gastos ultrapassaram R$ 100 mil, considerando a complexidade envolvida.

Perrengues e Ruídos de Comunicação

Imagem: Arquivo pessoal

Um dos maiores desafios enfrentados por Fraga foi a diferença cultural e os ruídos de comunicação entre brasileiros e portugueses. Embora compartilhem o mesmo idioma, ele percebeu que as interpretações de procedimentos e exigências eram diferentes. Isso resultou em atrasos adicionais, como o caso das rodas e pneus.

Evandro queria trazer peças sobressalentes junto com o carro, incluindo as rodas originais guardadas no porta-malas. No entanto, as autoridades portuguesas permitiram a exportação apenas do veículo e seus acessórios básicos, como o estepe e o macaco. Esse detalhe gerou um atraso de 15 dias no processo.

Além disso, o carro precisou passar por um preparo rigoroso para embarcar. Foi necessário remover todos os fluidos, incluindo combustível, óleo e líquido de arrefecimento, além de desconectar a bateria.

O Opel Ascona GL 1985

Finalmente regularizado, o Opel Ascona GL 1985 ganhou um lugar especial na coleção de Fraga. Segundo ele, o veículo recebeu apenas manutenção básica, como troca de correias, filtros e óleo, além de um polimento na pintura. Os faróis de neblina foram substituídos por unidades amarelas originais da Opel, enquanto os piscas dianteiros foram adquiridos da Bosch na Alemanha.

Características do Modelo

Imagem: Arquivo pessoal

O Ascona traz sob o capô um motor 1.8 equipado com injeção eletrônica multiponto, algo que só estrearia no Brasil em 1990 com o Monza 500 EF. Esse motor entrega 116 cv, gerenciados por uma transmissão manual de cinco marchas. Em comparação, o Monza brasileiro da época utilizava carburadores e tinha menor taxa de compressão, resultando em potência inferior.

O acabamento interno é outro ponto de destaque. O Ascona, mesmo sendo uma versão de entrada, supera o モンツァ SL e se equipara ao nível da versão SL/E, considerada intermediária no Brasil. O veículo inclui detalhes como サンルーフ, cintos de três pontos nos bancos traseiros e carpete no porta-malas. A suspensão mais rígida é outro diferencial, conferindo maior estabilidade em curvas.

A Coleção De Monzas

Além do Ascona, Fraga possui outros seis Monza, cada um com sua história e características únicas. Entre eles estão:

  • SL/E 1983 e S/R 1989 – Ambos com carroceria hatch.
  • Classic 1987 e SL/E 1988 – Modelos sedã que marcaram a década.
  • 500 EF 1990 – Versão comemorativa com injeção eletrônica.
  • Classic 1993 – O último modelo, conhecido como “tubarão”, que encerrou a trajetória do Monza no Brasil.

A coleção reflete não apenas o amor pelo modelo, mas também o desejo de preservar sua importância na história automotiva brasileira.

結論

A história de Evandro Fraga e seu Opel Ascona GL 1985 é um verdadeiro exemplo de paixão automotiva e determinação. O processo de trazer um carro tão raro para o Brasil não foi fácil nem barato, mas o resultado final valeu a pena. Hoje, o Ascona não é apenas uma peça de coleção, mas um testemunho da história da ゼネラルモーターズ e de como o Monza deixou sua marca tanto na Europa quanto no Brasil.

Se você é fã de carros clássicos, fica a lição: a perseverança e o amor por um modelo podem transformar até mesmo os maiores desafios em conquistas memoráveis. O que você faria para ter um exemplar único na sua garagem?

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