O Fiat 147 é um marco na história da indústria automobilística brasileira. Lançado em 1976, ele foi o primeiro automóvel fabricado pela marca italiana no Brasil e um dos primeiros modelos a conquistar um público fiel, apesar de não ter conseguido ultrapassar as vendas de um ícone como o Volkswagen Fusca. No entanto, o 147 deixou sua marca e, até hoje, carrega com orgulho o título de primeiro carro com motor dianteiro transversal e o primeiro a álcool do Brasil, o famoso 147 “cachacinha”.
Hoje, o modelo é lembrado por muitos como um clássico, e sua popularidade entre os entusiastas de carros antigos permanece viva. Porém, o que seria de um dos carros mais queridos da década de 1970 se ele fosse “turbinado” e modernizado com tecnologias dos tempos atuais? A resposta vem na forma do Fiat 147 TSI, uma adaptação de um entusiasta apaixonado por modificações. E sim, é isso mesmo: o tradicional 147, que tinha motores modestos de 1.050 e 1.300 cilindradas, recebeu um motor TSI turbo do Volkswagen Up!, transformando-se em um carro com um desempenho completamente diferente.
O clássico transformado
O Fiat 147 original foi fabricado com motores de 56 cv e 60 cv, dependendo da versão, e um torque de 7,8 kgfm a 10 kgfm. Esses números, que para a época eram até respeitáveis, não são nada impressionantes comparados com os 101 cv (gasolina) ou 105 cv (etanol) e 16,7 kgfm de torque oferecidos pelo motor 1.0 turbo do Up!. O salto de potência e torque é simplesmente impressionante: quase o dobro da potência e mais de duas vezes o torque do modelo original.
A modificação do 147 foi realizada pela oficina 147 Adaptações, especializada justamente na customização desse modelo. O proprietário de um 147, após o primeiro facelift, resolveu dar uma nova vida ao seu carro, instalando o motor 1.0 turbo do Up! com injeção direta e uma caixa manual MQ200 de cinco marchas, a mesma do Up! TSI. O resultado foi um 147 capaz de oferecer performance moderna com um toque nostálgico.
Desafios técnicos
Transformar um modelo tão icônico em um carro com motor turbo não foi uma tarefa fácil. Um dos maiores desafios enfrentados pelos responsáveis pela modificação foi garantir que o motor TSI fosse instalado corretamente e, mais importante, que o carro fosse legalizado e apto para rodar nas ruas. A parte da carroceria foi reforçada com uma gaiola de proteção feita de tubos de ferro, algo comum em carros de competição. Para manter a estética do 147, essa gaiola foi instalada dentro da lataria, sendo visível apenas no porta-malas e no cofre do motor.
Además, el sistema suspensión também precisou de ajustes. O feixe de molas transversal traseiro foi mantido, mas a suspensão dianteira, do tipo McPherson, recebeu peças do Up! e Uno para melhorar a absorção dos impactos e suportar o novo motor mais pesado.
Inovações e modernizações
Para suportar o motor 1.0 turbo do Up!, outros componentes foram necessários. A parte inferior do bloco do motor foi sustentada por um coxim de Fusca, enquanto as laterais receberam coxins feitos sob medida, combinando peças do Up! e do próprio Fiat 147. Para garantir o funcionamento adequado do motor, o radiador também foi personalizado, já que o original do Up! não caberia no cofre do 147.
Dentro de modernização foi visível, com um painel de instrumentos proveniente do próprio Up!, incluindo computador de bordo. Este painel foi instalado na capa original do Fiat 147 e agora oferece dados como consumo de combustível e hora, algo completamente inovador para um carro da década de 1970.
Desafios na parte elétrica
No que diz respeito à parte elétrica, a modificação eletrônica foi uma das mais complicadas. O motor TSI do Up! exige uma série de sensores, e o 147 precisou de um módulo eletrônico novo para funcionar corretamente. Um dos maiores obstáculos foi fazer o carro funcionar sem a necessidade de sensores como o de porta ou de freio, que foram retirados. O trabalho para fazer a parte elétrica do 147 funcionar sem esses sensores foi árduo, mas os mecânicos conseguiram superar esse desafio.
Apesar de ter perdido alguns itens de conforto, como os sensores de porta e de freio, o 147 TSI ganhou novos recursos, como direção elétrica, elevalunas electricos, Frenos ABS e, futuramente, aire acondicionado.
Visual discreto, performance de respeito
Por fora, o visual do Fiat 147 TSI é quase idêntico ao modelo original, o que torna a modificação ainda mais interessante. Quem não conhece o carro de perto pode até confundir o “caixotinho” com um modelo antigo, mas as llantas de aleación com detalhes cromados e dourados, inspiradas nas BBS, são a única pista de que este não é um 147 qualquer. Esse visual discreto esconde um desempenho cabuloso.
O interior do Fiat 147 TSI
O interior do 147 TSI foi cuidadosamente ajustado para combinar com a proposta de modernização do carro. Tapetes personalizados com a assinatura “147 TSI” dão o toque especial ao ambiente. Os bancos em alcântara oferecem mais conforto e sofisticação, enquanto os cintos de segurança de dois pontos, um elemento ainda presente no modelo, são uma das poucas peças que permanecem inalteradas.
A legalização e o processo
A modificação do 147 não foi só uma questão de instalação de peças e ajustes mecânicos. Todo o processo teve que ser acompanhado de perto para garantir que o carro fosse legalizado para circulação. A oficina 147 Adaptações conseguiu registrar o novo motor no documento do carro, o que permite que o Fiat 147 TSI seja utilizado legalmente nas ruas.
O impacto no mercado de carros clássicos
Com o Fiat 147 TSI, uma nova fase começa para os entusiastas de carros clássicos no Brasil. A transformação desse modelo, que já foi um dos mais populares no país, em um carro moderno e potente, serve de inspiração para aqueles que buscam modificar seus próprios veículos clássicos. Contudo, quem estiver interessado em fazer uma modificação semelhante deve se preparar financeiramente, pois os preços de modelos Fiat 147 originais já ultrapassam os R$ 20 mil, e uma modificação dessa magnitude provavelmente vai exigir um investimento considerável.
Considerações finais
O Fiat 147 TSI é um exemplo de como a paixão por carros antigos e a busca por performance podem se combinar de forma surpreendente. Ao pegar um modelo clássico e inseri-lo no cenário de carros modernos, com motor turbo e tecnologias avançadas, o proprietário do Fiat 147 TSI conseguiu criar um verdadeiro “caixotinho cabuloso” que vai arrancar suspiros e olhares por onde passar.
Se você, como entusiasta de carros clássicos, já pensou em restaurar ou modificar seu próprio veículo, saiba que há um mundo de possibilidades e inovações para transformar até mesmo o carro mais simples em uma máquina de respeito. O Fiat 147 TSI é a prova de que, quando o amor pela modificação e pela actuación se unem, o resultado pode ser espetacular.
Transforme sua paixão por carros clássicos e, quem sabe, você poderá ter o seu próprio Fiat 147 TSI nas ruas em um futuro próximo.