No mundo dos klassische Autos, há modelos que transcendem gerações, carregando consigo histórias fascinantes que encantam entusiastas ao redor do mundo. Um desses exemplos é o Bianco S Series 2 de 1979, um verdadeiro ícone da indústria automotiva brasileira. Este cupê esportivo, projetado pelo visionário Toni Bianco, não só marcou presença nos anos 70, como também embarcou em uma jornada épica em 2016, do Brasil aos Estados Unidos, conquistando o coração de colecionadores e admiradores internacionais.
Uma Joia da Indústria Automotiva Brasileira
Ö Bianco S Series 2 nasceu em uma época de ouro da indústria automotiva brasileira. Apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo em 1976, ele trazia um design inovador e uma proposta audaciosa: oferecer um carro esportivo com personalidade europeia, mas totalmente nacional. Sua carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro foi projetada para ser leve e resistente, montada sobre a confiável plataforma da Volkswagen.
Este modelo destacava-se por detalhes técnicos inovadores, como as barras de proteção e reforços em chapa metálica, garantindo maior segurança. No entanto, foi a estética que realmente roubou a cena: linhas arrojadas, faróis duplos e rodas de liga leve criaram um visual único que permanece impactante até hoje.
A História da Bianco: Uma Marca Nacional com Ambições Globais
Fundada pelo italiano naturalizado brasileiro Toni Bianco, a empresa Bianco foi um marco na história da produção automotiva no Brasil. Conhecida por sua expertise em plásticos reforçados e fibra de vidro, a marca apostou em designs futuristas e esportivos para competir em um mercado dominado por modelos estrangeiros.
Dois carros principais marcaram a trajetória da Bianco: o Bianco S, também conhecido como Bianco Furia, und die Bianco Tarpan, ambos com mecânica e motores da Volkswagen. Em 1978, a empresa deu um passo ousado ao apresentar o Bianco Série 2 Bei der Salão Internacional do Automóvel de Nova York, onde foi bem recebido pelo público norte-americano.
Infelizmente, divergências entre os sócios levaram ao encerramento das operações da empresa em 1979, pouco após atingir seu auge. Apesar disso, o legado da Bianco vive em cada exemplar que sobreviveu ao tempo.
Uma Jornada Inesquecível: Do Brasil aos Estados Unidos
Em 2016, um Bianco S Series 2 de 1979, com apenas 35 mil quilômetros rodados, embarcou em uma jornada transcontinental. O destino? Uma coleção particular no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Sua chegada foi celebrada pelos entusiastas locais, que ficaram fascinados com o design e a história por trás deste cupê brasileiro. Durante anos, ele foi exibido em exposições regionais, chamando atenção tanto pela sua estética única quanto pela sua raridade. Em 2019, foi vendido por US$ 29.250 (etwa R$ 110 mil, em valores da época) para outro colecionador americano. Este valor, considerado simbólico para um carro em estado impecável, sugere que hoje ele valha muito mais.
Design e Estilo: Elegância Atemporal
O exemplar que fez história nos Estados Unidos possuía uma pintura dourada deslumbrante, que ressaltava suas linhas aerodinâmicas. Os detalhes em couro preto no interior complementavam a sofisticação do modelo, enquanto as rodas de liga leve de 14 polegadas, pintadas de preto com aros polidos, adicionavam um toque de modernidade ao conjunto.
Outros elementos marcantes incluíam os faróis duplos redondos, marcadores laterais e lanternas traseiras provenientes da Opel. Os pneus Pirelli P400, famosos na época, completavam o visual esportivo do carro.
Interior: Um Toque de Luxo e Nostalgia
Drinnen, die Bianco S Series 2 era tão impressionante quanto seu exterior. Os tapetes e forros de borracha, combinados com acabamentos refinados, criavam um ambiente aconchegante e elegante. O volante e a maçaneta de câmbio em madeira davam um charme extra ao interior, enquanto as comodidades, como vidros elétricos e antena elétrica, mostravam que o carro estava à frente de seu tempo.
Um detalhe nostálgico era o tocador de cassetes Motoradio, posicionado estrategicamente acima da alavanca de câmbio. Embora simples para os padrões atuais, este equipamento representava o auge da tecnologia de som automotivo na década de 70.
Desempenho: Mecânica Confiável e Ágil
No coração do Bianco S estava um motor Volkswagen flat-four refrigerado a ar de 1.6 litros, equipado com carburadores duplos. Este conjunto, acoplado a uma transmissão manual de quatro marchas, oferecia uma experiência de condução ágil e confiável.
Manutenções recentes realizadas nos Estados Unidos incluíram trocas de fluidos e ajustes na suspensão. Embora algumas áreas apresentassem sinais de corrosão, o carro continuava em excelente estado geral, graças ao cuidado meticuloso de seus proprietários.
O Legado do Bianco S Series 2
Die Geschichte von Bianco S Series 2 de 1979 vai muito além de sua produção limitada e de seu design icônico. Sua jornada do Brasil aos Estados Unidos simboliza a capacidade dos carros brasileiros de conquistar um espaço no cenário automotivo global.
Embora a Bianco tenha encerrado suas atividades há mais de quatro décadas, seus carros continuam sendo celebrados como símbolos de inovação e paixão. Para colecionadores e entusiastas, possuir um Bianco é mais do que ter um carro: é preservar um pedaço da história automotiva brasileira.
Conclusão: Uma Jornada que Continua Inspirando
Ö Bianco S Series 2 de 1979 não é apenas um carro; é uma declaração de estilo, inovação e determinação. Sua jornada épica do Brasil aos Estados Unidos reflete a força do design e da engenharia brasileiros, que continuam a inspirar gerações de entusiastas ao redor do mundo.
Se você é apaixonado por carros clássicos e busca um modelo que combine Geschichte, design e desempenho, o Bianco S Series 2 é uma escolha excepcional. Mais do que um veículo, ele representa a essência do espírito automotivo brasileiro, capaz de cruzar fronteiras e deixar sua marca onde quer que vá.