DKW Candango: O Jipe Alemão no Brasil

Após a Segunda Grande Guerra Mundial, muitos veículos utilizados pelas forças militares foram redirecionados para usos civis.

Veículos robustos e versáteis, que antes desempenhavam funções bélicas, passaram a ser utilizados em fazendas, campos de lavoura e até para lazer.

Nos Estados Unidos e na Europa, o icônico Jeep americano e o Land Rover inglês dominavam o cenário.

Na Alemanha, outro utilitário ganhou relevância: o DKW Munga, produzido pela Auto Union, um precursor que deixou seu legado.

Em 1954, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) lançou uma concorrência para o desenvolvimento de veículos militares leves, robustos e compactos.

Entre os concorrentes estavam a Borgward, a Porsche e a DKW, que acabou vencendo e iniciando o desenvolvimento do modelo DKW F91/4, conhecido como DKW Geländewagen (veículo fora de estrada).

Em 1962, o modelo passou a ser chamado de Munga, acrônimo para “Mehrzweck-Universal-Geländewagen mit Allradantrieb”, que significa “veículo universal multifuncional com tração integral”.

Com seu legado tecnológico influenciando até mesmo ícones como o Audi Quattro, o Munga/Candango continua sendo uma prova de que a engenharia pode transcender eras, adaptando-se às necessidades da guerra e da paz.

Portanto, se você tiver a oportunidade de conhecer um desses modelos de perto, aproveite para explorar as raízes de uma história que combina inovação, funcionalidade e resistência.