Como um Motor Salvou um Fusca 1949

Se você é apaixonado por carros clássicos, prepare-se para uma história que combina raridade, paciência e dedicação.

Este é o relato de Jorge Cirne, um colecionador apaixonado que resgatou um VW Fusca 1949, um dos mais antigos do Brasil, graças à descoberta de seu motor original.

O Jorge iniciou a conversa destacando a raridade de seu veículo: “É um carrinho bem interessante e, pelo que me consta, existem apenas três no Brasil.”

A história começou de forma inesperada.

Jorge encontrou um motor VW 1100 à venda no Mercado Livre. Esse motor, com 1.131 cm³ e 25 cv, chamou a atenção dele porque, apesar de já possuir modelos Split Window (1953) e Oval (1955), ele não tinha nenhum carro com essa configuração de motor.

Quando o Fusca finalmente chegou a Salvador, a realidade foi um choque.

A carroceria estava comprometida, e muitos componentes precisariam ser substituídos ou restaurados.

Jorge decidiu que o Fusca merecia uma restauração minuciosa e de alto padrão.

Se você também é um entusiasta, que tal se inspirar nessa jornada? Quem sabe o próximo clássico a ser salvo não estará esperando por você em um leilão ou garagem esquecida?