O Monza, lançado em 1982, era baseado no Opel Ascona alemão e rapidamente se tornou um dos carros mais queridos do Brasil, acumulando prêmios e vendas expressivas.
Entretanto, após uma década de sucesso, era necessário um substituto à altura.
A resposta veio através do Vectra, também derivado da Opel, que estreou no Salão de Paris em 1988.
Com foco em design aerodinâmico e tecnologias inovadoras, o Vectra destacou-se por seu coeficiente de arrasto de apenas 0,29, obtido após 1.500 horas em túnel de vento.
Características como capô baixo, vidros rentes à carroceria e traseira alta contribuíram para essa eficiência.
A chegada do Vectra ao Brasil aconteceu em setembro de 1993, com produção inicial na fábrica de São Caetano do Sul (SP).
O carro tinha um índice de nacionalização de 60%, com várias peças ainda importadas da Alemanha e Inglaterra.
O Chevrolet Vectra (1ª geração) deixou um impacto duradouro no mercado brasileiro.
Mesmo em 2024, sua memória segue viva entre os entusiastas de automóveis, como um exemplo de inovação e qualidade que marcou uma época no Brasil.