Em 1985, o Chevette passou a contar com uma novidade que o colocaria à frente de muitos outros modelos da época: a transmissão automática de 3 marchas.
Antes disso, essa tecnologia estava disponível apenas em carros de médio porte ou grandes, como o Ford Del Rey, VW Santana e o Opala, da própria Chevrolet.
O Chevette foi o primeiro modelo compacto nacional a oferecer essa opção, o que representou uma grande inovação para o mercado brasileiro.
A transmissão automática era uma das grandes vantagens do Chevette em relação aos seus concorrentes, pois, ao contrário dos modelos manuais,
que exigiam coordenação entre embreagem, freio e acelerador, o Chevette automático permitia ao motorista controlar apenas a aceleração com o pé direito.
Essa inovação não só tornou a condução do veículo mais confortável e prática, como também lhe conferiu um toque de status, pois, na época, era considerado um grande avanço tecnológico.
A transmissão automática do Chevette era bastante simples e de fácil operação.
O Chevette Automático fez história e, com isso, abriu caminho para o que viria depois, contribuindo para a popularização dos carros automáticos
Com toda a certeza, ele merece ser lembrado como um ícone da evolução dos automóveis no Brasil.