O Brasília Esporte foi desenvolvido com base na mecânica do famoso Volkswagen Fusca, que havia começado a ser fabricado no Brasil em 1959.
Ele utilizava o mesmo motor boxer de quatro cilindros opostos, com 1.192 cm³ e potência de 30 cv.
Apesar de modesto, o motor permitia que o carro atingisse uma velocidade máxima de 100 km/h, o que era suficiente para os padrões da época.
Além disso, ele usava o câmbio manual de quatro marchas e trazia tração traseira, elementos herdados diretamente do Fusca.
Sua carroceria, construída de forma artesanal, trazia reforços estruturais para compensar a torção causada pelo design conversível, algo que fazia o modelo ganhar destaque entre os esportivos artesanais nacionais.
O Brasília Esporte apresentava linhas claramente influenciadas pelos esportivos europeus da década de 1950.
Sua longa frente lembrava modelos como os Maserati italianos, enquanto a lateral podia ser confundida com a do Karmann-Ghia, que só começaria a ser produzido no Brasil em 1962.
E você, já imaginou dirigir um esportivo artesanal tão exclusivo quanto o Brasília Esporte?
Talvez, no futuro, vejamos um renascimento desses projetos icônicos, mas adaptados às novas tecnologias, como motores elétricos e materiais sustentáveis.