Quando a BMW começou a negociar a licença de produção, estava praticamente à beira da falência.
Seus modelos de automóveis não conseguiam competir com os Volkswagen Beetle, que dominavam o mercado alemão.
A empresa precisava desesperadamente de um produto barato, econômico e com potencial de vendas em massa.
Em abril de 1955, o primeiro BMW Isetta saiu das linhas de produção em Munique.
Embora baseado no design italiano, o microcarro foi profundamente reengenheirado para atender aos padrões de qualidade alemã.
A BMW substituiu o motor de dois tempos da Iso por um monocilíndrico de motocicleta da própria marca, com 247 cc e 12 cv, garantindo maior confiabilidade e suavidade de operação.
O que realmente diferenciava o BMW Isetta era sua porta frontal única.
O BMW Isetta pode ter sido pequeno, mas sua importância histórica é gigantesca.
Quando você olha para um moderno BMW Série 3 ou um SUV X5, talvez não imagine que tudo isso só foi possível graças a um microcarro com porta de geladeira.