VW Tipo 147, o Fridolin: O Mini-Kombi com Coração de Fusca

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Quando se fala em Volkswagen clássicos, logo pensamos em modelos icônicos como o Fusca, Kombi, Karmann Ghia e Variant. No entanto, um modelo pouco conhecido merece destaque entre essas lendas: o Volkswagen Tipo 147, carinhosamente chamado de Fridolin. Esse veículo curioso, com seu design peculiar e uma função muito específica, foi criado para atender uma necessidade do Deutsche Bundespost, o serviço de correios da Alemanha.

Mas o que faz do Fridolin um carro tão especial? Ele era uma verdadeira colcha de retalhos dos modelos da Volkswagen, combinando elementos do Fusca, Kombi e Karmann Ghia. E, claro, seu visual de Mini-Kombi com um toque retrô o torna ainda mais interessante. Se você gosta de carros clássicos e histórias inusitadas, vem com a gente conhecer todos os detalhes desse pequeno gigante da VW!


A Origem do Fridolin: Uma Resposta à Logística dos Correios

Créditos: Volkswagen

Nos anos 1960, a Autoridade Postal Alemã percebeu que precisava de um veículo específico para otimizar o transporte de correspondências e encomendas. Até então, utilizava o Goggomobil Transporter, uma minivan compacta, mas pouco espaçosa e não tão confiável para o serviço pesado.

Foi então que a Volkswagen recebeu um pedido especial para desenvolver um veículo sob medida para os Correios Alemães. As exigências eram claras: precisava ser compacto, espaçoso, fácil de entrar e sair e robusto o suficiente para enfrentar o intenso uso diário. Assim nasceu o Volkswagen Tipo 147, o Fridolin, em 1964.


Design e Engenharia: Uma Mistura de Modelos Icônicos

Créditos: Volkswagen

Para atender às exigências dos Correios, a Volkswagen precisou aproveitar componentes já existentes. O resultado foi um carro montado com partes de diversos modelos da marca:

  • Motor e transmissão: Vieram do Fusca, garantindo confiabilidade e facilidade na manutenção.
  • Chassi: O mesmo do Karmann Ghia, proporcionando uma base robusta e resistente.
  • Traseira da carroceria: Inspirada na Kombi Tipo 2, garantindo amplo espaço para cargas.
  • Faróis e capô: Derivados do VW Tipo 3 Notchback.
  • Portas deslizantes: Uma solução inovadora para facilitar o acesso ao compartimento de carga.

Esse verdadeiro Frankstein da Volkswagen pesava mais de uma tonelada, mas compensava com seu espaço interno generoso e grande praticidade. O motor 1.2 refrigerado a ar, de 34 cv, era suficiente para o uso urbano, permitindo que os carteiros alemães fizessem suas entregas sem dificuldades.


Sucesso na Alemanha e na Suíça

Créditos: Volkswagen

A produção do Fridolin começou oficialmente em 1964, nas fábricas da Westfalia-Werke. Entre 1964 e 1974, foram produzidas cerca de 6.000 unidades, sendo a maioria destinadas aos Correios da Alemanha.

O projeto fez tanto sucesso que o serviço postal da Suíça também encomendou cerca de 1.000 unidades. No entanto, os suíços exigiram algumas melhorias, como:

  • Motor maior para melhor desempenho nas estradas alpinas.
  • Freios a disco dianteiros para mais segurança.
  • Espelhos externos nos para-lamas dianteiros, melhorando a visibilidade.
  • Interiores mais refinados e vidros adicionais, proporcionando mais conforto aos motoristas.

Por que o nome Fridolin?

Créditos: Volkswagen

Apesar do nome oficial ser Volkswagen Tipo 147 Kleinlieferwagen, ele rapidamente ganhou o apelido de Fridolin. O motivo? Ninguém sabe ao certo, mas há algumas teorias:

  1. Dizem que um funcionário da Volkswagen, ao ver o protótipo, exclamou que ele lembrava um colega de trabalho chamado Fridolin.
  2. Outros acreditam que o nome vem de uma palavra alemã usada para descrever uma criança travessa.

Seja qual for a origem, o apelido pegou, e até hoje o Fridolin é lembrado dessa forma.


O Raro Fridolin nos Dias Atuais

Créditos: Volkswagen

Como a maioria dos veículos utilitários, o Fridolin teve uma vida difícil. Ele era usado intensivamente pelos carteiros e dificilmente recebia os cuidados necessários para uma longa sobrevivência. Com o tempo, a maioria das unidades foi sucateada, tornando-se um verdadeiro raro item de colecionador.

Estima-se que menos de 200 unidades tenham sobrevivido até os dias de hoje. O valor de um Fridolin restaurado pode ultrapassar R$ 400 mil, dependendo do estado e originalidade do veículo. Algumas unidades abandonadas foram resgatadas e restauradas com extremo cuidado, e algumas poucas ainda circulam em eventos de carros antigos.


A Importância do Fridolin para a Volkswagen

Créditos: Volkswagen

Mesmo sendo um modelo pouco conhecido, o Fridolin tem um papel importante na história da Volkswagen. Ele foi um dos primeiros veículos da marca a ser desenvolvido para um propósito específico, algo que abriria caminho para outros utilitários personalizados.

Além disso, sua ideia de minivan compacta e funcional antecipou conceitos que se tornariam populares anos depois, como as minivans e SUVs urbanos que conhecemos hoje.


Conclusão: Um Ícone Pouco Conhecido, Mas Muito Valioso

Créditos: Volkswagen

O Volkswagen Fridolin Tipo 147 pode não ser tão famoso quanto o Fusca ou a Kombi, mas sua história é fascinante. Criado para atender uma demanda específica dos Correios Alemães, esse pequeno furgão conquistou um espaço especial no coração dos entusiastas da VW.

Se você é apaixonado por carros clássicos e está em busca de algo realmente único, um Fridolin restaurado é uma joia rara. Mas prepare o bolso: modelos bem conservados já ultrapassam os R$ 400 mil, e encontrar um em bom estado é uma verdadeira caça ao tesouro!

Quem diria que um carrinho tão peculiar, criado para entregar cartas e encomendas, se tornaria um dos Volkswagen mais raros e desejados do mundo? Se você encontrar um por aí, saiba que está diante de um verdadeiro pedaço da história automotiva alemã!

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