O Volkswagen Gol, com mais de 8.500.000 unidades vendidas ao longo de 42 anos de fabricação, é sem dúvida um dos maiores ícones da história automotiva do Brasil. Lançado em maio de 1980, o Gol surgiu como uma revolução em termos de design e proposta, especialmente para o público brasileiro. Embora a primeira geração tivesse algumas limitações de desempenho, a sua adaptação ao mercado foi inevitável, e logo o Gol se consolidou como o carro mais vendido do país. Mas, além das versões de passageiros, o Gol também teve uma versão especial, voltada para transporte de carga: o Gol Furgão.
O Gol Furgão se tornou uma opção prática e versátil para quem precisava de um veículo de carga leve para o uso urbano. Durante décadas, ele foi uma referência para o transporte de pequenos volumes, com uma capacidade de carga considerável para a época, além de contar com um design simples e funcional. Neste artigo, vamos explorar a história do Gol Furgão, suas características, e sua relevância no mercado de veículos comerciais até 2025.
A História do Volkswagen Gol
Quando o Volkswagen Gol foi lançado, ele não era apenas uma resposta à crescente demanda por carros acessíveis e econômicos, mas também uma adaptação do mercado brasileiro ao novo cenário automotivo mundial. Seu design moderno para a época fez com que ele fosse rapidamente abraçado pelos consumidores. No entanto, sua jornada nem sempre foi fácil, principalmente com o motor boxer que equipava as versões iniciais, herdado do Fusca. O desempenho não era nada impressionante, e a velocidade máxima de apenas 124 km/h e o 0 a 100 km/h em mais de 30 segundos não eram compatíveis com as expectativas da época. No entanto, o Gol foi aprimorado ao longo dos anos, e a partir de 1981, com o lançamento do Gol 1600, o modelo finalmente começou a mostrar sua verdadeira capacidade, atingindo a marca dos 66 cv de potência.
A linha Gol passou por diversas atualizações ao longo dos anos, com melhorias no design, no desempenho e, claro, na confiabilidade. Em 1984, o motor a água substituiu o motor a ar, o que resultou em maior desempenho e melhor consumo de combustível. Em 1986, o Gol Furgão fez sua estreia como uma versão voltada para o transporte de carga, um modelo que ganharia muitos fãs nos anos seguintes.
O Gol Furgão e sua Proposta Prática
O Gol Furgão surgiu como uma resposta da Volkswagen à necessidade de um veículo comercial leve. Sem o banco traseiro e com o assoalho plano, o modelo oferecia um grande espaço de carga – mais de 1.200 litros – uma solução ideal para o transporte de mercadorias pequenas nas áreas urbanas. Além disso, a capacidade de carga de 420 kg atendia bem às necessidades de empresários e comerciantes que precisavam de um veículo robusto, porém econômico, para a cidade.
A separação do compartimento de carga da cabine de passageiros era feita por uma placa metálica, uma solução que garantia a segurança do motorista e ainda permitia o transporte de produtos sem riscos. A tampa traseira era completamente fechada, mas, opcionalmente, podia ser equipada com uma janela de vidro.
Apesar de não ser um carro de alto desempenho, o Gol Furgão ainda oferecia números interessantes para quem precisava de um carro ágil no dia a dia. O 0 a 100 km/h acontecia em 17,9 segundos, e a velocidade máxima era de 139 km/h na versão a etanol. Um desempenho razoável, considerando a proposta do modelo. A Volkswagen focava em seu custo-benefício, com um preço acessível e a promessa de baixo consumo de combustível.
Mudanças ao Longo dos Anos
Ao longo das décadas, o Gol Furgão passou por várias atualizações mecânicas e de design, sempre acompanhando as mudanças do modelo Gol convencional. Em 1985, por exemplo, a linha Gol passou a ser oferecida com motor AP-600, que era mais potente e eficiente, oferecendo até 90 cv na versão a etanol. A partir de 1986, o motor AE-1600 passou a ser a opção mais comum para o Gol Furgão, oferecendo um equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.
O painel do Gol Furgão, simples, mas funcional, incluía o famoso termômetro de temperatura e, em versões mais modernas, passou a contar com um console central mais sofisticado. Embora o modelo fosse espartano, ele se destacava pela praticidade e pelo design que, apesar de simples, era bastante eficiente.
A Conversão para a Versão de Passageiros
Com o passar dos anos, muitos Gol Furgão foram convertidos para versões de passageiros. A remoção da plataforma de carga e a adição de vidros laterais e banco traseiro transformaram esses veículos comerciais em hatchbacks familiares. Essa conversão aumentou ainda mais a popularidade do modelo, criando um mercado de carros usados bastante robusto.
No entanto, devido ao uso constante para trabalho, muitos Gol Furgão acabaram sofrendo desgaste e deterioração, o que dificultou sua conservação em bom estado. Isso, por um lado, ajudou a criar uma cultura de preparação de veículos para campeonatos de arrancada, já que a versão Furgão era mais leve e tinha grande potencial de modificação.
De acordo com o Denatran, existem atualmente cerca de 3.528 unidades emplacadas no Brasil, mas muitos desses carros foram modificados, o que dificulta a avaliação precisa de quantos ainda estão em seu estado original.
O Gol Furgão em 2025: Uma Lenda Viva
Em 2025, a Volkswagen não fabrica mais o Gol Furgão, mas o modelo continua sendo um ícone no Brasil, principalmente no mercado de veículos comerciais leves. Embora o Gol convencional tenha sido descontinuado em 2023, o legado do Furgão permanece vivo, seja nos modelos usados ou nas modificações de carros para competições. Além disso, versões mais modernas da Volkswagen Saveiro continuam atendendo ao mercado de carga, mantendo o espírito do Gol Furgão, mas com tecnologias mais avançadas.
Nos dias de hoje, o Gol Furgão ainda é admirado por sua versatilidade, baixo custo de manutenção e por ser um veículo acessível para empresas de pequeno porte. Alguns exemplares bem conservados continuam a ser procurados por colecionadores, que sabem da raridade desses modelos e da história que eles representam.
Conclusão
O Gol Furgão foi mais do que apenas uma versão de carga do carro mais vendido do Brasil. Ele foi uma verdadeira revolução no mercado de veículos comerciais leves, oferecendo uma alternativa prática e econômica para o transporte urbano de cargas. Embora o modelo tenha sido descontinuado, o seu legado permanece como uma referência para os motoristas e empresas que precisam de um veículo confiável e de baixo custo.
A versão Furgão do Gol se tornou uma lenda no mercado brasileiro, um símbolo de praticidade, economia e adaptabilidade. Se você está em busca de um exemplar bem conservado ou de um projeto para modificar, o Gol Furgão continua a ser uma escolha que, certamente, fará história novamente, seja nas ruas ou nas pistas.