Se tem um carro que é reconhecido mundialmente, esse carro é o Volkswagen Fusca. Produzido entre 1938 e 2003, o Fusca conquistou corações ao redor do planeta como um veículo resistente, simples e acessível. Por outro lado, o Rolls-Royce é sinônimo de luxo extremo e exclusividade, distantes da ideia de acessibilidade. Mas imagine unir esses dois universos: um Fusca transformado em um “Rolls-Royce”. Parece curiosamente improvável, não é?
A ideia de transformar o simpático Fusca em uma cópia de um Rolls-Royce não é nova. Na década de 1960, nos Estados Unidos, kits de modificação faziam sucesso, permitindo que proprietários de Fusca tivessem algo que lembrasse o icônico Phantom VI, fabricado entre 1968 e 1990. Hoje, um exemplar dessa transformação está à venda no Facebook Marketplace da Itália, datado de 1972 e com apenas 50 mil quilômetros rodados.
Quanto custa essa curiosidade?
Se você acha que esse Fusca Phantom é uma pechincha, está parcialmente certo. O modelo está à venda por 9.500 euros, o que equivale a cerca de R$ 51.292 no câmbio atual. Para efeito de comparação, isso é R$ 2.105 mais barato que o Fiat Topolino, um quadriciclo elétrico que deve chegar ao Brasil em breve na versão do Citroën Ami.
Embora tenha um preço mais acessível que um Rolls-Royce original, esse Fusca modificado é, sem dúvida, uma peça de colecionador, não apenas um carro para o dia a dia.
O que muda no visual do Fusca?
A transformação do Fusca em “Rolls-Royce” vai muito além de detalhes superficiais. Os faróis simples deram lugar a um conjunto duplo, lembrando o estilo do Volkswagen TL. Mas a grande modificação está no capô, que perdeu o formato curvado característico do Fusca e passou a exibir linhas quadradas. Para completar o visual luxuoso, o modelo ganhou o icônico “Spirit of Ecstasy” na ponta do capô, algo que é marca registrada dos Rolls-Royce originais.
A pintura em dois tons é outro detalhe que reforça a inspiração em carros de luxo. O teto recebeu um acabamento que imita a capota conversível dos Rolls-Royce, e as laterais exibem detalhes que simulam madeira, um elemento típico do design dos luxuosos veículos britânicos.
Os kits de “The Elegant Beetle”
Nos Estados Unidos, os kits que transformavam Fuscas em “Rolls-Royce” eram conhecidos como “The Elegant Beetle” (ou Fusca Elegante). Eles ganharam popularidade nos anos 1970, a ponto de a empresa A&A Fiberglass, que produzia esses kits, ser processada pela própria Rolls-Royce em 1976. A marca britânica venceu a disputa judicial, reforçando sua exclusividade.
Ainda assim, durante seu período de atuação, a A&A Fiberglass conseguiu atrair diversos entusiastas. Esses kits permitiam que os proprietários do Fusca tivessem um carro que, pelo menos à primeira vista, pudesse ser confundido com um Rolls-Royce — tudo isso sem gastar uma fortuna.
O Fusca Rolls-Royce no Brasil
A febre dos Fuscas transformados também chegou ao Brasil. Durante as décadas de 1960 e 1970, alguns proprietários brasileiros aderiram à ideia. Contudo, por aqui, as modificações costumavam ser mais simples, restringindo-se à substituição do capô. Ainda assim, o desejo de ter um carro com “cara de Rolls-Royce” era um reflexo do charme atemporal do Fusca e do sonho de ostentar um pouco mais de sofisticação.
Por que o Fusca se presta a tantas transformações?
O Fusca é conhecido pela simplicidade mecânica e pelo design versátil, o que o torna um dos carros mais customizados do mundo. Desde transformações para competições off-road até modelos que remetem a carros de luxo, o Fusca sempre foi um coringa para projetos criativos. Isso sem falar no baixo custo de manutenção, o que atrai entusiastas que gostam de modificar seus veículos sem gastar muito.
Vale a pena comprar?
Se você é um colecionador apaixonado por histórias automotivas ou apenas gosta de carros excêndricos, esse Fusca Rolls-Royce pode ser uma aquisição interessante. Por outro lado, é importante lembrar que, apesar do visual curioso, ele ainda é um Fusca em sua essência: motor traseiro refrigerado a ar, desempenho modesto e um interior simples.
Como investimento, esse tipo de carro pode ser uma aposta arriscada, pois o mercado de veículos modificados é altamente nicho. No entanto, se o objetivo é chamar a atenção em encontros de carros ou redes sociais, ele certamente cumprirá o papel.
Conclusão
O Fusca transformado em Rolls-Royce é mais do que um simples carro: é um testemunho da criatividade humana e da capacidade de adaptação de um clássico como o Volkswagen Fusca. Em 2025, quando a tecnologia e o design automotivo estão mais avançados do que nunca, olhar para essas transformações é como revisitar uma época onde o automóvel era também uma forma de expressão pessoal.
Se você tem interesse em explorar essa curiosa peça da história automotiva, esteja preparado para desembolsar cerca de R$ 51.292 e se destacar com um carro que mistura dois universos opostos: a simplicidade do Fusca e o luxo do Rolls-Royce. Afinal, no mundo dos carros, até o que parece improvável pode ganhar vida com um toque de criatividade.