Volkswagen Fusca ou Rolls-Royce?

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Se tem um carro que é reconhecido mundialmente, esse carro é o Volkswagen Fusca. Produzido entre 1938 e 2003, o Fusca conquistou corações ao redor do planeta como um veículo resistente, simples e acessível. Por outro lado, o Rolls-Royce é sinônimo de luxo extremo e exclusividade, distantes da ideia de acessibilidade. Mas imagine unir esses dois universos: um Fusca transformado em um “Rolls-Royce”. Parece curiosamente improvável, não é?

A ideia de transformar o simpático Fusca em uma cópia de um Rolls-Royce não é nova. Na década de 1960, nos Estados Unidos, kits de modificação faziam sucesso, permitindo que proprietários de Fusca tivessem algo que lembrasse o icônico Phantom VI, fabricado entre 1968 e 1990. Hoje, um exemplar dessa transformação está à venda no Facebook Marketplace da Itália, datado de 1972 e com apenas 50 mil quilômetros rodados.

Quanto custa essa curiosidade?

Reprodução/Lafirenze Michele/Facebook

Se você acha que esse Fusca Phantom é uma pechincha, está parcialmente certo. O modelo está à venda por 9.500 euros, o que equivale a cerca de R$ 51.292 no câmbio atual. Para efeito de comparação, isso é R$ 2.105 mais barato que o Fiat Topolino, um quadriciclo elétrico que deve chegar ao Brasil em breve na versão do Citroën Ami.

Embora tenha um preço mais acessível que um Rolls-Royce original, esse Fusca modificado é, sem dúvida, uma peça de colecionador, não apenas um carro para o dia a dia.

O que muda no visual do Fusca?

Reprodução/Lafirenze Michele/Facebook

A transformação do Fusca em “Rolls-Royce” vai muito além de detalhes superficiais. Os faróis simples deram lugar a um conjunto duplo, lembrando o estilo do Volkswagen TL. Mas a grande modificação está no capô, que perdeu o formato curvado característico do Fusca e passou a exibir linhas quadradas. Para completar o visual luxuoso, o modelo ganhou o icônico “Spirit of Ecstasy” na ponta do capô, algo que é marca registrada dos Rolls-Royce originais.

A pintura em dois tons é outro detalhe que reforça a inspiração em carros de luxo. O teto recebeu um acabamento que imita a capota conversível dos Rolls-Royce, e as laterais exibem detalhes que simulam madeira, um elemento típico do design dos luxuosos veículos britânicos.

Os kits de “The Elegant Beetle”

Reprodução/Lafirenze Michele/Facebook

Nos Estados Unidos, os kits que transformavam Fuscas em “Rolls-Royce” eram conhecidos como “The Elegant Beetle” (ou Fusca Elegante). Eles ganharam popularidade nos anos 1970, a ponto de a empresa A&A Fiberglass, que produzia esses kits, ser processada pela própria Rolls-Royce em 1976. A marca britânica venceu a disputa judicial, reforçando sua exclusividade.

Ainda assim, durante seu período de atuação, a A&A Fiberglass conseguiu atrair diversos entusiastas. Esses kits permitiam que os proprietários do Fusca tivessem um carro que, pelo menos à primeira vista, pudesse ser confundido com um Rolls-Royce — tudo isso sem gastar uma fortuna.

O Fusca Rolls-Royce no Brasil

Reprodução

A febre dos Fuscas transformados também chegou ao Brasil. Durante as décadas de 1960 e 1970, alguns proprietários brasileiros aderiram à ideia. Contudo, por aqui, as modificações costumavam ser mais simples, restringindo-se à substituição do capô. Ainda assim, o desejo de ter um carro com “cara de Rolls-Royce” era um reflexo do charme atemporal do Fusca e do sonho de ostentar um pouco mais de sofisticação.

Por que o Fusca se presta a tantas transformações?

O Fusca é conhecido pela simplicidade mecânica e pelo design versátil, o que o torna um dos carros mais customizados do mundo. Desde transformações para competições off-road até modelos que remetem a carros de luxo, o Fusca sempre foi um coringa para projetos criativos. Isso sem falar no baixo custo de manutenção, o que atrai entusiastas que gostam de modificar seus veículos sem gastar muito.

Vale a pena comprar?

Se você é um colecionador apaixonado por histórias automotivas ou apenas gosta de carros excêndricos, esse Fusca Rolls-Royce pode ser uma aquisição interessante. Por outro lado, é importante lembrar que, apesar do visual curioso, ele ainda é um Fusca em sua essência: motor traseiro refrigerado a ar, desempenho modesto e um interior simples.

Como investimento, esse tipo de carro pode ser uma aposta arriscada, pois o mercado de veículos modificados é altamente nicho. No entanto, se o objetivo é chamar a atenção em encontros de carros ou redes sociais, ele certamente cumprirá o papel.

Conclusão

O Fusca transformado em Rolls-Royce é mais do que um simples carro: é um testemunho da criatividade humana e da capacidade de adaptação de um clássico como o Volkswagen Fusca. Em 2025, quando a tecnologia e o design automotivo estão mais avançados do que nunca, olhar para essas transformações é como revisitar uma época onde o automóvel era também uma forma de expressão pessoal.

Se você tem interesse em explorar essa curiosa peça da história automotiva, esteja preparado para desembolsar cerca de R$ 51.292 e se destacar com um carro que mistura dois universos opostos: a simplicidade do Fusca e o luxo do Rolls-Royce. Afinal, no mundo dos carros, até o que parece improvável pode ganhar vida com um toque de criatividade.

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