É difícil acreditar que essa ideia nunca tenha surgido antes. Uma versão Heavy Duty de uma picape compacta como a Toyota Hilux parece estranha à primeira vista, mas também incrivelmente atrativa. Imagine: toda a robustez e capacidade de reboque de uma picape HD, mas em um veículo do tamanho de um Tacoma. Quem poderia recusar uma proposta dessas?
Claro, muitos podem torcer o nariz para tal conceito. Afinal, o que torna uma picape HD verdadeiramente especial não é apenas sua capacidade de reboque ou sua resistência, mas também sua versatilidade para transportar cargas volumosas.
A imensa caçamba de uma picape é frequentemente aproveitada ao máximo, e mesmo que estendêssemos um pouco os limites de modelos como a Hilux ou o Tacoma, eles ainda não ofereceriam a praticidade de um F-250 Super Duty ou de uma Silverado 2500 HD.
Nos Estados Unidos, há uma gama variada de picapes pesadas para escolher. Além dos populares Ford e Chevy, há também o Ram HD, o GMC Sierra 2500 HD e o Nissan Titan XD. Curiosamente, a Toyota não tem um modelo Heavy Duty em sua linha de picapes, já que o Tundra é considerado apenas uma opção Light Duty.
Essa realidade também se estende para outras regiões do mundo, como Europa, Austrália, Índia ou África do Sul, onde a Hilux é dominante. Embora as picapes HD não sejam tão populares nessas áreas, seria intrigante ver como os fabricantes de automóveis responderiam caso houvesse uma demanda.
A Hilux, como mencionado, é uma picape compacta em sua essência – um pouco menor que o Tacoma e um pouco menos capaz em termos de reboque. Embora o Tacoma supere a Hilux em cargas mais pesadas, a diferença entre eles não é tão significativa.
Será que um modelo Toyota Hilux Heavy Duty seria viável?
A resposta clara é não. Seria como criar um Frankenstein automotivo, possivelmente resultando em um veículo do tamanho de uma F-150, mas com a altura e suspensão reforçadas de uma F-250 Super Duty.
Uma renderização recente da Kolesa ilustra bem essa ideia. Eles pegaram o design moderno da Hilux e o modificaram: aumentaram a distância entre eixos, levantaram a suspensão, adicionaram rodas duplas na traseira, alargaram os para-lamas, instalaram espelhos HD e assim por diante.
Pode até haver um nicho de mercado para um produto assim, mas provavelmente não justificaria o investimento em pesquisa e desenvolvimento. No entanto, comparada à Hilux real, uma variante HD hipotética certamente a superaria em termos de utilidade, capacidade e até mesmo estética. Seria verdadeiramente digna do apelido de “Invencível”. Só não conte para Mark Grayson.