A Rivian presenteou o mercado com os R3 e R3X, que surgiram na esteira do R2, que acabou sendo ofuscado pelos irmãos menores. Mas, o fabricante de Normal, Illinois, não parará por aí e prepara uma Rivian R1X.
Derivada da R1T, a R1X tem um visual mais radical e proposta similar ao de produtos como a Ford F-150 Raptor, por exemplo. Tido como um modelo topo de linha pela Rivian, essa picape radical foi vista em desenho industrial no USPTO, o serviço de proteção industrial dos EUA.
Nas imagens, divulgadas pelo fórum Rivian Owners, a R1X aparece com uma frente mais expressiva, tendo linhas mais robustas, com destaque para os para-lamas e o para-choque dianteiro bem pronunciado e com dois overbumpers.
Além de rodas enormes com grandes cravos nos pneus, a Rivian R1X terá uma caçamba diferente, com elementos estéticos nas laterais e um compartimento com tampa que pode funcionar como mesa.
Já o tradicional compartimento transversal entre caçamba e cabine, tem sua tampa convertida em cadeira. Outras imagens descrevem como são os compartimentos abertos, além de outros detalhes não descritos tecnicamente.
Acredita-se que a Rivian R1X tenha pelo menos 1.000 cavalos de potência e assim possa medir forças com a GMC Hummer e Tesla Cybertruck, entre as elétricas. Com toda essa cavalaria, suas baterias de lítio precisariam ter entre 150 kWh e 200 kWh.
Isso poderia levar a uma autonomia de uns 800 km pelo menos, o que ajudaria muito no fora de estrada e nas capacidades ampliadas, como a função de girar sobre o próprio eixo.
Certamente a R1X terá mais capacidades adicionadas, especialmente de reboque, bem como alta capacidade de recarga, fluxo bidirecional para casos de blecaute, entre outros.
Por ora, não se sabe quando a R1X entrará em produção e nem quando chegará aos clientes, mas será um importante reforço para a marca americana.