Se você é fã de SUVs espaçosos, tecnologia embarcada e, principalmente, está de olho no mercado de carros elétricos, então prepare-se para conhecer o novo Chevrolet Captiva EV, o modelo que marca o retorno de um nome conhecido dos brasileiros – agora com uma proposta 100% elétrica e cheia de personalidade.
Sim, é isso mesmo! A Chevrolet está trazendo de volta o nome Captiva, mas com uma roupagem totalmente nova. O modelo que já foi febre entre os anos 2004 e 2017, agora reaparece com design futurista, motorização elétrica, e o compromisso de brigar por espaço em um segmento que só cresce no Brasil: os SUVs compactos elétricos.
Você se lembra da Captiva? Então esqueça tudo: o EV é outra história
Durante mais de uma década, a Captiva foi um dos modelos mais queridos da Chevrolet no Brasil. Era comum vê-la rodando com sua carroceria robusta, motor V6 ou 2.4 e o visual típico dos utilitários esportivos da época. Mas isso é passado.
Agora, com o nome Captiva EV, o modelo chega com uma proposta completamente diferente: zero emissões, conectividade total e uma pegada moderna, digna do novo padrão da marca globalmente. E olha que a Chevrolet não está brincando em serviço — o modelo já é sucesso em sua versão chinesa, chamada Wuling Starlight S, e chega por aqui como parte da ofensiva elétrica da montadora.
A estratégia por trás do novo Captiva EV
O novo SUV é fruto de uma parceria da General Motors com a montadora chinesa Wuling, e será importado da China ainda em 2025, mais precisamente no último trimestre do ano. A decisão de rebatizar o Starlight S como Captiva EV não é aleatória. A GM sabe que esse nome ainda é forte entre os consumidores brasileiros e apostou em uma estratégia de marketing emocional, conectando o novo produto ao legado da marca no país.
Você, que talvez tenha tido uma Captiva ou conheça alguém que teve, vai se surpreender ao ver o quanto o novo modelo evoluiu e não só no visual.
Design que impressiona logo de cara

O Captiva EV 2025 carrega uma identidade visual que mistura sofisticação, agressividade e modernidade. Basta olhar a frente do carro para perceber isso. O conjunto óptico traz faróis de LED ultrafinos, que garantem um visual imponente e, ao mesmo tempo, elegante. Mesmo sendo um carro elétrico, o Captiva mantém uma grade dianteira tradicional, o que é um detalhe curioso e que ajuda a dar uma cara mais familiar ao modelo.
O teto pintado em preto cria o famoso efeito de “teto flutuante”, algo que está em alta nos modelos mais modernos. Já as rodas de 19 polegadas reforçam o visual robusto, e a traseira ostenta lanternas de LED, inscrição Captiva EV e o emblema Premier, que identifica a versão mais completa do modelo (acima das versões RS, voltadas para quem prefere uma pegada mais esportiva).
É impossível olhar para o Captiva EV e não notar o quanto ele parece mais refinado do que seus concorrentes diretos — algo que pode fazer a diferença na hora da compra.
Interior ainda é um mistério no Brasil, mas já sabemos o que esperar
Aqui no Brasil, o modelo ainda não foi exibido com o interior acessível, mas se você olhar para a versão chinesa, vai entender o que te espera. Lá fora, o Captiva EV traz um painel com tela digital de 8,8 polegadas para o quadro de instrumentos e uma enorme central multimídia de 15,6 polegadas em formato vertical.
O sistema multimídia conta com reconhecimento de voz, atualizações via nuvem e integração com os principais aplicativos de smartphones. Além disso, você vai encontrar teto solar panorâmico, seis airbags, câmeras 360°, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência automática, sistema de permanência em faixa e muito mais.
Ou seja, estamos falando de um modelo que chega para ser uma das opções mais completas do segmento. Não dá pra ignorar que o pacote de equipamentos é digno de SUVs muito mais caros.
Motorização elétrica eficiente e com boa autonomia

Agora vem uma das partes mais importantes quando se fala em carro elétrico: o conjunto mecânico.
O Captiva EV 2025 traz um motor elétrico dianteiro com 204 cv de potência e um torque de 31,6 kgfm. Traduzindo: você vai ter uma aceleração imediata, forte e silenciosa, como se espera de um bom carro elétrico. Esse conjunto é alimentado por uma bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) com 60 kWh de capacidade — uma escolha que garante mais durabilidade, segurança e resistência a temperaturas extremas.
A autonomia, no ciclo chinês WLTC, é de 510 km. Mas é claro, no Brasil, o número vai ser menor por conta da metodologia do Inmetro, que costuma ser mais realista. A expectativa é que a autonomia fique na faixa de 350 km por carga completa. Ainda assim, é mais do que suficiente para o uso urbano e até mesmo algumas viagens intermunicipais sem dor de cabeça.
Dimensões generosas e porta-malas espaçoso

Se você preza por espaço interno e conforto para a família, o Captiva EV também não decepciona. As dimensões (provavelmente as mesmas do Wuling Starlight S) são bem generosas: 4,75 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. Esses números colocam o SUV em uma posição confortável no segmento, com bastante espaço para os passageiros da frente e de trás.
O porta-malas também impressiona, com 610 litros de capacidade, o que o torna ideal para viagens em família ou mesmo para o uso diário com bastante flexibilidade.
Tecnologia embarcada: um dos pontos fortes
Se tem uma coisa que você vai amar no Captiva EV é o pacote tecnológico. A GM não poupou recursos para entregar um carro com tudo o que há de mais moderno. Além das telas grandes, da conectividade total e dos assistentes de direção, o carro também deve vir preparado para receber atualizações over-the-air (OTA) — ou seja, você vai poder atualizar o sistema do carro sem precisar ir até a concessionária.
Outros recursos esperados incluem:
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Sensor de ponto cego
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Alerta de colisão frontal
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Assistente de estacionamento automático
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Controle de tração e estabilidade
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Monitoramento de pressão dos pneus
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Ar-condicionado automático com controle digital
É o tipo de carro que transforma a experiência de dirigir em algo muito mais intuitivo, seguro e confortável.
Quem são os principais concorrentes do Captiva EV?
Aqui no Brasil, o Captiva EV chega para brigar principalmente com o BYD Yuan Pro, que já se consolidou como uma das opções mais acessíveis e interessantes entre os SUVs elétricos. O modelo da BYD custa atualmente cerca de R$ 182.800, e oferece motorização elétrica com autonomia similar.
A grande vantagem do Captiva EV será, provavelmente, o pacote de equipamentos mais completo, o design mais moderno, e o nome de peso da Chevrolet — o que ainda tem bastante valor no mercado nacional.
Outros concorrentes indiretos incluem o Volvo EX30, o JAC e-JS4 e até o Renault Megane E-Tech, dependendo da faixa de preço em que o Captiva for lançado. E esse, claro, é um dos pontos que ainda está em aberto: o preço.
E o preço, vai valer a pena?
Essa é a pergunta de ouro. A Chevrolet ainda não revelou o valor oficial do Captiva EV no Brasil, mas podemos fazer algumas projeções. Considerando que o modelo virá importado da China e com um pacote bem completo, é possível que o preço fique entre R$ 180 mil e R$ 210 mil, o que o colocaria na mesma faixa do BYD Yuan Plus e do GWM Ora 03.
Se for confirmada essa faixa de preço, o Captiva EV pode sim ser uma das melhores opções custo-benefício entre os elétricos. Afinal, oferece bom espaço, tecnologia de ponta, visual arrojado e uma marca que transmite credibilidade.
Vale a pena esperar o Captiva EV 2025?

Se você está de olho em um SUV elétrico, mas ainda não tomou a decisão de compra, talvez valha a pena aguardar até o final de 2025, quando o Captiva EV deve chegar às concessionárias Chevrolet do Brasil. O modelo promete surpreender em todos os sentidos: design, conforto, desempenho e conectividade.
E mais: com a estrutura da GM por trás, é provável que você encontre uma rede de assistência técnica mais ampla e peças com maior disponibilidade do que em algumas marcas chinesas que ainda estão se consolidando no mercado nacional.
Em outras palavras, o Captiva EV pode ser a escolha ideal para quem quer entrar no mundo dos elétricos com segurança, estilo e confiabilidade.
Conclusão: um novo tempo para um nome conhecido
A volta do Captiva não é apenas uma jogada de marketing. É a prova de que a Chevrolet está apostando forte na eletrificação do seu portfólio, mas sem perder de vista a identidade da marca e o gosto do consumidor brasileiro.
Se você já gostava da Captiva antiga, vai se surpreender com tudo que a versão elétrica de 2025 tem a oferecer. E se você nunca deu bola para o nome antes, talvez esteja na hora de rever seus conceitos. O futuro está chegando — e ele atende pelo nome de Captiva EV.