A Volkswagen Brasília é um marco na história automobilística brasileira. Lançada em 1973, sua missão era substituir o consagrado Fusca. Embora não tenha alcançado esse objetivo, conquistou seu espaço entre os carros mais vendidos do país na década de 1970. Recentemente, um exemplar raro de 1974, na cor marrom Caravela, com apenas dois proprietários e 91 mil km originais, foi colocado à venda por R$ 75 mil.
Origem e Desenvolvimento da Brasília
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No início dos anos 1970, a Volkswagen do Brasil enfrentava o desafio de competir com modelos como o Chevrolet Chevette, lançado em 1973. Para manter sua posição de destaque, a empresa decidiu criar um novo modelo que atendesse às necessidades do mercado brasileiro. Sob a liderança do designer Márcio Piancastelli, a equipe desenvolveu a Brasília, um dos primeiros veículos projetados fora da matriz alemã, ao lado do esportivo VW SP2.
Design e Características Técnicas
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A Brasília apresentava um design inovador para a época, combinando elementos de outros modelos da Volkswagen com características únicas. Embora lembrasse uma versão compacta da Variant, possuía identidade própria. Com dimensões menores que o Fusca, oferecia melhor aproveitamento do espaço interno, acomodando confortavelmente os passageiros.
Equipado com um motor 1.6 refrigerado a ar, semelhante ao do VW 1600 quatro-portas, a Brasília entregava 60 cv de potência. Em testes realizados pela revista Autoesporte em 1973, o modelo alcançou velocidade máxima de 134,328 km/h, superando os 130 km/h declarados pela fabricante. A aceleração de 0 a 100 km/h foi registrada em 15 segundos, destacando-se entre os veículos da época.
Interior e Conforto
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O interior da Brasília era simples, porém funcional. O painel de instrumentos contava com velocímetro, hodômetro total e marcador de combustível. O espaço destinado ao rádio frequentemente permanecia intacto, refletindo a preferência dos proprietários por manter a originalidade do veículo. Os bancos e forrações de porta, mesmo após décadas, mantinham-se em excelente estado, evidenciando a durabilidade dos materiais utilizados.
Sucesso de Vendas e Produção
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Produzida entre junho de 1973 e março de 1982, a Brasília alcançou a marca de mais de 1 milhão de unidades fabricadas. Sua popularidade deve-se a fatores como design atraente, economia de combustível e manutenção simplificada. Apesar do sucesso, a produção foi encerrada em 1982, em parte devido ao lançamento do Volkswagen Gol em 1980, que trouxe inovações alinhadas às demandas do mercado.
A Brasília no Mercado de Colecionadores
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Nos últimos anos, a Brasília tem ganhado destaque entre colecionadores e entusiastas de carros clássicos. Modelos bem conservados ou restaurados têm se valorizado significativamente. O exemplar de 1974 mencionado anteriormente, disponível por R$ 75 mil, é um exemplo dessa valorização. Fatores como originalidade, estado de conservação e raridade da cor contribuem para o aumento do valor de mercado desses veículos.
Conclusão
Em 2025, a Volkswagen Brasília continua a ser celebrada como um ícone da indústria automobilística brasileira. Sua combinação de design clássico, engenharia robusta e importância histórica assegura seu lugar de destaque entre os entusiastas de carros antigos. Para aqueles que desejam reviver uma época dourada do automobilismo nacional, a Brasília oferece uma experiência autêntica e nostálgica.