Você já ouviu falar da Pflaumer, uma limusine construída com base no icônico Fusca? Essa obra-prima foi idealizada na segunda metade da década de 1980, em São Paulo, por Ingo Pflaumer, com o projeto e coordenação do designer Antonio De Mitry. A transformação foi impressionante e, até hoje, é considerada uma peça única no universo automotivo brasileiro.
Se você é apaixonado por carros e histórias únicas, prepare-se para conhecer todos os detalhes dessa criação tão especial e entender por que ela continua a fascinar os entusiastas de veículos clássicos.
A Origem do Projeto
O que torna a Pflaumer tão especial é a sua origem: um Fusca 1985, um modelo amplamente conhecido e amado no Brasil. Mas, ao contrário do que se espera de um Fusca, este veículo foi transformado em uma verdadeira limusine de luxo, com cerca de 1,10 metros de comprimento adicional.
A transformação exigiu um planejamento cuidadoso e uma execução de alta qualidade. A carroceria foi cortada na altura da coluna “B” para alongamento, com o reforço da estrutura e a instalação de duas colunas adicionais para suporte. Além disso, todos os cabos de comando e tubulações, incluindo os sistemas de freio e combustível, foram alongados para acompanhar o novo design.
Luxo e Exclusividade
Internamente, a Pflaumer era uma obra de arte. Você se encantaria com o acabamento em couro caramelo e carpete espesso de 15 mm, que garantiam sofisticação e conforto. O veículo também contava com:
- Divisória entre motorista e passageiros, com um vidro de comunicação.
- Frigobar, perfeito para momentos de comemoração ou viagens mais longas.
- Ar-condicionado, essencial para o conforto em um país tropical como o Brasil.
- Banquetas dobráveis adicionais, oferecendo espaço extra para passageiros.
- Vidros elétricos com película ray-ban, adicionando um toque de modernidade e exclusividade.
Além disso, o carro utilizava lanternas e outros componentes vindos do Fusca mexicano, destacando-se pelo cuidado nos detalhes e pela busca por peças que agregassem valor ao projeto.
Potência e Desempenho
A Pflaumer não era apenas bonita por dentro e por fora; ela também tinha um desempenho digno de nota. Seu motor de 1.800 cm³, com um carburador de duplo corpo, proporcionava uma potência superior ao modelo original. Esse ajuste foi essencial para que o veículo pudesse lidar com o aumento de peso e tamanho, sem comprometer a dirigibilidade.
Outro detalhe que chama a atenção são as rodas de tala larga cromadas, que não apenas melhoravam a estabilidade, mas também davam um visual ainda mais robusto e marcante.
Um Presente para Tancredo Neves
O projeto da Pflaumer foi concebido com um propósito nobre: ser oferecido ao então presidente eleito Tancredo Neves no dia de sua posse. Infelizmente, o destino tomou outro rumo, e Tancredo faleceu antes que o presente pudesse ser entregue. Esse fato adiciona uma carga histórica e emocional à história do veículo.
Apesar disso, a limusine continuou a ser admirada como um exemplar único e de extremo cuidado em sua construção. Outras oficinas até tentaram reproduzir o feito, mas os resultados ficaram aquém da qualidade e do refinamento da Pflaumer original.
A Raridade nos Dias Atuais
Se você encontrasse a Pflaumer hoje, provavelmente estaria diante de uma relíquia automotiva que vale uma fortuna. Limusines como essa, com tamanha exclusividade e histórico, têm um valor incalculável para colecionadores. No mercado de clássicos, exemplares únicos costumam alcançar cifras que ultrapassam R$ 1 milhão.
Esse veículo é uma lembrança de como a criatividade e o talento brasileiro podem transformar até mesmo um carro popular como o Fusca em um ícone de luxo e sofisticação.
Conclusão
Ao olhar para a Pflaumer, você percebe que ela é muito mais do que uma limusine baseada no Fusca; é uma demonstração de engenhosidade, estilo e história. Projetada para um momento marcante da política brasileira, essa limusine representa um capítulo único na trajetória do automobilismo nacional.
Se você é um admirador de veículos clássicos, a Pflaumer é um exemplo perfeito de como a personalização pode elevar um carro a um patamar inédito. E, quem sabe, um dia você pode ter a chance de ver essa obra-prima de perto, relembrando uma época em que o Fusca transcendeu seu papel de carro popular e se tornou um símbolo de elegância e exclusividade.