O Fusca Picape Que Surpreendeu a Todos

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Se você é um entusiasta de carros clássicos e um admirador da engenharia automobilística, certamente já se pegou imaginando como seria uma versão picape do icônico Volkswagen Fusca. Embora o Fusca tenha sido um verdadeiro símbolo de resistência e durabilidade no Brasil e ao redor do mundo, a Volkswagen nunca produziu oficialmente uma versão picape de seu popular modelo. No entanto, o que parecia ser uma ideia inovadora para a época foi concretizado por um grupo de engenheiros britânicos, que decidiram transformar o Fusca em uma picape totalmente única, com características que tornam esse veículo ainda mais interessante.

Neste artigo, vamos explorar a história dessa picape Fusca, que combina a robustez do Fusca com a utilidade da Kombi, criando uma mistura fascinante de dois ícones da Volkswagen. Vamos falar sobre as modificações feitas no veículo, seu design, e também o valor de mercado dessa raridade no mundo dos carros clássicos.

O Impacto do Fiat 147 no Mercado Brasileiro

A história do Volkswagen Fusca no Brasil é rica e cheia de momentos marcantes. No início da década de 1970, o Fusca dominava as ruas brasileiras, sendo um dos carros mais vendidos e admirados por sua resistência e simplicidade. No entanto, a chegada do Fiat 147 em 1976 trouxe uma nova realidade para o mercado nacional. O Fiat 147 foi uma aposta ousada da Fiat para competir com o Fusca, oferecendo um modelo compacto e mais moderno, com uma mecânica mais eficiente e um design que agradava os consumidores da época.

Embora o 147 não tenha conseguido superar o Fusca em popularidade, ele teve um impacto significativo, especialmente ao introduzir a ideia de modelos derivados de carros de passeio no Brasil. O Fiat 147 City foi uma das inovações que surgiram dessa linha de pensamento, sendo a primeira picape brasileira derivada de um carro de passeio. A ideia de transformar carros populares em picapes não era nova em outros mercados, mas no Brasil, isso foi uma novidade.

O Fusca, com sua fama de robustez e a capacidade de trafegar por terrenos difíceis, parecia ser uma plataforma ideal para a criação de uma versão picape. Contudo, a Volkswagen nunca fez uma picape oficial baseada no Fusca. A única caminhonete da marca no Brasil era derivada da Kombi, que já tinha sido transformada em picape pela fabricante. E é aí que entra a criatividade de alguns engenheiros britânicos que resolveram fazer o que a Volkswagen nunca fez.

O Surgimento da Fusca Picape

Foto: Collecting Cars

A ideia de criar uma picape Fusca foi concebida por um grupo de engenheiros britânicos que estavam buscando fazer algo único com o lendário modelo. Eles pegaram o Fusca e o modificaram de forma radical, criando uma picape que poderia facilmente ser confundida com uma criação da própria fábrica Volkswagen, se não fosse pela ousadia de suas modificações. O veículo resultante foi uma verdadeira obra-prima da engenharia adaptada, combinando a cabine do Fusca com a caçamba da Kombi, criando um veículo que certamente atrairia a atenção de qualquer amante de carros clássicos.

A modificação começou com a cabine do Fusca, que foi cortada logo após a porta dianteira. A caçamba de uma Kombi picape foi adaptada ao chassi do Fusca, criando uma proporção única e com um estilo peculiar. No entanto, o que realmente torna essa picape interessante é a maneira como as modificações foram feitas para parecerem naturais. A caçamba da Kombi, que era mais larga que a cabine do Fusca, acabou por dar ao carro um visual ainda mais distinto.

Mas as modificações não ficaram apenas na parte traseira. O teto do Fusca foi rebaixado na dianteira, o que deixou o para-brisa mais curto e conferiu ao carro um estilo inspirado nos Volkswagen modificados na Califórnia, conhecidos por suas alterações radicais e estilo único. Para completar o visual, foi adicionado um parasol, dando um toque ainda mais descolado ao design.

O Interior: Estilo e Funcionalidade

O interior do Fusca picape também passou por uma série de modificações, que não apenas melhoraram o conforto, mas também deram ao carro um visual mais esportivo e personalizado. O volante foi trocado por um volante Mountney, com aro de madeira, que não só oferecia uma sensação de dirigir mais suave, mas também dava um toque de sofisticação ao interior. Além disso, os bancos concha, usados no famoso Porsche 356 de corrida, foram instalados para garantir maior conforto e um visual mais esportivo e esportivo.

O motor também foi trocado para algo mais potente. O Fusca picape recebeu o motor 1600 do Type 3, também conhecido como o Zé do Caixão no Brasil. Esse motor recebeu dois carburadores Weber ICT 34, aumentando a potência e proporcionando uma performance mais robusta, ideal para um veículo que tinha como objetivo combinar a resistência do Fusca com a capacidade de carga de uma picape. A suspensão dianteira foi substituída pela McPherson do Fusca 1302, que era similar à suspensão usada pela Variant II brasileira, oferecendo um melhor desempenho em termos de dirigibilidade e conforto.

O Valor de Mercado da Fusca Picape

Foto: Collecting Cars

Como não poderia deixar de ser, um veículo tão único e personalizado acabou se tornando um verdadeiro objeto de desejo para os colecionadores de carros clássicos. O Fusca picape foi colocado à venda no site de leilões Collecting Cars, onde atraiu a atenção de compradores dispostos a pagar um bom preço por essa raridade.

No leilão, o preço final foi de £ 12 mil, o que equivale a R$ 89.935 com a cotação do momento de fechamento desta matéria. Embora esse valor não seja extremamente alto para um carro clássico, ele reflete a exclusividade do Fusca picape e o interesse crescente por modificações automobilísticas bem feitas e criativas. Certamente, esse valor pode aumentar ainda mais à medida que a raridade do modelo e o valor histórico da modificação se tornam mais reconhecidos.

A Influência da Fusca Picape no Mundo dos Carros Clássicos

Foto: Collecting Cars

A história do Fusca picape não é apenas uma lição de engenharia criativa, mas também um exemplo de como a paixão por carros clássicos pode resultar em criações únicas e fascinantes. Embora a Volkswagen nunca tenha lançado oficialmente uma picape baseada no Fusca, a modificação realizada pelos engenheiros britânicos oferece uma visão sobre o que poderia ter sido uma das maiores inovações da marca no Brasil.

Este Fusca picape é, sem dúvida, uma homenagem ao legado do Fusca e sua capacidade de se adaptar a diferentes configurações e estilos. Ao misturar a robustez do Fusca com a praticidade da picape, esses engenheiros britânicos criaram algo verdadeiramente único, que atrai a atenção não apenas de colecionadores, mas também de entusiastas de carros e de todos aqueles que apreciam o valor das modificações bem-feitas.

Conclusão: A Picape Fusca Que a Volkswagen Nunca Fez

Foto: Collecting Cars

Embora a Volkswagen nunca tenha lançado uma versão picape de seu famoso Fusca, a engenhosidade de alguns apaixonados por carros foi capaz de criar uma obra-prima que une a história e a criatividade. O Fusca picape, com suas modificações ousadas e seu design único, representa uma parte do que poderia ter sido uma nova linha de veículos da Volkswagen, mas que jamais se concretizou.

O Fusca, com toda a sua robustez, continua a ser um símbolo de resistência e inovação, mesmo décadas depois de seu lançamento. E, embora a Volkswagen nunca tenha feito uma picape Fusca, essa modificação feita por entusiastas britânicos é, sem dúvida, uma das mais interessantes e únicas histórias do mundo dos carros clássicos, mostrando que a paixão por veículos pode levar a resultados surpreendentes.

Portanto, se algum dia você tiver a chance de ver de perto ou até mesmo dirigir um Fusca picape, saiba que estará testemunhando uma parte da história dos carros, algo que a Volkswagen, de fato, nunca fez, mas que foi feito com muito amor e criatividade por aqueles que nunca deixaram o espírito do Fusca morrer.

Foto: Collecting Cars
Foto: Collecting Cars

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