Imagine ter em sua garagem um Volkswagen Fusca 1996 que nunca foi emplacado e mantém a mesma cera de fábrica aplicada há quase três décadas. Parece surreal, não é mesmo? Pois essa raridade existe e está guardada no estado do Espírito Santo, intacta e com apenas 20 km no hodômetro. Hoje, esse carro único está avaliado em mais de R$ 200 mil, uma verdadeira fortuna para os apaixonados por automóveis clássicos.
Um pedaço de história automotiva brasileira
O Fusca em questão é um exemplar da Série Ouro, uma edição especial que marcou o fim da produção do modelo no Brasil em 1996. Esse modelo específico, na cor vermelho Dakar, é ainda mais raro, pois acredita-se que apenas 250 unidades dessa tonalidade foram fabricadas. Esses carros se destacavam pelos detalhes luxuosos, como:
- Tapeçaria refinada;
- Volante do Gol;
- Emblema lateral exclusivo;
- Painel com fundo branco;
- Faróis de milha.
Além disso, o Fusca da Série Ouro se diferenciava por não possuir faixas laterais, dando um toque ainda mais exclusivo ao design. O modelo foi adquirido zero-quilômetro por cerca de R$ 10 mil na época, o que hoje equivale a aproximadamente R$ 47 mil corrigidos pela inflação.
Um tesouro escondido no Espírito Santo
Este Fusca foi comprado originalmente por um entusiasta que decidiu preservá-lo como uma verdadeira joia automotiva. Ele permaneceu guardado em um galpão, juntamente com outro Fusca 1986, até ser adquirido pelo atual dono em 2001. Segundo Reginaldo Gonçalves, conhecido como Reginaldo de Campinas, um dos principais comerciantes de carros antigos no Brasil, o atual proprietário é um empresário que prefere manter o anonimato.
O veículo ainda conta com:
- Manual original;
- Plástico protetor nos bancos;
- Uma folha de papel com o preço original afixada no para-brisa.
Além disso, a cera de fábrica nunca foi removida. Segundo Reginaldo, essa camada protetora era aplicada para preservar a pintura durante o transporte e deveria ser retirada com uma mistura de querosene e água quente antes da entrega ao cliente. Essa peculiaridade confere ao carro um aspecto “empoeirado”, mesmo estando limpo.
Quanto vale um pedaço de história?
No mercado de carros antigos, um Fusca Série Ouro como esse é considerado uma verdadeira raridade. Modelos originais em bom estado já alcançam valores superiores a R$ 100 mil, mas um exemplar como este, com apenas 20 km rodados e cera de fábrica, pode chegar a R$ 300 mil, de acordo com especialistas.
Para Robson Cimadon, dono da loja Século 20 em Santo André (SP), a exclusividade deste carro o torna ainda mais valioso. “Um Fusca da Série Ouro vermelho Dakar é um dos mais desejados pelos colecionadores. Se tiver cera de fábrica e apenas 20 km rodados, pode ser vendido por um preço altíssimo, e sempre haverá interessados”, afirma.
A ascensão dos Fuscas antigos
Os modelos da geração Itamar, produzidos entre 1993 e 1996, vêm ganhando valor no mercado. Esses carros marcaram o breve retorno do Fusca sob a iniciativa do então presidente Itamar Franco. Embora tenham sido produzidas cerca de 47 mil unidades ao longo de quatro anos, encontrar exemplares originais e bem conservados é cada vez mais difícil.
Por isso, modelos como este, que se destacam por sua história e estado de conservação, tornam-se verdadeiros investimentos. Um Fusca Série Ouro não é apenas um carro; é uma peça de coleção que carrega consigo parte da história automotiva brasileira.
Conclusão
Se você é um amante de carros clássicos, entenderá que a raridade e o estado de conservação são fatores que fazem toda a diferença. Um Volkswagen Fusca 1996 da Série Ouro, como o descrito aqui, é muito mais do que um simples automóvel – é um verdadeiro tesouro, uma prova viva do cuidado e do amor por uma época que deixou saudades.
Com um mercado em alta para veículos clássicos, não há dúvida de que este Fusca vale cada centavo de sua avaliação atual. Quem sabe, um dia, você também possa se tornar o feliz proprietário de uma raridade como essa. Afinal, preservar a história é também uma forma de manter viva a paixão pelos carros e pelas memórias que eles nos proporcionam.