Você está prestes a conhecer uma das principais apostas da BYD para conquistar o mercado automotivo brasileiro. Se você achava que a montadora chinesa estava interessada apenas em carros elétricos urbanos e SUVs sofisticados, prepare-se para mudar de ideia. Pela primeira vez, foi flagrada em testes no Brasil a picape da BYD baseada no Song Plus, revelando que a marca quer disputar espaço em um dos segmentos mais aquecidos do país: o de utilitários com caçamba.
Não é por acaso. As picapes já representam cerca de 20% das vendas de veículos novos no Brasil. Modelos como Fiat Toro, Chevrolet Montana e Ford Maverick mostram que o consumidor brasileiro valoriza versatilidade, robustez e, cada vez mais, tecnologia e eletrificação. E a BYD, sempre atenta às tendências globais e regionais, decidiu que é hora de entrar nesse jogo.
Uma picape com DNA de SUV

A futura picape da BYD tem uma origem clara e estratégica: ela deriva do SUV Song Plus, um dos modelos mais populares da marca fora do Brasil. Isso significa que, diferentemente de picapes médias com chassi separado, essa nova opção deve ter estrutura monobloco, o que garante mais conforto ao rodar e uma condução mais próxima à de um carro de passeio — algo que já se provou eficaz no caso da Fiat Toro e da Maverick.
Os primeiros flagrantes da picape rodando camuflada em solo brasileiro foram revelados pelo perfil Placa Verde no Instagram, mostrando o veículo com pesados disfarces, semelhantes aos utilizados em unidades vistas em carretas na China. Apesar da camuflagem, já é possível perceber algumas semelhanças com o Song Pro — SUV que serve de base estética e tecnológica para o novo utilitário.
Faróis marcantes e traseira funcional

De acordo com projeções do designer Kleber Silva, um dos principais nomes quando o assunto é antecipar lançamentos com base em flagras e conceitos, a picape da BYD terá um visual bem moderno. Espera-se que ela adote faróis inspirados no Song Pro, com um desenho afilado e agressivo, além de uma ampla grade dianteira que transmite imponência e sofisticação.
Na traseira, destaque para as lanternas em LED montadas na vertical, um toque estilístico que remete a modelos mais sofisticados. A tampa da caçamba terá o nome “BYD” em alto-relevo, seguindo uma tendência que começou com a Ford Maverick e se espalhou entre as concorrentes — e que ajuda a reforçar a identidade de marca.
Interior high-tech e com acabamento refinado

Ao entrar na cabine da picape da BYD, você vai se sentir dentro de um SUV de luxo. E isso não é exagero. O interior será fortemente inspirado no Song Pro, trazendo itens que a marca já consolidou como seu cartão de visitas no Brasil. A começar pela central multimídia com tela giratória, um diferencial que ainda é exclusivo da BYD e que chama a atenção pela versatilidade.
O modelo deve contar ainda com volante multifuncional, cluster 100% digital e configurável, além de um console central com vários botões físicos e comandos intuitivos. Um dos destaques é a alavanca de câmbio do tipo joystick, que reforça o caráter futurista e tecnológico da proposta. Mesmo sendo uma picape, você vai notar que a ergonomia e o cuidado com os materiais não foram deixados de lado.
Motorização híbrida de respeito

A BYD não está apostando apenas no visual ou no conforto interno. A grande estrela da picape será seu sistema híbrido plug-in, que reúne dois motores: um 1.5 turbo a combustão e outro elétrico. Juntos, eles prometem entregar excelente desempenho, baixo consumo de combustível e uma autonomia estendida.
O motor dianteiro (a combustão) possui 231 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, enquanto o motor elétrico traseiro agrega 204 cv e 34,7 kgfm. Isso significa que a picape da BYD deve oferecer tração integral eletrificada e um comportamento dinâmico de respeito. Não será só uma picape ecológica, mas também potente e ágil.
Eficiência energética acima da média
Se você está de olho em autonomia e eficiência energética, vai gostar do que a BYD promete para a nova picape. Segundo dados estimados com base no ciclo europeu, o modelo poderá rodar até 100 km em modo 100% elétrico — ideal para quem utiliza o veículo no dia a dia urbano e quer economizar no combustível.
Já com o sistema híbrido operando de forma combinada, a autonomia total pode chegar a 840 km, o que é mais do que suficiente para longas viagens, mesmo com carga na caçamba. E tudo isso com um consumo médio estimado de 13,3 km/l de gasolina, um número excelente para uma picape com tração integral e tanta potência.
Concorrência de peso no horizonte
A chegada da picape da BYD não será tranquila. Ela vai entrar em um campo de batalha já bastante disputado, com modelos consagrados e novidades a caminho. Além de encarar a já estabelecida Fiat Toro, que lidera o segmento, e as recentes Chevrolet Montana e Ford Maverick, a nova picape também terá que se preparar para rivais como a Renault Niagara, que também será eletrificada.
Outra concorrente direta será a picape que a Volkswagen vai produzir no Paraná a partir de 2026. Essa, inclusive, deverá contar com opções eletrificadas e tecnologias de conectividade de última geração, seguindo o padrão global da marca alemã. Ou seja, o segmento vai ferver nos próximos anos, e quem tiver mais tecnologia e custo-benefício, leva vantagem.
Produção nacional no radar
Um dos diferenciais estratégicos da BYD será a produção local. A montadora chinesa anunciou recentemente a construção de uma planta industrial em Camaçari (BA), nas antigas instalações da Ford. Essa unidade deverá começar a operar em 2026 e poderá ser responsável pela montagem da nova picape.
Se confirmada a produção nacional, isso poderá reduzir o custo final do veículo e aumentar a competitividade frente às rivais. E mais: a BYD estuda incluir tecnologia híbrida flex, compatível com etanol, o que pode torná-la ainda mais atraente para o mercado brasileiro, que tem uma das frotas flex mais significativas do mundo.
Uma picape para o presente e o futuro

Com todos esses atributos, a picape da BYD baseada no Song Plus promete ser mais do que um produto de nicho. Ela surge como um candidato sério a redefinir o conceito de picape urbana eletrificada no Brasil. Se você busca um utilitário com visual moderno, acabamento de qualidade, tecnologia de ponta e responsabilidade ambiental, é bom começar a prestar atenção neste lançamento.
Ao unir design inteligente, motorização híbrida potente, conforto interno elevado e uma estratégia industrial bem alinhada com as necessidades do mercado brasileiro, a BYD mostra que está pronta para incomodar os líderes do segmento. E, se continuar nesse ritmo, pode muito bem assumir o protagonismo em um setor que parecia dominado por marcas tradicionais.
Conclusão: vale a pena esperar

Você que acompanha o mundo automotivo sabe o quanto o mercado de picapes evoluiu nos últimos anos. Elas deixaram de ser apenas veículos de trabalho para se tornarem carros familiares, de lazer e até de luxo. A picape da BYD Song Plus se encaixa perfeitamente nessa nova fase, reunindo tudo o que se espera de um veículo versátil, moderno e alinhado com a transição energética.
Ainda camuflada nos testes, é verdade. Mas não vai demorar muito para que a picape ganhe as ruas oficialmente. E, quando isso acontecer, você pode ter certeza: ela será uma das principais atrações do mercado, com potencial para conquistar tanto o público urbano quanto o rural e ainda levar vantagem com seu conjunto híbrido, algo cada vez mais valorizado.
Fique de olho, porque essa nova picape da BYD promete mudar as regras do jogo.