Você está prestes a conhecer um dos projetos automotivos nacionais mais ousados dos últimos anos. O Lecar 459 não é apenas um novo carro ele representa uma mudança de rota, uma aposta arrojada e, ao mesmo tempo, estratégica da indústria brasileira. Se você procura um modelo com tecnologia híbrida, bom espaço, visual moderno e o selo de inovação nacional, prepare-se: o 459 pode ser exatamente o que você está buscando.
Projetado inicialmente como um carro 100% elétrico, o Lecar 459 passou por uma transformação importante para agradar ao gosto do público e ao mesmo tempo se tornar viável em termos técnicos e econômicos. Agora, ele chega como um híbrido flex, misturando combustível brasileiro com energia limpa, e já tem data para começar a ser vendido: 2026.
Uma nova marca brasileira nasce: Lecar

Você talvez ainda não conheça a marca Lecar, mas ela promete conquistar rapidamente seu espaço no mercado nacional. Criada por Flávio Figueiredo Assis, empresário que decidiu apostar na construção de uma marca de carros brasileira do zero, a Lecar está localizada no Espírito Santo e quer competir de frente com montadoras tradicionais — com um DNA 100% brasileiro e tecnologia de ponta.
O primeiro modelo a sair do papel é o Lecar 459, um hatch médio com pegada moderna, design ousado e um sistema de propulsão híbrido que combina o motor 1.0 turbo flex da Horse (mesmo dos conhecidos Renault Kardian e Nissan Kicks) com um motor elétrico da WEG, uma das maiores fabricantes de tecnologia industrial do Brasil.
Lecar 459: uma mudança estratégica

Inicialmente, a proposta da Lecar era lançar o 459 como um carro elétrico puro. Mas durante o processo de desenvolvimento, ficou claro que o mercado brasileiro ainda não está totalmente preparado para a eletrificação total, especialmente fora dos grandes centros urbanos.
Foi aí que surgiu a ideia de transformar o 459 em um híbrido, mantendo a proposta de mobilidade sustentável, mas com mais flexibilidade. E essa mudança pode ser justamente o diferencial que faltava.
Agora, o Lecar 459 combina um motor 1.0 turbo flex com injeção direta, fabricado pela Horse, com um motor elétrico traseiro de 163 cv e 26,3 kgfm de torque, desenvolvido pela WEG. Mas atenção: o motor a combustão não movimenta as rodas. Ele funciona exclusivamente como gerador de energia para alimentar as baterias que abastecem o motor elétrico — ou seja, trata-se de um híbrido em série, semelhante ao que a Nissan oferece no sistema e-Power.
Lecar 459: Autonomia de 1.000 km com apenas 30 litros de etanol

Um dos grandes destaques que vão fazer você parar e prestar atenção no Lecar 459 é seu consumo de combustível surpreendente. A marca promete que o modelo será capaz de rodar até 1.000 km com um tanque de apenas 30 litros de etanol. Isso resulta em um consumo médio de 33,3 km/l, um número impressionante para qualquer padrão.
Esse nível de eficiência é possível graças à atuação do motor elétrico de alta performance, que garante entregas imediatas de torque, somadas ao sistema gerador flex que mantém a carga das baterias. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 10,9 segundos, o que está dentro da média para a categoria e mais do que suficiente para o dia a dia urbano e até viagens rodoviárias.
Design final revelado: linhas modernas com toque brasileiro

Se você se preocupa com estética e, convenhamos, quem não se importa com o visual do carro que dirige? o Lecar 459 também tem boas surpresas.
O modelo passou por uma reformulação visual, ganhando linhas mais suaves, modernas e atraentes. A inspiração vem de marcas como Tesla, mas com personalidade própria.
Na dianteira, você vai encontrar um para-choque com formato retangular, faróis integrados ao capô, além de um conjunto de luzes de LED que, segundo a marca, remetem ao padrão das manchas de uma onça-pintada, símbolo de força e brasilidade.
As laterais são limpas, com maçanetas retráteis que se escondem na carroceria, e rodas diamantadas com desenho esportivo. Na traseira, destaque para a linha de cintura alta, o teto com leve caimento em estilo fastback e as lanternas que atravessam toda a largura do carro.
Esses elementos juntos criam uma estética harmônica, ousada e ao mesmo tempo prática exatamente o que você precisa para chamar atenção sem perder funcionalidade.
Dimensões e espaço interno
O Lecar 459 mede 4,35 metros de comprimento, 1,82 metro de largura e 1,52 metro de altura, com 2,70 metros de entre-eixos. Isso garante bom espaço interno, tanto para quem dirige quanto para os passageiros do banco traseiro.
E se você costuma viajar ou carregar muitas coisas, vai gostar de saber que o porta-malas tem 530 litros de capacidade maior que o de muitos SUVs compactos. A posição de condução será elevada, oferecendo boa visibilidade, e os materiais do interior prometem surpreender, com acabamento de qualidade, central multimídia vertical e painel digital completo.
Equipamentos e segurança: tecnologia a favor da sua tranquilidade
Em termos de tecnologia embarcada, a Lecar quer que você se sinta dentro de um carro de categoria superior. Por isso, o 459 virá com o pacote completo do ADAS, o conjunto de assistência semiautônoma ao motorista.
Entre os principais recursos confirmados estão:
-
Controle de cruzeiro adaptativo
-
Sistema de permanência em faixa
-
Alerta de ponto cego
-
Frenagem autônoma de emergência
-
Câmera 360 graus
-
Monitoramento de pressão dos pneus
-
Sensor de fadiga do motorista
Além disso, o carro terá seis airbags, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controle de tração e estabilidade, e assistente de partida em rampas. Ou seja: você estará protegido e conectado com o que há de mais moderno.
Quando o Lecar 459 chega ao mercado?
A Lecar já definiu que o 459 será lançado oficialmente em 2026. Apesar de a fábrica ainda estar em fase de construção — na cidade de Sooretama, no Espírito Santo, a marca já aceita reservas pelo site oficial.
Você pode garantir o seu Lecar 459 com um sinal de R$ 1.593, equivalente a 10% do valor final, que será de R$ 159.300. E olha que interessante: até agora, segundo o próprio Flávio Figueiredo Assis, mais de 4.500 pedidos foram feitos, inclusive de clientes fora do Brasil.
Fábrica brasileira e plano de expansão
A construção da fábrica no Espírito Santo avança, com início das operações previsto para agosto de 2026. Esse será o centro de produção dos modelos da Lecar, com capacidade inicial voltada para o 459 e, na sequência, para outro projeto que também deve chamar a sua atenção: a picape Campo.
Picape Campo: rival da Fiat Strada feita no Brasil

Sim, além do hatch 459, a Lecar prepara o lançamento da picape Campo, derivada do mesmo projeto, com visual semelhante, mas adaptado para uso urbano e comercial leve.
A Campo terá 4,50 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,70 metros de entre-eixos. A caçamba será espaçosa, com 1,30 metro de comprimento e 900 litros de volume útil excelente para quem precisa carregar materiais, ferramentas ou até bagagens em viagens.

A parte mecânica será a mesma do 459, com motor 1.0 turbo flex como gerador e o elétrico da WEG tracionando o eixo traseiro. E sim, o preço será o mesmo: R$ 159.300. Você também poderá fazer a reserva antecipada com sinal de 10%.
A Lecar promete uma garantia de três anos para ambos os modelos, algo que mostra a confiança da empresa no projeto e nos fornecedores escolhidos.
Por que o Lecar 459 pode ser o carro ideal para você?
Você está cansado de carros genéricos, criados para mercados distantes da realidade brasileira? Quer algo inovador, mas funcional, ecológico sem deixar de ser eficiente? O Lecar 459 surge como uma proposta autêntica, com raízes brasileiras, feita pensando em você — no seu bolso, nas suas necessidades e no seu futuro.
Você terá um carro com:
-
Visual moderno e arrojado
-
Sistema híbrido inteligente com consumo de 33 km/l
-
Boa autonomia e baixo custo de rodagem
-
Tecnologia embarcada de ponta
-
Espaço interno generoso e porta-malas de SUV
-
Design nacional e garantia de três anos
-
Preço competitivo para o que oferece
Com isso, a Lecar promete não apenas competir, mas também criar um novo segmento no mercado brasileiro. E o melhor: você pode fazer parte dessa revolução automotiva desde o começo.
Conclusão: o futuro tem nome e sobrenome brasileiro
O Lecar 459 é mais do que um novo carro — é um sinal claro de que o Brasil pode sim inovar e produzir veículos inteligentes, bonitos, econômicos e sustentáveis. Ao apostar em uma solução híbrida flex com motor nacional, tecnologia elétrica da WEG e design moderno, a Lecar mostra que entende as demandas do consumidor brasileiro moderno.
Se você está de olho em um carro tecnológico, ecológico, com ótimo custo-benefício e projeto nacional, o Lecar 459 merece sua atenção. E quem sabe, em breve, ele não estará aí na sua garagem?