あなたがファンなら クラシックカー, já deve ter ouvido falar do フォルクスワーゲン ビートル, um dos modelos mais icônicos da história automobilística.
Mas antes de sua produção em massa, houve um protótipo essencial: o VW 30.
Pouco conhecido pelo grande público, esse modelo foi um dos grandes passos na evolução do Fusca e merece ser lembrado.
Com base no conhecimento adquirido nos testes da série VW 3, フェルディナンド・ポルシェ projetou um sucessor entre 1936 e 1937.
A produção do protótipo, limitada a 30台, foi realizada na fábrica de carrocerias da Daimler-Benz、市内の Sindelfingen, próxima a Stuttgart.
Esses veículos receberam a designação interna VW 30 e eram muito semelhantes à versão final do Volkswagen que conhecemos.
Os VW 30 foram financiados por diferentes entidades, primeiro pela RDA, depois pela DAF (Deutsche Arbeitsfront), que administrava os fundos por meio da KdF (Kraft durch Freude).
で 2025, olhamos para trás e vemos como o VW 30 foi fundamental para o sucesso do Fusca, um dos carros mais importantes da história.
Se não fosse pelos testes intensivos そしてによって inovação técnica introduzida nesse protótipo, o フォルクスワーゲン talvez nunca tivesse alcançado a fama mundial que possui hoje.