Volkswagen Gol Ganha Transformação Radical

0
137

Se você é fã de carros e curte personalizações ousadas, certamente já ouviu falar do Gol Badass. Este projeto é um dos mais icônicos no mundo das modificações automotivas, especialmente quando se fala de carros clássicos brasileiros. O フォルクスワーゲン ゴルフ, um verdadeiro ícone da indústria automobilística nacional, passou por uma transformação extrema que deixou muitos apaixonados e outros, nem tanto, pelo resultado final. E em 2025, o Gol Badass se consolidou como uma das modificações mais radicais e polêmicas que o Brasil já viu.

A transformação do Gol, que ganhou rodas de 18 polegadas, tração traseira e um visual radical, é um exemplo claro de como a AmoritzGT, sob a direção de Fernando Morita, não tem medo de explorar os limites da criatividade e do design automotivo. O resultado não é apenas um carro modificado, mas sim uma verdadeira obra de arte sobre rodas, que conquistou um prêmio de Melhor RatBGT 2015 e continua a ser uma referência para os entusiastas de carros personalizados.

Mas o que faz esse projeto ser tão único? E por que ele causa tanto alvoroço por onde passa? Para entender melhor, vamos mergulhar na história do Gol Badass, desde os primeiros desenhos até as polêmicas que envolvem sua transformação.

O Surgimento do Gol Badass: Inspiração e Primeiros Desenhos

O projeto do Gol Badass começou de forma bem discreta. Em 2014, Fernando Morita, o talentoso designer por trás da AmoritzGT, teve a ideia de criar uma versão radical do Gol. A inspiração veio de uma tendência que estava fazendo sucesso no exterior: as carrocerias alargadas e personalizadas, como as que são produzidas por marcas como リバティーウォーク それは Rocket Bunny. Morita, então, decidiu aplicar esse estilo em um clássico brasileiro, o Gol quadrado, que, segundo ele, já era um ícone nacional e merecia uma transformação única.

Mas o projeto do Gol Badass não nasceu de um estalo. Os primeiros desenhos ficaram na gaveta de Morita por algum tempo, já que o estúdio estava ocupado com outros projetos. Foi só em junho de 2015 que a equipe da AmoritzGT decidiu colocar o projeto em prática e levar o Gol para o BGT, um evento importante para o mercado de customização de carros. O objetivo inicial era encontrar um cliente, mas logo perceberam que seria mais interessante fazer um carro exclusivo para eles mesmos, o que lhes daria maior liberdade criativa e controle sobre o investimento.

A Transformação Mecânica: Da Tração Dianteira à Traseira

Foto: João Mantovani

Para que o Gol Badass se tornasse realidade, a AmoritzGT teve que realizar modificações mecânicas profundas. O primeiro passo foi a adaptação da mecânica para que o Gol passasse a ter 後輪駆動 – um dos aspectos mais radicais e controversos do projeto.

motor do Gol foi doado por um buggy, com a transmissão e eixo traseiro sendo adaptados para o novo layout. O motor boxer 1.8 recebeu dois carburadores Weber 40, que foram ajustados para entregar um desempenho aprimorado. A parte mecânica ficou a cargo de Clóvis Augusto de Souza, membro da equipe da AmoritzGT, que se encarregou de acertar todo o conjunto e garantir que a nova configuração funcionasse perfeitamente.

さらに、 suspensão traseira e dianteira foram modificadas para acomodar as novas rodas de 18 polegadas, que, aliás, foram um dos destaques do projeto. Essas rodas, da BMW それは BBS, receberam um toque especial: calotas no estilo turbofan, feitas sob medida para dar um visual ainda mais ousado ao projeto.

Essa adaptação mecânica exigiu muitos meses de trabalho, incluindo 構造補強 no assoalho, que precisaram ser feitos para compensar as mudanças na estrutura do Gol. Todo esse processo levou cerca de cinco meses para ser concluído, e o resultado foi um Gol Badass que não só tinha a aparência de um carro modificado, mas também um desempenho superior e um comportamento dinâmico totalmente diferente.

O Visual Radical: Alargamento e Pintura

Foto: João Mantovani

Mas não é só na mecânica que o Gol Badass se destaca. O visual do carro foi completamente transformado para dar a ele uma aparência agressiva e única. Os para-lamas foram alargados para acomodar as rodas de 18 polegadas, criando uma silhueta mais imponente e agressiva.

Em relação à pintura, a escolha foi por um fosco, que contribui para a estética de “mau” do carro. Fernando Morita optou por um acabamento sujo, que foi alcançado através de uma técnica que envolve pintar o carro e depois aplicar uma camada de sujeira, criando uma aparência de desgaste e “sujeira”. Após isso, a carroceria foi envernizada para garantir um acabamento durável e visualmente impactante.

Essa pintura, além de ser um truque visual, também tinha uma vantagem financeira. O efeito de sujeira deu ao Gol Badass uma aparência suja e crua, mas sem que fosse necessário gastar uma fortuna em acabamento. O visual é propositalmente despojado, deixando claro que a proposta não era criar o carro mais caro, mas sim um veículo de impacto e personalidade.

O Interior Cru: Sem Rodeios

Foto: João Mantovani

内部では、 Gol Badass seguiu a mesma linha de ousadia e despojamento. O interior foi deixado praticamente cru, com as entranhas do carro expostas. Não há qualquer tipo de corte-fogo ou acabamento refinado – o que se vê é o que o carro realmente é. O volante com caveira、へ manoplas そしてその maçanetas internas são peças de reposição que foram garimpadas nos cantos da oficina.

あなた 銀行 também seguem a estética de “despojado”, com uma construção simples, porém funcional. Feitos a partir de グラスファイバー, eles imitam os bancos dos carros de corrida da ポルシェ e são revestidos com couro reaproveitado de outros projetos. Esse interior minimalista e sem adornos complementa o conceito radical do projeto e contribui para a polêmica em torno do Gol Badass.

O Impacto e a Polêmica: Reações no Mundo Automotivo

Quando o Gol Badass foi revelado no BGT 2015, as reações foram imediatas e intensas. Muitos, principalmente os fãs de carros personalizados, adoraram a ousadia e a inovação do projeto. O carro foi visto como uma verdadeira obra de arte automotiva, que quebrava paradigmas e desafiava as convenções do que um carro deve ser.

Por outro lado, houve também uma reação negativa, especialmente por parte dos puristas e admiradores dos carros originais. Para muitos, a transformação no Gol foi pesada demais, e o carro deixou de ser um clássico para se tornar algo irreconhecível. Porém, como diz Fernando Morita, esse tipo de reação faz parte do processo de 革新. “Quem está à frente, muitas vezes, sofre críticas, mas é assim que se cria algo novo”, afirmou.

Em 2025, o Gol Badass segue sendo um dos carros mais comentados no Brasil, e a AmoritzGT continua sua jornada de personalização de carros. Se você se encantou por esse projeto, saiba que ainda é possível encomendar alguns dos componentes exclusivos do Gol, além de carros 100% personalizados。あ AmoritzGT está disposta a criar o carro dos seus sonhos, exatamente como você imagina.

Conclusão: Um Ícone da Personalização Automotiva

Gol Badass não é apenas um carro modificado; ele é uma 声明 de estilo, coragem e criatividade no mundo automotivo. A ousadia de Fernando Morita そしてから AmoritzGT em transformar um ícone nacional como o Gol em um carro radical e único merece ser reconhecida. O Gol Badass representa a vanguarda da personalização automotiva e prova que no universo dos carros, não existem regras fixas – a única coisa que importa é a paixão e a coragem de criar algo novo e impactante.

答えを残す

コメントを入力してください。
ここにあなたの名前を入力してください