Se tem um carro que é reconhecido mundialmente, esse carro é o フォルクスワーゲン ビートル. Produzido entre 1938 e 2003, o Fusca conquistou corações ao redor do planeta como um 耐久性があり、シンプルで手頃な価格の車両. Por outro lado, o ロールスロイス と同義です 究極の贅沢 e exclusividade, distantes da ideia de acessibilidade. Mas imagine unir esses dois universos: um Fusca transformado em um “Rolls-Royce”。不思議なことにそれはありそうにありませんね。
A ideia de transformar o simpático Fusca em uma cópia de um Rolls-Royce não é nova. Na década de 1960, nos 米国、改造キットは成功し、ビートルの所有者は象徴的なものを思い出させるものを手に入れることができました。 ファントムⅥ, fabricado entre 1968 e 1990. Hoje, um exemplar dessa transformação está à venda no イタリアの Facebook マーケットプレイス、日付付き 1972 そしてちょうど 5万キロ走行.
Quanto custa essa curiosidade?
Se você acha que esse Fusca Phantom é uma pechincha, está parcialmente certo. O modelo está à venda por 9.500 euros, o que equivale a cerca de R$ 51.292 no câmbio atual. Para efeito de comparação, isso é R$ 2.105 mais barato que o Fiat Topolino, um quadriciclo elétrico que deve chegar ao Brasil em breve na versão do Citroën Ami.
Embora tenha um preço mais acessível que um Rolls-Royce original, esse Fusca modificado é, sem dúvida, uma peça de colecionador, não apenas um carro para o dia a dia.
O que muda no visual do Fusca?
A transformação do Fusca em “Rolls-Royce” vai muito além de detalhes superficiais. Os faróis simples deram lugar a um conjunto duplo, lembrando o estilo do Volkswagen TL. Mas a grande modificação está no フード, que perdeu o formato curvado característico do Fusca e passou a exibir linhas quadradas. Para completar o visual luxuoso, o modelo ganhou o icônico “Spirit of Ecstasy” na ponta do capô, algo que é marca registrada dos Rolls-Royce originais.
A pintura em dois tons é outro detalhe que reforça a inspiração em carros de luxo. O teto recebeu um acabamento que imita a capota conversível dos Rolls-Royce, e as laterais exibem detalhes que simulam 木材, um elemento típico do design dos luxuosos veículos britânicos.
Os kits de “The Elegant Beetle”
Nos Estados Unidos, os kits que transformavam Fuscas em “Rolls-Royce” eram conhecidos como “The Elegant Beetle” (ou Fusca Elegante). Eles ganharam popularidade nos anos 1970, a ponto de a empresa A&A Fiberglass, que produzia esses kits, ser processada pela própria ロールスロイス で 1976. A marca britânica venceu a disputa judicial, reforçando sua exclusividade.
Ainda assim, durante seu período de atuação, a A&A Fiberglass conseguiu atrair diversos entusiastas. Esses kits permitiam que os proprietários do Fusca tivessem um carro que, pelo menos à primeira vista, pudesse ser confundido com um Rolls-Royce — tudo isso sem gastar uma fortuna.
O Fusca Rolls-Royce no Brasil
A febre dos Fuscas transformados também chegou ao Brasil. Durante as décadas de 1960 e 1970, alguns proprietários brasileiros aderiram à ideia. Contudo, por aqui, as modificações costumavam ser mais simples, restringindo-se à substituição do capô. Ainda assim, o desejo de ter um carro com “cara de Rolls-Royce” era um reflexo do charme atemporal do Fusca e do sonho de ostentar um pouco mais de sofisticação.
Por que o Fusca se presta a tantas transformações?
O Fusca é conhecido pela simplicidade mecânica e pelo design 多用途, o que o torna um dos carros mais customizados do mundo. Desde transformações para competições off-road até modelos que remetem a carros de luxo, o Fusca sempre foi um coringa para projetos criativos. Isso sem falar no メンテナンスコストが低い, o que atrai entusiastas que gostam de modificar seus veículos sem gastar muito.
Vale a pena comprar?
Se você é um colecionador apaixonado por histórias automotivas ou apenas gosta de carros excêndricos, esse Fusca Rolls-Royce pode ser uma aquisição interessante. Por outro lado, é importante lembrar que, apesar do visual curioso, ele ainda é um Fusca em sua essência: motor traseiro refrigerado a ar, desempenho modesto e um interior simples.
Como investimento, esse tipo de carro pode ser uma aposta arriscada, pois o mercado de veículos modificados é altamente nicho. No entanto, se o objetivo é chamar a atenção em encontros de carros ou redes sociais, ele certamente cumprirá o papel.
結論
ロールスロイスに変身したビートルは単なる車ではありません。 人間の創造性の証し e da capacidade de adaptação de um clássico como o Volkswagen Fusca. Em 2025, quando a tecnologia e o design automotivo estão mais avançados do que nunca, olhar para essas transformações é como revisitar uma época onde o automóvel era também uma forma de expressão pessoal.
Se você tem interesse em explorar essa curiosa peça da história automotiva, esteja preparado para desembolsar cerca de R$ 51.292 e se destacar com um carro que mistura dois universos opostos: a simplicidade do 甲虫 そして luxo do Rolls-Royce. Afinal, no mundo dos carros, até o que parece improvável pode ganhar vida com um toque de criatividade.