あなたがファンなら クラシックカー, especialmente da icônica Volkswagen Kombi, prepare-se para conhecer uma das histórias mais curiosas do automobilismo nacional. Apesar da Kombi ser um veículo incrivelmente versátil, com diversas configurações ao longo de sua história, a versão cabine dupla da famosa “Corujinha” nunca foi oficialmente fabricada no Brasil. Mas, como toda regra tem sua exceção, uma única unidade desse modelo foi criada em terras brasileiras nos anos 1960 e não por uma fábrica da Volkswagen, mas por uma concessionária em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O Nascimento de uma Raridade
A criação dessa Kombi cabine dupla única foi obra da concessionária Carbel, localizada em Belo Horizonte. A empresa, que ainda está em operação hoje, fez essa modificação especial em uma Kombi de passageiros da época. Embora o modelo não tenha saído das linhas de montagem da fábrica da フォルクスワーゲン em São Bernardo do Campo, São Paulo, o trabalho realizado pela Carbel foi tão bem feito que a Kombi parece um modelo oficial de fábrica.
O projeto foi registrado em fotos pelo renomado jornalista automotivo mineiro Raimundo Couto e Silva, também conhecido como Visconde de Ouro Preto. As imagens foram preservadas e hoje fazem parte do acervo do MIAU (Museu da Imprensa Automotiva), graças à doação feita pelo filho do jornalista, Raimundo Couto.
Detalhes Exclusivos da Kombi Corujinha Cabine Dupla
Um dos aspectos mais intrigantes dessa Kombi é que ela foi criada a partir de uma versão de passageiros conhecida como Standard, e não da pick-up, como seria esperado. Essa escolha resultou em várias características únicas:
- Ausência das tampas laterais basculantes: Diferentemente da cabine dupla alemã, essa Kombi não possui as tampas que se abaixam para facilitar o carregamento de carga.
- Corte na carroceria: A carroceria foi cortada rente ao vinco lateral, elevando a linha de acesso à caçamba. Isso conferiu um visual mais robusto e diferenciado.
- Tampa traseira invertida: Parte da tampa traseira original foi mantida, mas o sistema de abertura foi alterado para abrir de cima para baixo, facilitando o acesso à área de carga.
Outro detalhe interessante é que os vidros curvos traseiros das laterais foram preservados, criando um visual inédito e exclusivo. Além disso, a pintura em dois tons, os frisos e as forrações internas sugerem que a Kombi utilizada era uma versão de luxo, provavelmente dos anos 1968 ou 1969.
A Excentricidade das Saídas de Escapamento
Mais um detalhe curioso dessa Kombi especial é o sistema de escapamento. Em vez do modelo tradicional usado nas Kombis da época, essa versão utilizava o escape duplo do Fusca. Esse elemento único contribui ainda mais para a exclusividade do modelo.
O Propósito da Criação
O projeto da Kombi Corujinha cabine dupla parece ter sido uma iniciativa interna da Carbel, já que o veículo estava decorado com grandes logotipos da concessionária em suas laterais. Isso indica que ela foi projetada para uso promocional ou interno, e não para ser vendida a um cliente.
Cabine Dupla: Uma História Oficial Tardia
Embora essa Kombi cabine dupla seja uma peça única, a フォルクスワーゲン só ofereceu oficialmente a versão cabine dupla no Brasil em 1981. Essas versões, conhecidas como Clipper, tinham motores 1600 refrigerados a ar ou opções diesel refrigeradas a água. A produção da cabine dupla nacional foi descontinuada em 1986, deixando uma lacuna no mercado para os fãs desse estilo.
Um Patrimônio que Merece Reconhecimento
A história dessa Kombi Corujinha cabine dupla única é um exemplo fascinante de como a criatividade pode transformar um veículo já icônico em algo ainda mais especial. Infelizmente, não há registros sobre o paradeiro desse modelo hoje em dia, mas as fotos e a história preservadas mantêm viva a memória dessa raridade.
あなたが情熱を持っているなら クラシックカー, essa Kombi é mais uma prova do impacto cultural e histórico que esses veículos têm no Brasil e no mundo. Então, da próxima vez que você ouvir falar de uma Kombi, lembre-se: pode haver muito mais história por trás dela do que você imagina!