Um Gol Quadrado Como Você Nunca Viu

0
137

Você, como entusiasta de carros, já deve ter se pegado explorando anúncios de veículos em busca de raridades, não é mesmo? Esse hobby traz à tona verdadeiras preciosidades e permite redescobrir histórias incríveis sobre veículos que marcaram épocas. Hoje, vamos falar sobre uma dessas relíquias que ganhou os holofotes recentemente nas redes sociais: o Volkswagen Gol 1982 Cabriolet, transformado pela famosa Dacon. Esse exemplar único apareceu no perfil @tragaoguincho, no Instagram, exibindo sua estrutura sem teto e uma bela pintura azul. Mas esse carro vai muito além de um Gol comum – é um verdadeiro testemunho da criatividade e ousadia dos anos 1980!

A História da Dacon e o VW Gol Cabriolet

A Dacon, para quem não sabe, foi uma empresa icônica nos anos 70 e 80, responsável por distribuir veículos da Volkswagen e conhecida por suas ousadas modificações em carros da marca. Era comum que transformassem veículos de produção em massa em algo exclusivo e inovador. Foi o caso desse Gol Cabriolet, que, apesar de ser um Gol de 1982, passou por tantas adaptações que se tornou quase um carro à parte. Na época, ter um Gol conversível era algo raro, e isso era possível graças à ousadia da Dacon.

O VW Gol Cabriolet trazia uma série de modificações estéticas e mecânicas. Originalmente, o Gol Cabriolet tinha uma dianteira inspirada no Passat TS, com quatro faróis redondos, que estavam sobre uma grade preta. Esse detalhe era complementado por faróis de neblina retangulares, posicionados logo abaixo dos para-choques de ferro cromado. Esses elementos conferiam ao veículo uma personalidade agressiva e única.

Como Era Feita a Conversão para Cabriolet

Um dos grandes desafios de se transformar um carro com carroceria fechada em conversível é garantir a rigidez estrutural do veículo. Ao remover o teto, é necessário reforçar a estrutura para evitar torções que poderiam comprometer a dirigibilidade e segurança. A Dacon resolveu isso com uma estrutura em forma de gaiola, que corria abaixo das portas e subia pela coluna B, se unindo na parte superior, semelhante ao estilo Targa. Essa modificação foi detalhada em uma reportagem da revista Quatro Rodas, em agosto de 1981.

Na traseira, o Gol Cabriolet trazia um recorte na tampa do porta-malas, que diferia da versão hatch convencional. Essa adaptação não apenas reforçava a estrutura, mas também dava um toque esportivo e elegante ao carro, lembrando designs de carros europeus de luxo.

A Motorização do Gol Cabriolet

エンジン é sempre uma parte importante da história de qualquer carro. No caso do Gol Cabriolet da Dacon, a empresa percebeu que o motor boxer 1.3 refrigerado a ar, que vinha de fábrica, não era suficiente para um carro de perfil tão arrojado. Afinal, um modelo conversível precisa de um motor que faça jus à sua estética. Por isso, a Dacon optou por usar o motor 1.6 BS refrigerado a água do Passat TS, que entregava uma potência bem superior aos 50 cavalos do motor 1.3 original.

Com a nova motorização, o Gol Cabriolet oferecia cerca de 96 cv a 6.100 rpm e um torque de 13,2 kgfm a 3.600 rpm, graças a um carburador de corpo duplo. Mesmo mantendo a transmissão manual de quatro marchas do Gol original, essa configuração garantia uma experiência de direção esportiva e empolgante, algo que o modelo 1.3 de fábrica jamais poderia proporcionar.

O Gol Cabriolet Encontrado Hoje

Mais de quarenta anos depois, um exemplar do Gol Cabriolet da Dacon foi encontrado à venda. Porém, este modelo específico passou por uma série de modificações que o transformaram ainda mais. Essa unidade recebeu atualizações que remetem ao visual do Gol de última fase, que começou em 1991. O modelo agora conta com a frente popularmente conhecida como “chinesinha”, com faróis mais retangulares e uma grade envolvente.

Na traseira, o carro também recebeu as ランタン do Gol da última fase, dando um toque moderno ao visual. O painel de instrumentos original, que era o mesmo do Passat, foi substituído pelo famoso painel satélite. E, para completar, o interior foi todo repaginado, com novos bancos Recaro em cinza e azul, características que remetem ao ゴル GTI.

Potência Aumentada com o Motor AP 1.8

Para acompanhar o visual atualizado, o motor também recebeu uma transformação. O antigo 1.6 do Passat TS foi substituído pelo motor 1.8 AP1800S a álcool, um dos motores mais famosos da Volkswagen no Brasil. Este motor, que oferecia 99 cv a 5.600 rpm e um torque de 14,9 kgfm a 3.600 rpm, foi um grande upgrade em relação ao 1.6 da época.

Além disso, o sistema de transmissão foi atualizado para uma caixa manual de cinco marchas, proporcionando uma condução mais dinâmica e divertida. Para os amantes de carros clássicos, essas modificações podem parecer ousadas, mas elas transformaram o Gol Cabriolet em uma máquina muito mais potente e moderna.

Um Preço Salgado para um Clássico Modernizado

Atualmente, essa unidade do Gol Cabriolet 1982 está à venda por R$ 100.000. Para alguns, pode parecer um valor elevado, mas é preciso considerar o contexto histórico e o trabalho envolvido em todas as modificações realizadas. Esse Gol não é apenas um veículo antigo, mas uma peça que representa a história da customização no Brasil e a criatividade das oficinas da época.

Vale a Pena Investir em um Gol Cabriolet?

Se você é um entusiasta de carros clássicos e gosta de exclusividade, esse VW Gol Cabriolet é uma opção interessante. Ele carrega a história da Dacon e do mercado automotivo brasileiro dos anos 80, além de ter sido atualizado para atender aos gostos e necessidades dos dias de hoje. Mas a decisão de investir R$ 100.000 em um carro como este vai depender de quão importante é, para você, ter um pedaço da história automotiva brasileira na garagem.

Além disso, o Gol Cabriolet oferece uma experiência de direção única. Imagine-se ao volante desse clássico conversível, curtindo um dia ensolarado e recebendo olhares admirados por onde passa. Esse é o tipo de carro que atrai a atenção não só pelo seu estilo, mas também pelo que representa.

最終的な考慮事項

Esse Volkswagen Gol Cabriolet 1982 transformado pela Dacon é mais que um simples carro antigo. Ele é uma testemunha de uma época em que a customização automotiva no Brasil estava começando a ganhar força, com empresas como a Dacon se destacando pela inovação e criatividade. Com suas modificações modernas, como o motor AP 1.8 e o visual atualizado, ele se torna uma verdadeira peça de colecionador.

Por isso, se você está pensando em investir em um carro para curtir o verão e marcar presença nas ruas, este Gol Cabriolet pode ser uma escolha excelente. Afinal, ele não é apenas um veículo, mas uma história sobre rodas, que representa o espírito criativo e apaixonado dos anos 80.

E aí, compraria esse Gol Cabriolet para chamar de seu?

答えを残す

コメントを入力してください。
ここにあなたの名前を入力してください