Pintura Rara e Baixa Quilometragem: Brasília 1974

0
657

フォルクスワーゲン ブラジリア é um marco na história automobilística brasileira. Lançada em 1973, sua missão era substituir o consagrado Fusca. Embora não tenha alcançado esse objetivo, conquistou seu espaço entre os carros mais vendidos do país na década de 1970. Recentemente, um exemplar raro de 1974, na cor marrom Caravela, com apenas dois proprietários e 91 mil km originais, foi colocado à venda por R$ 75千.

Origem e Desenvolvimento da Brasília

Foto: GG World Premium Classic Cars

No início dos anos 1970, a Volkswagen do Brasil enfrentava o desafio de competir com modelos como o シボレー シボレー, lançado em 1973. Para manter sua posição de destaque, a empresa decidiu criar um novo modelo que atendesse às necessidades do mercado brasileiro. Sob a liderança do designer マルシオ・ピアンカステッリ, a equipe desenvolveu a Brasília, um dos primeiros veículos projetados fora da matriz alemã, ao lado do esportivo フォルクスワーゲン SP2.

Design e Características Técnicas

Foto: GG World Premium Classic Cars

A Brasília apresentava um design inovador para a época, combinando elementos de outros modelos da Volkswagen com características únicas. Embora lembrasse uma versão compacta da Variant, possuía identidade própria. Com dimensões menores que o Fusca, oferecia melhor aproveitamento do espaço interno, acomodando confortavelmente os passageiros.

エンジンを搭載 1.6 refrigerado a ar, semelhante ao do VW 1600 quatro-portas, a Brasília entregava 60馬力のパワー. Em testes realizados pela revista Autoesporte em 1973, o modelo alcançou velocidade máxima de 134,328 km/h, superando os 時速130キロ declarados pela fabricante. A aceleração de 0 a 100 km/h foi registrada em 15 segundos, destacando-se entre os veículos da época.

インテリアと快適性

Foto: GG World Premium Classic Cars

O interior da Brasília era simples, porém funcional. O painel de instrumentos contava com velocímetro, hodômetro total e marcador de combustível. O espaço destinado ao rádio frequentemente permanecia intacto, refletindo a preferência dos proprietários por manter a originalidade do veículo. Os bancos e forrações de porta, mesmo após décadas, mantinham-se em excelente estado, evidenciando a durabilidade dos materiais utilizados.

Sucesso de Vendas e Produção

Foto: GG World Premium Classic Cars

Produzida entre junho de 1973 e março de 1982, a Brasília alcançou a marca de mais de 1 milhão de unidades fabricadas. Sua popularidade deve-se a fatores como design atraente, economia de combustível e manutenção simplificada. Apesar do sucesso, a produção foi encerrada em 1982, em parte devido ao lançamento do フォルクスワーゲン ゴルフ em 1980, que trouxe inovações alinhadas às demandas do mercado.

A Brasília no Mercado de Colecionadores

Foto: GG World Premium Classic Cars

Nos últimos anos, a Brasília tem ganhado destaque entre colecionadores e entusiastas de carros clássicos. Modelos bem conservados ou restaurados têm se valorizado significativamente. O exemplar de 1974 mencionado anteriormente, disponível por R$ 75千, é um exemplo dessa valorização. Fatores como originalidade, estado de conservação e raridade da cor contribuem para o aumento do valor de mercado desses veículos.

結論

2025 年には、 フォルクスワーゲン ブラジリア continua a ser celebrada como um ícone da indústria automobilística brasileira. Sua combinação de design clássico, engenharia robusta e importância histórica assegura seu lugar de destaque entre os entusiastas de carros antigos. Para aqueles que desejam reviver uma época dourada do automobilismo nacional, a Brasília oferece uma experiência autêntica e nostálgica.

答えを残す

コメントを入力してください。
ここにあなたの名前を入力してください