Você vive em um país apaixonado por carros, e ao longo dos anos, certamente já teve algum contato com modelos icônicos como o シボレー, o オパール ou o eterno モンツァ. Mas agora, é outro nome que conquista o trono da ブラジルのシボレー: o オニキス. O hatch compacto atingiu a impressionante marca de 3 milhões de unidades produzidas e, com isso, superou todos os modelos anteriores da marca, incluindo os consagrados 人種 それは ケルト.
Esse número, por si só, já seria digno de celebração. Mas ele ganhou ainda mais destaque ao coincidir com um novo capítulo na história do modelo: o início da produção do Chevrolet Onix 2026, a primeira grande スタイル変更 desta segunda geração. É como se a marca tivesse escolhido o momento perfeito para dar continuidade ao sucesso de um carro que virou sinônimo de popularidade e liderança em vendas.
Uma linha do tempo da liderança

発売年 2012, o Onix surgiu para substituir gradualmente modelos como o 人種, ケルト そしてそれまで Classic. Aos poucos, ele foi tomando o lugar desses veteranos e conquistando corações e garagens em todo o Brasil. A fábrica de Gravataí (RS), onde o modelo é produzido desde o primeiro dia, viu sua linha de montagem girar sem parar para atender à demanda.
Você lembra do Corsa, que por muitos anos foi o queridinho da marca? Pois é, ele permaneceu na ativa entre 1994 e 2016, acumulando 2,9 milhões de unidades produzidas。すでに ケルト, modelo de entrada e muito popular nas ruas brasileiras nos anos 2000, saiu de linha em 2015 com 2,1 milhões de unidades.
Esses números pareciam inalcançáveis por muito tempo. Até que o Onix chegou. E não chegou só para participar: ele chegou para dominar.
Por que o Onix conquistou tanta gente?

Você pode se perguntar: o que faz do Onix um fenômeno de produção? A resposta está em uma combinação muito bem calibrada de デザイン, テクノロジー, 費用対効果 は estratégia certeira da Chevrolet.
Desde o seu lançamento, o Onix foi pensado para agradar o consumidor brasileiro. Ele teve uma evolução constante, com melhorias em 接続性, 安全, エネルギー効率 e, claro, no デザイン. Na segunda geração, lançada em 2019, o Onix deu um salto ainda maior ao adotar a nova plataforma GEM, o que possibilitou a inclusão de ターボエンジン, mais equipamentos de segurança e conectividade com a central multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.
Outro ponto que você precisa destacar é que o Onix sempre teve um preço competitivo e versões bem equilibradas. Seja na carroceria ハッチ, seja na versão sedã Onix Plus, o modelo se mostrou versátil o suficiente para agradar diferentes públicos, do jovem universitário ao taxista.
O Onix 2026: reestilização com responsabilidade

さて、 Onix 2026, a Chevrolet escreve mais um capítulo dessa trajetória vitoriosa. E o faz com um olhar cuidadoso: manter tudo aquilo que o consumidor já ama no modelo, mas sem deixar de lado o necessário frescor visual e tecnológico.
A reestilização promete mudanças na dianteira, com faróis redesenhados e grade frontal atualizada, além de retoques no インテリア para dar mais requinte. Ainda que os motores continuem os mesmos incluindo o popular 1.0 Turbo de até 116 cv, o foco está em modernizar o carro e preparar o terreno para os próximos anos de liderança.
Um ranking para entrar para a história
Ao atingir a marca de 300万台, o Onix agora lidera o ranking dos carros mais produzidos pela Chevrolet no Brasil. Veja só como está a lista atualizada:
-
オニキス – 3.000.000
-
人種 – 2.900.000
-
ケルト – 2.100.000
-
シボレー – 1.400.000
-
S10 – 1.300.000
-
オパール – 1.000.000
-
モンツァ – 900.000
-
アストラ – 615.000
-
ベクトラ – 540.000
-
モンタナ – 460.000
É impressionante perceber que alguns modelos dessa lista já saíram de linha há décadas — caso do シボレー, que deixou de ser produzido há 32 anos — e ainda assim ocupam posições de destaque. Isso mostra o impacto que esses veículos tiveram na história da Chevrolet e na memória do consumidor brasileiro.
A força da fábrica de Gravataí

Se você já passou por Gravataí, talvez nem tenha percebido que ali está uma das fábricas mais importantes da General Motors na América Latina. Desde sua inauguração, a planta foi essencial para a consolidação da marca no Brasil. E foi com o Onix que essa unidade se consolidou como um dos maiores polos automotivos do país.
A produção do Onix ali é feita em alta escala、に焦点を当てます qualidade, inovação e eficiência. A linha de montagem é moderna, com processos automatizados e colaboradores capacitados, o que garante que cada unidade do Onix saia com o padrão que você espera de um carro líder.
A projeção dos próximos líderes
Mas a história não para por aqui. A Chevrolet também observa com atenção a performance de outros modelos que podem, no futuro, entrar nesse ranking de destaque. O SUV Tracker, por exemplo, já superou a marca de 460.000 unidades produzidas, o que o coloca em rota para ultrapassar a モンタナ em breve.
Vale lembrar que o Tracker de nova geração, lançado em 2020, também é produzido em solo nacional, na fábrica de São Caetano do Sul (SP), e ganhou espaço entre os SUVs compactos, graças ao mesmo conjunto de qualidades que consagrou o Onix: bom motor, conectividade, pacote de segurança e visual moderno.
O legado de outros campeões

Mesmo com o brilho atual do Onix, você não pode esquecer o papel fundamental que os veteranos tiveram na construção da identidade da Chevrolet no Brasil.
-
○ オパール, com seu motor 6 cilindros, luxo e desempenho, foi um símbolo de status nos anos 70 e 80.
-
○ モンツァ dominou os anos 80 e início dos 90 com seu estilo sofisticado e versões esportivas como o モンツァ SR.
-
○ シボレー foi o primeiro carro compacto da marca e abriu caminho para toda uma linhagem de sucessores.
-
すでに 人種, ao ser lançado em 1994, trouxe um novo padrão de acabamento, segurança e mecânica moderna para os compactos brasileiros.
-
○ ケルト, lançado em 2000, foi o queridinho dos jovens e das frotas de empresa, graças à sua robustez e economia.
O Brasil e o gosto pelo carro popular

Uma coisa é certa: você vive em um país onde o carro popular tem grande apelo, especialmente em segmentos como コンパクト それは hatches urbanos. O Onix soube aproveitar isso desde o início e se manteve como uma escolha confiável para quem busca um carro completo, mas com preço acessível.
Nos últimos anos, com a alta dos preços dos veículos novos, a boa relação custo-benefício passou a ser ainda mais valorizada. E o Onix, especialmente nas versões de entrada e intermediárias, ainda consegue entregar um bom pacote sem exageros.
E o futuro do Onix?

Com o novo Onix 2026 chegando às lojas, você deve se perguntar se ele continuará liderando. Tudo indica que sim. A Chevrolet parece determinada a manter o modelo atualizado e competitivo, inclusive em relação à concorrência feroz これには以下が含まれます ヒュンダイ HB20, フォルクスワーゲン ポロ それは フィアット アルゴ.
Há rumores, inclusive, de que o Onix poderá ganhar em breve uma versão híbrida leve ou até mesmo 電気, acompanhando a tendência de eletrificação da frota. Se isso acontecer, será mais uma jogada certeira para garantir o lugar do modelo no pódio por mais alguns anos.
Conclusão: você está diante de uma lenda viva

Seja você um fã de carros antigos ou um entusiasta dos modelos mais modernos, é impossível negar que o Chevrolet Onix entrou para a história. Ao ultrapassar a marca de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, ele consolida seu nome ao lado dos maiores clássicos da indústria automotiva nacional.
Mais do que apenas um número, essa marca representa a confiança que milhões de brasileiros depositaram no modelo ao longo dos anos. Um carro que conquistou as ruas com simplicidade, eficiência e inovação, e que agora começa uma nova fase com o Onix 2026.
Então, da próxima vez que você cruzar com um Onix pelas ruas seja ele 2013 ou 2026 lembre-se: você está diante de um capítulo vivo da história automotiva brasileira. E se você já teve ou tem um Onix, saiba que faz parte de um clube com mais de 3 milhões de histórias sobre rodas.