Fiat 147 GL: O Clássico em Estado Impecável

0
1043

フィアット 147 é um ícone da história automobilística brasileira. Lançado em 1976, o modelo foi o primeiro carro da marca italiana fabricado em solo nacional, e é lembrado por suas inovações que marcaram um ponto de virada na indústria automotiva brasileira. Seu design e engenharia introduziram conceitos que fizeram referências a muitos modelos subsequentes, tornando-o um verdadeiro símbolo de modernidade para a época.

O Fiat 147: Um marco de inovação no Brasil

Foto: HT Imports/@htimportscars

O Fiat 147 não só começou para a história por ser o primeiro carro da Fiat a ser produzido no Brasil, mas também por ter sido o pioneiro em diversas características tecnológicas. Ele foi o primeiro veículo nacional a adotar um motor dianteiro transversal, uma solução que trouxe uma série de benefícios, como a otimização do espaço interno e o aumento da segurança, pois o motor ficou mais afastado dos ocupantes em caso de fibras.

Além disso, em 1979, o フィアット 147 se tornou o primeiro automóvel produzido em série no mundo a utilizar 燃料としてのアルコール , um feito histórico no contexto brasileiro, onde o programa de incentivo ao uso do etanol (álcool combustível) estava em plena expansão. Esse modelo, carinhosamente apelidado de “cachacinha” , ficou famoso pelo cheiro característico que emanava do escapamento devido ao combustível utilizado. O フィアット 147 foi, sem dúvida, uma verdadeira revolução para o mercado brasileiro de automóveis.

Seu objetivo era claro: tomar o lugar do Volkswagen Fusca , que dominava as ruas brasileiras, ao lado de rivais como o フォルクスワーゲン ブラジリア そして シボレー シボレー . No entanto, o 147 se destacou não apenas pela sua inovação, mas também pela popularidade que conquistou entre os brasileiros, tornando-se um dos modelos mais adorados da década de 1970.

Raridade no mercado: O Fiat 147 GL 1978/1979 em estado de carro novo

Foto: HT Imports/@htimportscars

Agora, em pleno 2025, surge uma oportunidade rara para os colecionadores e entusiastas de carros clássicos 。あ HT Imports está oferecendo um exemplar Fiat 147 GL 1978/1979 em estado de carro novo, por R$ 59.900 . Este modelo, além de ser uma verdadeira relíquia histórica, foi totalmente restaurado, mantendo todas as características originais de fábrica, como o motor, a parte elétrica, e até mesmo a pintura em bege Dolomiti , a mesma utilizada quando o carro foi lançado.

O cuidado e a atenção aos detalhes durante a restauração são evidentes. Por dentro, o Fiat 147 GL mantém os ベルベットのベンチ , uma exclusividade da versão GL, com encostos de cabeça, que parecem novos. O acabamento interno segue o mesmo padrão do original, com um painel simples e direto, contendo os indicadores do velocímetro, do nível de combustível e da temperatura do líquido de resfriamento.

Este exemplar não foi restaurado apenas para exposição. Ele foi mantido com capa de proteção e usado apenas em benefícios especiais , o que ajuda a preservar ainda mais sua condição impecável. O carro acompanha placas pretas , オリジナルマニュアル e todo o histórico de revisões , o que faz dele uma verdadeira oportunidade para quem deseja adicionar uma peça rara à sua coleção .

A evolução do Fiat 147: De 1976 a 1979

Foto: HT Imports/@htimportscars

O Fiat 147 passou por diversas evoluções ao longo de sua produção, sendo que em 1978, apenas dois anos após seu lançamento, ele já precisava de ajustes para continuar competitivo no mercado. O modelo inicialmente vinha equipado com um motor de 1.049 cm³ , com potência de apenas 55 cavalos de potência , o que o tornou um tanto limitado em termos de desempenho. Foi então que surgiu o ラリー , que incorporou o motor 1.3 (1.297 cm³), mais potente e mais adequado para as necessidades da versão da época.

O motor 1.3 do Fiat 147 Rallye era alimentado por um carburador Weber de corpo duplo , o que permitia uma potência de 72 cv5.800 rpm , com um torque de 10.8kgfm4.000 rpm . Embora o aumento na potência não fosse enorme, o ganho no torque fez toda a diferença no パフォーマンス do veículo. Isso tornou o modelo mais ágil e agradável de dirigir, o que foi um passo importante para consolidar o sucesso do Fiat 147 no Brasil.

Em 1979, o Fiat 147 passou a ser produzido com opção de motor アルコール , fazendo história como o primeiro carro feito em série movido exclusivamente a etanol. O modelo a álcool tinha uma ligeira vantagem em termos de それは トルク である。 62馬力 contra 61 cv do modelo a gasolina, e um torque de 11,5 kgfm contra 10.8kgfm . Essa versão se tornou um marco na história do combustível renovável no Brasil, alinhando-se com as políticas do governo para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e estimular o uso de fontes mais sustentáveis.

O legado do Fiat 147: Um clássico de coleção

Foto: HT Imports/@htimportscars

A produção do Fiat 147 foi encerrada em 1986, mas o impacto que o modelo impactado na indústria automobilística brasileira foi duradouro. Ao longo dos anos, o Fiat 147 ajudou a dar origem a outros modelos importantes da Fiat, como o Peru パノラマ , o sedã オッジ , o Furgão フィオリーノ , e a Picape . Seu legado é notável, pois preparou o terreno para o lançamento do フィアット ウノ , que viria a substituir o 147 e continuar a trajetória de sucesso da marca no Brasil.

De 1979 a 1986, foram comercializadas mais de 536.000 unidades do Fiat 147, com destaque para as versões a álcool, que somaram 120.516 unidades . Este modelo foi o responsável por popularizar o uso do etanol nos carros brasileiros e dar início à era dos veículos flexíveis, que anos depois dominariam o mercado nacional.

Hoje, o Fiat 147 é um verdadeiro clássico de coleção , com poucos exemplares sobreviventes em bom estado de conservação. Por isso, um carro como o Fiat 147 GL 1978/1979 , em perfeito estado e com todas as características originais preservadas, representa uma oportunidade única para aqueles que buscam um pedaço da história automobilística brasileira.

結論

Foto: HT Imports/@htimportscars

Em 2025, você poderá ser o feliz proprietário de um dos últimos exemplares em perfeito estadoFiat 147 GL 1978/1979 。価格は R$ 59.900 , este modelo oferece muito mais do que um veículo simples: ele carrega consigo a 歴史 、へ イノベーション それは a revolução que marcaram a indústria automobilística brasileira. Este é o tipo de aquisição que não agrada apenas aos entusiastas de carros clássicos, mas também aos コレクター que reconhecem o valor e a importância de preservar a memória do que foi um marco para a indústria nacional.

Se você é apaixonado por carros clássicos, essa é a oportunidade perfeita de adquirir um フィアット 147 em estado de novo e adicionar uma verdadeira joia à sua coleção. Não perca a chance de ter em sua garagem um dos carros que ajudaram a moldar o mercado de automóveis no Brasil.

答えを残す

コメントを入力してください。
ここにあなたの名前を入力してください