○ フィアット 147 é um dos carros mais icônicos da história automotiva nacional. Sendo o primeiro carro produzido pela ブラジルのフィアット, ele trouxe diversas inovações para o mercado, incluindo a tração dianteira e motor transversal, que permitiam um melhor aproveitamento do espaço interno. Mas foi em 1978 que a marca italiana deu um passo ainda mais ousado, ao lançar uma versão voltada para o trabalho: o Fiat 147 Furgoneta.
で特集されました XI Salão do Automóvel e Autopeças de São Paulo, o modelo impressionou pelo conceito inovador. Ele era, na essência, um hatchback transformado em um pequeno furgão, sendo uma alternativa acessível e econômica para pequenos empreendedores e serviços urbanos.
Uma solução eficiente para o trabalho
![](https://garagemmaster.com.br/wp-content/uploads/2025/02/01_11zon-23.webp)
○ Fiat 147 Furgoneta mantinha as proporções do hatch convencional, mas eliminava o banco traseiro e ganhava um assoalho plano, ampliando sua capacidade de carga. Seu porta-malas original, de 352 litros, passava para 1.160 litros, permitindo transportar até 420キロ de carga. Os vidros laterais e traseiros eram substituídos por chapas de aço, reforçando o aspecto profissional do veículo.
エンジンを搭載したモデル FIASA 1050 a gasolinaを納品しました 57 cv de potência SAE (48 cv ABNT) それは 7,9 kgfm de torque. Em testes da época, ele acelerava de 0 a 100 km/h em 19,47 segundos そして到達した velocidade máxima de 136 km/h. Além disso, seu consumo era um diferencial: 10,2 km/l na cidade e até 15,8 km/l na estrada.
Evolução e a chegada da versão a etanol
![](https://garagemmaster.com.br/wp-content/uploads/2025/02/02_11zon-40.webp)
で 1979, o フィアット 147 se tornou o primeiro carro movido a エタノール do mundo. O novo motor FIASA 1300 a álcool oferecia 62 cv de potência それは 11,53 kgfm de torque、加速を可能にする 0から100km/hまで18秒 最高速度は 時速139キロ. A opção a etanol também foi disponibilizada para a Furgoneta, ampliando sua eficiência e reduzindo os custos operacionais para frotistas e pequenos comerciantes.
あ フィアット investiu pesado na popularização do 147 Furgoneta. Para isso, criou um programa de assistência técnica, no qual 30台 do modelo percorriam o Brasil, treinando mecânicos e atendendo clientes. Essa estratégia ajudou a consolidar a confiança na marca, ainda jovem no mercado brasileiro.
O legado do 147 Furgoneta
![](https://garagemmaster.com.br/wp-content/uploads/2025/02/03_11zon-37.webp)
○ Fiat 147 Furgoneta logo se tornou o veículo de trabalho preferido de empresas de telefonia, fornecimento elétrico, serviços públicos e pequenos empreendedores. Ele se destacou por ser econômico, ágil e de fácil manutenção。で 1981, ele recebeu uma reestilização, adotando a frente “Europa”, mas mantendo sua essência voltada ao trabalho.
Mesmo com o lançamento do フィアット フィオリーノ で 1981, que oferecia um compartimento de carga ainda maior, o 147 Furgoneta permaneceu em produção até 1987、それが Uno Furgão. No total, foram fabricadas 12.719 unidades, muitas das quais tiveram um uso tão intenso que hoje são raridades entre colecionadores.
結論
![](https://garagemmaster.com.br/wp-content/uploads/2025/02/04_11zon-33.webp)
○ Fiat 147 Furgoneta marcou época como o primeiro hatch convertido em furgão no Brasil. Ele trouxe um conceito inovador para um país onde veículos de carga compactos eram raros, ajudando a Fiat a se consolidar no mercado nacional. Hoje, encontrar um 147 Furgoneta em bom estado é uma tarefa difícil, tornando-o uma verdadeira relíquia para os apaixonados por carros clássicos.
Se você tem interesse em veículos clássicos ou quer saber mais sobre a história do automobilismo no Brasil, continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo exclusivo!
![](https://garagemmaster.com.br/wp-content/uploads/2025/02/05_11zon-30.webp)
![](https://garagemmaster.com.br/wp-content/uploads/2025/02/06_11zon-24.webp)
![](https://garagemmaster.com.br/wp-content/uploads/2025/02/07_11zon-18.webp)