あ 日産 surpreendeu o mundo automotivo ao apresentar, durante o Tokyo Auto Salon 2024, uma audaciosa releitura de um dos carros mais icônicos de todos os tempos: o R32 Skyline GT-R. Agora convertido em um modelo 100% 電動, o clássico já está causando polêmica entre os entusiastas. Nomeado como “R32 EV”, o projeto da montadora japonesa tem como objetivo provar que os clássicos também podem sobreviver em um mundo dominado pela eletrificação, mas a decisão de abandonar o lendário motor RB26DETT gerou um misto de admiração e descontentamento entre os fãs.
Uma ousadia que mistura passado e futuro
の開発 R32EV の情熱的なエンジニアのグループによって率いられました。 日産 no Japão, que buscaram preservar a experiência autêntica do modelo original, apesar da ausência do motor que ajudou a tornar o スカイラインGT-R um ícone. A ideia é clara: manter viva a essência do carro enquanto o adapta a um futuro onde os combustíveis fósseis podem não ser mais uma opção.
Equipado com dois motores elétricos – um para cada eixo – o R32EV 合計を提供します 430馬力 それは トルク65kgfm. Esses números impressionam, mas são acompanhados pelo desafio de lidar com o peso adicional trazido pelas baterias. O conjunto elétrico adiciona 367キロ バッテリーの取り付けに起因する車への影響 62kWh、モデルで使用されているものと同じです リーフニスモ RC02. Essa bateria foi estrategicamente posicionada no lugar dos bancos traseiros, ajudando a manter um balanço de peso adequado.
Tecnologia que honra o legado
Apesar da transição para a propulsão elétrica, a 日産 não abriu mão de elementos que definiram a dinâmica do R32 GT-R original. O sistema de tração integral ATTESA E-TS foi mantido, mas agora se beneficia da resposta instantânea proporcionada pelos motores elétricos. Para garantir que a direção do carro permanecesse fiel ao espírito do original, a equipe contou com a colaboração de Hiroyoshi Kato, um dos engenheiros que participou do desenvolvimento do modelo clássico.
Outro detalhe que promete agradar os nostálgicos é o sistema de som artificial que reproduz o característico rugido do motor RB26. Esse som é emitido no interior do carro e sincronizado com a aceleração, garantindo uma experiência imersiva. Além disso, o modelo inclui “marchas” simuladas, operadas por パドルシフト no volante. Essas marchas não só replicam a sensação de trocas manuais como também simulam os trancos físicos e a limitação de torque caso o motorista esteja na marcha errada – um conceito semelhante ao utilizado no Hyundai Ioniq 5 N.
Design que equilibra nostalgia e modernidade
視覚的には、 R32EV combina elementos clássicos com soluções modernas. As rodas de 18インチ foram desenhadas para lembrar as originais de 16 polegadas do R32, mantendo a identidade visual do carro. No interior, os mostradores analógicos deram lugar a telas digitais que imitam o layout tradicional, trazendo um toque de modernidade sem abandonar a nostalgia.
A suspensão também passou por atualizações importantes. O modelo conta com amortecedores Öhlins ajustáveis, desenvolvidos em parceria com a divisão esportiva ニスモ, garantindo uma dirigibilidade apurada e um comportamento dinâmico digno do GT-R. Os freios, por sua vez, foram herdados do R35 GT-R, oferecendo capacidade de frenagem moderna e eficiente.
Uma promessa que não será cumprida
Apesar de todo o avanço tecnológico e da dedicação dos engenheiros da 日産, o R32EV permanecerá como um projeto de pesquisa e uma peça de exibição. A montadora japonesa deixou claro que não há planos de produção em massa ou mesmo de disponibilizar kits de conversão para o público. Essa decisão, embora compreensível diante dos custos e desafios envolvidos, é motivo de frustração para os fãs que esperavam ver o clássico revisitado nas ruas.
Em termos financeiros, um projeto como esse poderia facilmente ultrapassar os valores de um R35 GT-R, que atualmente é vendido por cerca de R$ 1,1 milhão no mercado brasileiro. O custo estimado para a produção de um único R32EV ultrapassa os R$ 2 milhões, considerando a engenharia personalizada e as soluções tecnológicas empregadas.
Reflexão sobre o futuro dos clássicos
○ R32EV levanta uma questão importante para o futuro da indústria automotiva: como preservar a alma dos クラシックカー em um mundo cada vez mais elétrico? Embora a ausência do motor RB26DETT seja uma perda significativa, o projeto mostra que é possível adaptar as lendas do passado às exigências do futuro sem comprometer totalmente sua identidade.
Por outro lado, a decisão de não levar o R32EV às linhas de produção reflete a dificuldade de equilibrar a paixão pelos clássicos com as demandas comerciais e tecnológicas. Mesmo assim, o projeto serve como um exemplo de como a inovação pode ser usada para homenagear o passado e inspirar as gerações futuras.
Conclusão: um vislumbre do que poderia ser
で 2024、 日産 apresentou um projeto que une tecnologia e nostalgia de forma brilhante, mas também nos deixa com um gosto amargo de despedida. O R32EV é mais do que um carro elétrico; é uma declaração sobre o futuro e uma homenagem ao passado. No entanto, para muitos entusiastas, a ausência do rugido autêntico do motor RB26 será sempre uma lacuna que nenhuma inovação conseguirá preencher.
一方、 R32EV permanece como um sonho inalcançável, ele também nos faz refletir sobre o que realmente define a alma de um carro clássico. Afinal, é o som do motor? A dinâmica de condução? Ou é a paixão que ele desperta em quem o dirige? A resposta, talvez, esteja na combinação de tudo isso – algo que a 日産 この大胆な実験で保存しようとしました。