○ シボレー オパラ, um dos modelos mais icônicos da história automobilística brasileira, carrega um legado de estilo, performance e elegância que atravessa gerações. Lá em 1968, quando a General Motors (GM) decidiu lançá-lo como o primeiro carro de passeio fabricado pela marca no Brasil, talvez nem mesmo os idealizadores imaginassem o impacto que ele teria no mercado.
Em uma época em que o mercado automobilístico brasileiro carecia de opções refinadas de veículos de passeio, o Opala estreou em grande estilo durante o サンパウロモーターショー, roubando a cena com sua mistura de sofisticação e robustez. Logo de cara, ele posicionou-se como um rival à altura de modelos consagrados como o Ford Galaxie そして ダッジダーツ, ambos equipados com motores V8 de alta performance.
A chegada da esportiva SS
Foi em 1970 que surgiu a versão esportiva SS (Super Sport), uma verdadeira joia para os amantes de velocidade e design arrojado. Inicialmente, a SS era oferecida apenas com quatro portas e apresentava detalhes exclusivos, como rodas esportivas e faixas laterais que destacavam as inscrições 「SS」 それは “4100” nos para-lamas dianteiros – uma referência direta ao motor 4.1 litros (250 pol³) com 140 cv, que substituía o motor 3.8 de 125 cv.
Além do motor mais potente, a SS trouxe inúmeras inovações, incluindo o primeiro câmbio de quatro marchas no assoalho, um volante de três raios e outros detalhes que exalavam exclusividade. Poucos anos depois, em 1971, o Opala ganharia a opção de carroceria cupê de duas portas, com estilo fastback e sem coluna B. Essa nova configuração não apenas aumentou o charme do modelo, mas também o tornou ainda mais desejável.
A crise do petróleo e a evolução da SS
Com a crise do petróleo nos anos 1970, a preocupação com o consumo de combustível levou ao lançamento da SS4 em 1973, equipada com o motor 151-S de quatro cilindros e 98 cv. Nesse momento, o motor de seis cilindros passou a ser conhecido como SS6. Esse motor, icônico para a história da シボレー, consolidou o modelo como um dos esportivos mais respeitados no Brasil.
Um achado restaurado: Chevrolet Opala SS6 1977
Atualmente, encontrar um Opala SS6 1977 restaurado em perfeito estado é como descobrir um tesouro escondido. E é exatamente isso que a GG World Premium Classic Cars oferece: um exemplar raro na cor amarelo Lotus, totalmente restaurado e digno de concursos de elegância. O carro impressiona por sua originalidade e atenção aos detalhes, desde as rodas esportivas de tala 5 polegadas até os vidros de fábrica, passando pela tapeçaria refeita no padrão original.
Destaque também para o rádio AC Delco, que segue em pleno funcionamento, e o painel de instrumentos, substituído pelo modelo SS6 com escala até 200km/h. Vale notar que este exemplar é um SS4 originalmente transformado em SS6, com direito ao icônico motor 250-S, um seis cilindros que inaugurou a série SS.
Conforme explica Alex ‘GG’ Fabiano, dono da GG World Premium Classic Cars: “Impecável, o carro é maravilhoso e zero de andar. O cofre do motor dispensa comentários de tão bonito que é. É um carro para participar de um concurso e sair vencedor.”
Se você está disposto a investir em um pedacinho da história automotiva brasileira, este SS6 restaurado pode ser seu por R$ 380 mil, um valor condizente com a raridade e o estado do carro.
O Opala SS6: desempenho lendário
○ Chevrolet Opala SS6 também é lembrado por seu desempenho impressionante. Em um comparativo histórico da revista Autoesporte em agosto de 1979, o SS6 foi colocado frente a frente com outro ícone da época: o Dodge Charger R/T. O resultado? Uma ligeira vantagem para o esportivo da Chevrolet em termos de aceleração e velocidade máxima.
No teste de 0 a 100km/h, o SS6 registrou 12,3 segundos, enquanto o Charger levou 12,6 segundos. A velocidade máxima também favoreceu o Opala, com 182 km/h contra 179 km/h do concorrente. Além disso, o consumo do SS6 mostrou-se levemente mais eficiente, com uma média geral de 6,3 km/l, cerca de 5% superior ao Charger.
Por que o Opala SS6 continua relevante?
Você pode estar se perguntando: por que um carro lançado na década de 1970 ainda desperta tanto interesse em 2024? A resposta está na combinação de design marcante, performance respeitável それは legado cultural。 ○ Opala SS6 não foi apenas um carro; ele se tornou um símbolo de status e paixão automotiva no Brasil.
Nos dias de hoje, um exemplar restaurado como o da GG World Premium Classic Cars é muito mais do que um meio de transporte. Ele é uma peça de colecionador, uma máquina do tempo que nos transporta para uma era em que dirigir não era apenas funcional, mas também emocionante e cheio de estilo.
結論
Se você é um entusiasta de carros clássicos ou simplesmente admira a história automobilística brasileira, o Chevrolet Opala SS6 1977 é uma oportunidade rara de possuir uma verdadeira lenda. Restaurado com perfeição e digno de qualquer concurso de elegância, este carro é a prova de que clássicos não envelhecem – eles apenas se tornam mais preciosos.
Com um preço de R$ 380 mil, você não está apenas comprando um carro, mas também investindo em um pedaço da história. E como bem demonstrado pelos comparativos e relatos históricos, o Opala SS6 continua sendo uma referência em desempenho, estilo e exclusividade. Então, prepare-se para fazer parte dessa história e garantir seu lugar ao volante de uma das máquinas mais icônicas do Brasil!