O Fiat Brava nasceu como parte de uma nova geração de médios da Fiat, que também incluía o sedã Marea e a perua Marea Weekend.
Para o mercado brasileiro, a escolha foi pelo Brava de cinco portas, em detrimento do Fiat Bravo de três portas, que tinha um apelo mais esportivo, mas não agradava tanto ao público brasileiro.
発売年 1999, o Brava chegou como uma alternativa moderna e refinada no segmento de hatchs médios.
Seu design, claramente inspirado no Marea, combinava elegância e esportividade.
A traseira em estilo notchback dava ao modelo uma identidade única, sendo algo entre um sedã e um hatch convencional.
Além disso, o Brava utilizava a mesma plataforma do Marea, mas com 20 cm a menos de comprimento, o que o tornava ágil e fácil de dirigir em ambientes urbanos.
Hoje, o Fiat Brava é lembrado como um modelo que tentou inovar em um segmento altamente competitivo.
Se você é um entusiasta de carros clássicos e médios dos anos 90 e 2000, o Fiat Brava é uma peça que merece destaque na história automotiva brasileira.
Afinal, ele foi o elo entre o icônico Tipo e o bem-sucedido Stilo, ajudando a consolidar a posição da Fiat no mercado nacional.