Em 2019, a Tesla finalmente revelou ao mundo um dos projetos mais aguardados da história automobilística: o サイバートラック. Com seu design futurista e linhas ousadas, ele rapidamente se tornou um ícone, sendo comparado a veículos de ficção científica. No entanto, muitos não sabem que, décadas antes, uma picape brasileira também compartilhava características semelhantes ao design arrojado do Cybertruck. Estou falando do Formigão, carinhosamente apelidada de “Cavalo de Ferro”, um veículo que, com suas linhas retas e ângulos cortantes, já dava uma amostra do que poderia ser a picape do futuro, muito antes de Elon Musk pensar no seu próprio modelo.
Neste artigo, você vai entender a história do Formigão, a picape brasileira dos anos 70 que, de certa forma, antecipou o design do Cybertruck, com uma pegada arrojada e futurista. Vamos explorar a criação desse modelo, o trabalho de seu criador, e como a picape se tornou uma verdadeira raridade no mercado. Além disso, vamos ver como o Formigão se encaixa perfeitamente com a ideia de inovação e ousadia que vemos em veículos como o Cybertruck.
A História por Trás do Formigão
A picape Formigão foi criada em 1978 por um carioca chamado Paulo Sérgio Renha. Renha, que até então estava começando sua carreira como projetista de automóveis, resolveu fundar sua própria empresa: a Renha Indústria e Comércio de Veículos Ltda. A ideia de Renha era criar algo completamente novo, algo que se diferenciasse dos modelos convencionais da época.
○ Formigão não foi apenas uma picape comum. Ela foi montada sobre a plataforma do VW 1600, mas com algumas adaptações importantes. Uma delas foi o uso de fibra de vidro para a construção do veículo, o que já tornava o projeto inovador para a época. Mas o mais impressionante foi seu デザイン. O Formigão trazia uma dianteira em cunha、線付き retas e superfícies planas, lembrando bastante o estilo agressivo e angular do サイバートラック de Elon Musk. O para-brisa e os vistosos para-choques de fibra preta complementavam o visual ousado da picape.
O Formigão era diferente de tudo que estava disponível no mercado brasileiro naquela época. Seu design único, combinado com a inovação no uso de materiais, fez com que a picape fosse vista como um verdadeiro próximo passo na evolução dos veículos utilitários no Brasil. Era uma picape com a cara do futuro, pronta para conquistar o público com seu estilo futurista e inovador.
Características Técnicas e Design do Formigão
Como mencionado, o Formigão foi montado sobre a plataforma do VW 1600, o que significa que a picape não passou por grandes alterações mecânicas. Contudo, seu chassi foi especialmente projetado para dar à picape o visual imponente e diferenciado que a tornaria única no mercado brasileiro.
あ バケツ do Formigão tinha capacidade para 650 kg, ou aproximadamente 724 litros, até a borda. Embora a plataforma não fosse completamente plana, a picape ainda era bastante funcional e adaptável para diferentes usos. A plataforma de carga, por exemplo, não podia ser tão baixa quanto os modelos da Volkswagen Variant, devido à restrição de fornecimento de motores, mas ainda assim era eficiente o suficiente para as necessidades de um veículo utilitário.
Outro ponto interessante era o interior do Formigão。と bancos equipados com cintos de segurança de três pontos, a picape já mostrava que se preocupava com a segurança, mesmo sendo um modelo projetado para fins utilitários. A picape estava disponível em duas versões: a versão Luxo, que incluía rodas de liga, pneus radiais, bancos de couro reclináveis, volante esportivo e conta-giros. Como opcionais, o Formigão poderia vir com estrado de madeira para a caçamba, cobertura de lona, engate para trailer e até mesmo um motor de ventoinha baixa.
O Sucesso e o Declínio do Formigão
○ Formigão foi lançado no Brasil em 1978 e rapidamente chamou a atenção pela sua ousadia e pela proposta diferenciada. No entanto, apesar do sucesso inicial, a Renha Indústria e Comércio de Veículos Ltda. não conseguiu se manter por muito tempo no mercado. Em 1980, Paulo Renha fechou a empresa e seguiu para outras empreitadas, incluindo a criação de um estaleiro naval.
Em 1986, o Formigão foi relançado pela empresa Coyote, mas logo as matrizes e os direitos de fabricação foram transferidos para a CBP e, por fim, para a Menon, que não conseguiu retomar a produção. Com isso, o Formigão se tornou uma raridade no mercado brasileiro e, hoje, é visto como uma verdadeira relíquia do passado, sendo procurado por colecionadores e entusiastas de carros clássicos.
Formigão e Cybertruck: A Comparação Surpreendente
Agora, você pode estar se perguntando: como o Formigão se relaciona com o サイバートラック de Elon Musk? A resposta está no デザイン. Quando a テスラ revelou o Cybertruck em 2019, muitos não puderam deixar de notar as semelhanças entre o design angular e futurista do Cybertruck e o estilo do Formigão.
○ Formigão foi, sem dúvida, um veículo à frente de seu tempo, com um design que refletia uma estética mais 未来型 それは 大胆な, mesmo nos anos 70. Assim como o Cybertruck, que quebra as convenções dos veículos utilitários com suas linhas retas それは ângulos cortantes, o Formigão também se distanciava daquilo que se esperava de uma picape comum.
Os dois veículos compartilham a mesma ideia de um design que se destaca, que não teme ser diferente, que abraça o futuro e, de certa forma, antecipa uma nova era para os veículos utilitários. No caso do Formigão, esse design foi um reflexo do espírito inovador de seu criador, Paulo Renha, que sempre procurou explorar novas possibilidades e criar algo único no mercado.
O Legado do Formigão: A Picape Brasileira que Antecipou o Futuro
Apesar de não ter sido um sucesso comercial estrondoso na época de seu lançamento, o Formigão deixou um legado importante no Brasil. Ele foi um dos primeiros a questionar os padrões do design automotivo e a mostrar que era possível criar algo diferente, algo que fugisse das linhas convencionais dos veículos da época.
Hoje, o Formigão é um シンボル de inovação e ousadia, antecipando, de certa forma, o que viria a ser o サイバートラック de Elon Musk. Enquanto o Cybertruck promete transformar o mercado global de picapes com seu visual futurista, o Formigão já fazia isso em solo brasileiro nos anos 70. É incrível pensar que um veículo tão à frente de seu tempo poderia ser tão similar ao que vemos hoje em termos de 未来的なデザイン.
○ Cavalo de Ferro, como ficou conhecido carinhosamente, talvez não tenha conquistado o mundo como seu sucessor サイバートラック está tentando fazer, mas certamente merece ser lembrado como um dos primeiros veículos no Brasil a desafiar as convenções do design automotivo e mostrar ao mundo que o futuro dos carros poderia ser mais audacioso do que se imaginava.
Portanto, se você se interessa por クラシックカー, 革新的なデザイン それは histórias inspiradoras sobre o desenvolvimento automotivo, o Formigão é um exemplo perfeito de como a 革新 não tem prazo de validade, e como um bom projeto pode antecipar tendências que só serão reconhecidas anos depois.
○ Cavalo de Ferro não é apenas uma picape dos anos 70. Ela é uma verdadeira antecipação do futuro, e, hoje, é uma das raridades mais procuradas por colecionadores e amantes do automóvel.