Vamos lá — prepare-se, porque este vai ser um mergulho profundo no universo da レカール, uma marca 100% brasileira que está prestes a mexer com o mercado automotivo.
Você vai conhecer em detalhes o plano ambicioso do empresário フラヴィオ・フィゲイレド・アシス, as estratégias de lançamento, as características dos dois primeiros modelos — o SUV 459 そしてその picape Campo, além dos bastidores dessa empreitada que promete agitar o モーターショー e entregar os primeiros veículos já em agosto de 2026.
O nascimento da Lecar: um sonho brasileiro sobre rodas
Você sabe como é raro ver uma marca nacional surgir com fôlego para disputar espaço com gigantes já consolidadas. Pois é exatamente isso que a レカール está tentando fazer. Criada por フラヴィオ・フィゲイレド・アシス, a empresa não quer apenas fabricar carros no Brasil — quer criar uma nova identidade para o consumidor brasileiro, entregando veículos com tecnologia de ponta, consumo eficiente e até blindagem de fábrica.
Durante uma coletiva com jornalistas, Assis revelou que 300 estabelecimentos já demonstraram interesse em vender os produtos da marca, e que 5 mil consumidores manifestaram intenção de compra. E olha que ainda nem existe fábrica física funcionando a planta no 聖霊 aguarda apenas a licença para início das obras, que devem começar nos próximos dias.
O investimento? Um respeitável R$ 860 milhões. E mais: a marca promete que seus veículos terão 83% de nacionalização. Ou seja, a maior parte das peças e componentes será feita no Brasil, movimentando nossa indústria e gerando empregos.
Linha inicial: SUV 459 e picape Campo
A Lecar vai estrear com dois modelos principais: o SUV 459 そしてその picape Campo. Ambos compartilham a mesma base mecânica e prometem eficiência impressionante. E, de quebra, um terceiro modelo o SUV urbano Tático já está nos planos.
Blindagem de fábrica
Um dos grandes diferenciais é a possibilidade de comprar o carro já blindado, direto da fábrica, graças à parceria com a Lopes, empresa reconhecida nesse segmento. Isso significa que você pode ter segurança extra sem precisar recorrer a serviços terceirizados, garantindo que todo o processo seja feito com padrão industrial.
Lecar 459: o SUV que nasceu elétrico, mas virou híbrido

の歴史 Lecar 459 é curiosa. Ele foi pensado inicialmente como 100% 電動, mas a marca percebeu que o mercado brasileiro ainda não está totalmente preparado para essa transição. A solução? Transformá-lo em um híbrido flex com funcionamento inovador.
モータリゼーション
-
Motor a combustão: 1.0 turbo flex da 馬, a mesma fornecedora dos motores do Renault Kardian e Nissan Kicks.
-
電動モーター: desenvolvido pela brasileira WEG, com 163 cv e 26,3 kgfm, instalado no eixo traseiro.
-
O motor a combustão não traciona as rodas — ele funciona como gerador de energia para alimentar o sistema elétrico.
-
加速度: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
-
自律性: até 1.000 km com apenas 30 litros de etanol (33,3 km/l).
Essa arquitetura é inspirada no conceito de carros elétricos de autonomia estendida, permitindo que você rode longas distâncias sem depender exclusivamente de recarga elétrica.
更新されたデザイン

Durante o desenvolvimento, o 459 passou por mudanças importantes para agradar ao público. A primeira proposta de design não empolgou, então a marca optou por linhas mais dinâmicas それは modernas, com inspiração em fabricantes como a テスラ.
-
フロント: para-choque com formato retangular, faróis integrados e iluminação full LED que, segundo a Lecar, lembra o olhar de uma onça-pintada.
-
Laterais: limpas, com maçanetas retráteis e rodas diamantadas.
-
後方: caimento suave do teto e lanternas unidas por toda a largura do veículo.
-
寸法: 4,35 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,52 m de altura, entre-eixos de 2,70 m.
-
トランク: 530 litros.
組み込み技術

○ 459 será equipado com pacote ADAS、 含む:
-
Sistema de permanência em faixa.
-
Controle de velocidade adaptativo.
-
Assistente de frenagem de emergência.
-
Alerta de pontos cegos.
Tudo isso por R$ 159.300, com reservas abertas mediante pagamento de R$ 1.593 (10% do valor total). E já há 4.500 pedidos confirmados, inclusive de compradores internacionais.
Lecar Campo: a picape compacta de alto rendimento

Se você está acostumado a ver a フィアット ストラーダ dominar o mercado, a Lecar Campo chega para tentar mudar esse cenário. A proposta é simples: oferecer mais espaço, eficiência e robustez.
-
寸法: 4,50 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura, entre-eixos de 2,70 m.
-
Caçamba: 1,30 m de comprimento e capacidade para 900 litros.
-
モータリゼーション: mesmo conjunto do 459 (motor 1.0 turbo flex da Horse + motor elétrico WEG).
-
パフォーマンス: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
-
消費: até 33,3 km/l, com autonomia de 1.000 km.
あ Campo tem porte compacto, mas traz visual moderno e possibilidade de blindagem de fábrica, algo inédito na categoria.
Desafios e expectativas
Mesmo com todas as promessas, você sabe que lançar uma nova marca de carros no Brasil não é tarefa fácil. A Lecar precisa:
-
Construir a fábrica no prazo — algo que ainda não começou fisicamente.
-
Cumprir as metas de nacionalização.
-
Convencer consumidores de que seus carros valem o investimento.
-
Garantir rede de assistência — possibilidade de usar a estrutura da Renault é um trunfo.
-
Produzir em escala para atender a demanda inicial de 5 mil interessados.
O papel da Horse e da WEG
A escolha da 馬 para fornecer o motor a combustão é estratégica. Trata-se de uma joint venture entre ルノー それは Geely信頼性とメンテナンスの容易さを確保します。
Já a WEG, orgulho brasileiro, entra com o motor elétrico, fortalecendo a proposta de tecnologia nacional.
Impacto no mercado
Com preços competitivos, consumo baixo e proposta híbrida flex, a Lecar pode conquistar clientes que querem:
-
Economia 燃料の。
-
Autonomia estendida sem medo de recarga.
-
Design moderno.
-
安全 com blindagem original.
Se conseguir entregar o que promete, a marca pode até exportar para países da América Latina e além.
Resumo das promessas da Lecar

-
Primeiras entregas: agosto de 2026.
-
Apresentação oficial: Salão do Automóvel, novembro de 2026.
-
Fábrica no Espírito Santo com R$ 860 milhões de investimento.
-
Dois modelos iniciais: 459 (SUV) e Campo (picape).
-
Terceiro modelo no futuro: Tático (SUV urbano).
-
Motorização híbrida flex com até 33,3 km/l.
-
Blindagem de fábrica.
-
83% de nacionalização.