Renault Patenteia Câmbio Inovador no Brasil

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ルノー está se preparando para revolucionar o mercado automobilístico brasileiro com uma transmissão inovadora para carros híbridos。 ○ Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) concedeu à montadora o registro de patente do câmbio Multimode, uma tecnologia voltada exclusivamente para veículos eletrificados, que promete maior eficiência e menor desperdício de energia.

O que é o câmbio Multimode?

Duster Hybrid de terceira geração é equipado com o câmbio Multimode — Foto: Divulgação

Diferente das transmissões convencionais, o Multimode é um sistema que elimina a necessidade de embreagem tradicional, utilizando atuadores eletrônicos para engatar e desengatar as marchas. Essa tecnologia foi projetada para operar em conjunto com um 電気モーター, permitindo trocas mais suaves e um desempenho mais eficiente.

ヨーロッパ, esse sistema já é utilizado em modelos como o Dacia Duster Hybrid de terceira geração e o SUV Renault Rafale. Agora, com o registro no ブラジル, a expectativa é que ele seja aplicado em futuros híbridos flex da marca produzidos no país.

Como funciona esse sistema?

câmbio Multimode opera com três atuadores eletrônicos, responsáveis por gerenciar a conexão entre as marchas. O torque do 燃焼エンジン é cuidadosamente controlado antes da troca das marchas, garantindo uma transição suave e eficiente. Esse sistema é baseado no conceito de embreagem cachorro (dog clutch), que é mais leve e eficaz que um câmbio de dupla embreagem convencional.

A transmissão da ルノー それは quatro marchas acopladas ao motor a combustão それは duas marchas conectadas ao motor elétrico, resultando em até 15 combinações possíveis. Esse design permite uma gestão mais precisa da potência, reduzindo o desperdício de energia.

Segundo a ルノー, o câmbio Multimode それは 15% mais eficiente do que uma transmissão DCT (dupla embreagem), tornando-se uma alternativa viável para híbridos.

Vantagens do câmbio Multimode

Renault Rafale é outro SUV da marca que traz a caixa Multimode dedicada a veículos híbridos — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte
  • Maior eficiência energética: Redução de 15% no desperdício de energia em comparação com câmbios tradicionais.
  • Trocas de marcha mais suaves: Controle eletrônico avançado evita trancos e melhora a dirigibilidade.
  • Redução de peso: O sistema é mais leve que um câmbio de ダブルクラッチ, contribuindo para a eficiência do veículo.
  • 回生ブレーキ: Borboletas no volante permitem ajustar diferentes níveis de recuperação de energia, como ocorre nos carros elétricos.

Quando veremos essa tecnologia no Brasil?

Apesar do registro no インピ, não há confirmação oficial de que a tecnologia será utilizada nos próximos lançamentos da ルノーブラジル. A marca está desenvolvendo modelos híbridos flex, mas a previsão é que as primeiras opções utilizem um sistema mais simples, com motor TCe turbo e um híbrido leve de 48V, associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem.

Dois modelos cotados para estrear esse sistema no Brasil entre 2026 e 2027 são o SUV Boreal そしてその picape Niagara, ambos da Renault. Esses modelos devem contar com um conjunto eletrificado mais acessível antes da introdução do câmbio Multimode.

結論

Renault Rafale Esprit Alpine – lateral — Foto: Divulgação

ルノー segue apostando forte na eletrificação e no desenvolvimento de tecnologias mais eficientes para o mercado automotivo. O câmbio Multimode representa um avanço importante na transição para veículos híbridos e elétricos, oferecendo maior eficiência, economia de energia e suavidade nas trocas de marcha. Embora sua implementação no ブラジル ainda seja incerta, a patente registrada mostra que a marca está preparando o terreno para um futuro mais 持続可能な それは 技術的な nas estradas brasileiras. Agora, resta aguardar os próximos passos da Renault e torcer para que essa inovação chegue logo por aqui!

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