Nos anos 1970, um projeto ousado da Volkswagen do Brasil chamou atenção no cenário automotivo nacional: o VEMP (Veículo Militar Protótipo). Inspirado no sucesso de veículos como o Kübelwagen e o Type 181 “Thing”, desenvolvidos pela matriz alemã da Volkswagen, o VEMP foi uma tentativa de criar um utilitário militar genuinamente brasileiro. Contudo, ao contrário de seus “parentes” alemães, o jipinho não passou da fase de protótipo.
O Contexto Histórico do VW VEMP
Durante a II Guerra Mundial, a Alemanha desenvolveu o Kübelwagen, um veículo militar baseado no robusto chassi e motor do Fusca. Décadas depois, a Volkswagen lançou o Type 181, ou “Thing”, projetado inicialmente para uso militar, mas que conquistou o público civil, especialmente nos Estados Unidos.
No Brasil, a inspiração veio com uma necessidade específica: o Exército Brasileiro estava em busca de um veículo 4×4 para terrenos desafiadores, capaz de transportar até quatro pessoas e rebocar 500 kg. Foi nesse contexto que nasceu o VW VEMP, uma tentativa da Volkswagen de conquistar uma fatia no segmento militar.
As Características do VW VEMP
O VEMP apresentava uma proposta robusta e prática:
- Carroceria em aço, montada sobre o chassi da Kombi.
- Motor 1.600 cm³ refrigerado a ar, o mesmo utilizado em diversos modelos da marca.
- Suspensão dianteira com barras de torção longitudinais fixadas diretamente ao chassi.
Dois protótipos foram desenvolvidos: um com tração 4×4, como exigido pela licitação do Exército, e outro com tração 4×2.
O Desempenho e a Derrota na Licitação
O modelo 4×4 era equipado com tração traseira padrão e caixas de redução nas rodas. Quando necessário, a tração dianteira podia ser acionada manualmente por uma alavanca adicional. A configuração prometia bom desempenho em terrenos acidentados, mas a Volkswagen não conseguiu superar os concorrentes na licitação militar.
Com a derrota, o protótipo 4×4 foi reaproveitado como veículo de serviço interno na fábrica da Volkswagen, transportando peças e componentes. Sua aparência original foi alterada com o tempo: ganhou uma nova pintura, rodas de liga leve e modificações na carroceria para se adequar às funções internas.
O Raro Protótipo 4×2
Já o protótipo 4×2 teve um destino peculiar. Supostamente adquirido por Wolfgang Sauer, então presidente da Volkswagen, o veículo teria sido levado para um sítio particular. Décadas depois, foi reencontrado em Campinas-SP, em estado muito diferente do original.
A Restauração do VW VEMP 4×4
Em anos recentes, a Volkswagen decidiu restaurar o protótipo 4×4, que hoje integra o acervo da Garagem Volkswagen. O processo de restauração foi minucioso, já que as informações sobre o projeto original eram escassas. A equipe baseou-se em fotografias de época para devolver ao VEMP suas características originais.
O JEG: Um “Primo” do VEMP?
Um capítulo curioso na história do VEMP envolve outro jipinho brasileiro: o DaCunha JEG. Desenvolvido na mesma época, o JEG também utilizava a mecânica e plataforma da Kombi, com uma carroceria de metal muito semelhante à do VEMP.
No entanto, o JEG foi comercializado inicialmente apenas com tração 4×2, ganhando uma versão 4×4 posteriormente. A semelhança entre os dois modelos gerou especulações: teria o JEG se inspirado no VEMP? Ou o contrário?
Em uma reportagem de 1976 do jornal O Globo, o VW VEMP ainda era descrito como um protótipo, enquanto o JEG já estava pronto para ser lançado. Apesar das coincidências, a origem exata do design do JEG permanece um mistério.
Por Que o VW VEMP Nunca Saiu do Papel?
Diversos fatores podem explicar o fracasso do VEMP em avançar além da fase de protótipo:
- Concorrência Acirrada: O mercado militar exigia veículos extremamente confiáveis e versáteis.
- Limitações Técnicas: Embora robusto, o VEMP usava um motor e chassi derivados da Kombi, o que poderia não atender plenamente às demandas de um veículo militar.
- Foco Comercial: A Volkswagen do Brasil pode ter decidido priorizar outros segmentos mais lucrativos, como o de automóveis civis.
O Legado do VW VEMP
Embora tenha sido um projeto abortado, o VW VEMP é uma parte interessante da história da Volkswagen no Brasil. Ele demonstra a capacidade da engenharia local em adaptar soluções às necessidades nacionais, mesmo que essas soluções nem sempre tenham chegado ao mercado.
Hoje, o VEMP restaurado é um símbolo de inovação e criatividade em uma época de desafios e experimentação. Sua presença na Garagem Volkswagen mantém viva a memória de um projeto que, embora não tenha vingado, deixou sua marca na história automotiva brasileira.
Conclusão: Memórias de um Protótipo Único
Você pode até nunca ter visto um VW VEMP pessoalmente, mas é impossível ignorar sua importância histórica. Ele simboliza uma época em que a indústria nacional buscava se afirmar, criando soluções que refletiam as demandas locais. Mesmo que o projeto não tenha avançado, o legado do VEMP inspira engenheiros e entusiastas até hoje.
Se você gosta de carros históricos, vale a pena conhecer mais sobre o VEMP e outros projetos curiosos da Volkswagen. Afinal, é sempre fascinante redescobrir peças únicas da nossa história automotiva. E quem sabe, algum dia, você não tenha a oportunidade de ver um VEMP restaurado de perto?
Agora em 2025, com tantas novidades tecnológicas, é impressionante olhar para trás e perceber como projetos como o VW VEMP pavimentaram o caminho para os avanços que temos hoje. Mesmo sem sair do papel, o jipinho militar da Volkswagen deixou sua marca — e merece ser lembrado como um dos ícones da inovação automotiva brasileira.