Se você é um entusiasta de carros ou simplesmente aprecia histórias automotivas intrigantes, o Volkswagen Fusca sempre aparece como um dos veículos mais icônicos e versáteis de todos os tempos. Agora, imagine transformar um dos modelos mais populares da história em uma verdadeira aberração mecânica, equipando-o com um motor Porsche e um visual widebody que não passaria despercebido em nenhuma estrada ou exposição. Essa é a história do chamado “Beetle by Oettinger”, uma obra de engenharia e criatividade que flerta com o bizarro, mas que carrega uma aura irresistível.
A Conexão entre o Fusca e o Porsche
Você já deve ter ouvido falar que o Fusca e o Porsche 911 compartilham algumas semelhanças, e não é por acaso. Ambos têm suas raízes ligadas a Ferdinand Porsche, o projetista do Fusca e, posteriormente, o mentor por trás dos esportivos da Porsche. Apesar de suas diferenças cruciais – como a quantidade de cilindros e o propósito de cada veículo – a arquitetura mecânica básica, com motor traseiro e arrefecimento a ar, é algo que une os dois modelos.
É comum ouvir piadas de que o Fusca é um “Porsche que deu errado” ou que o 911 é apenas um Fusca turbinado. Mas, se você realmente analisar, essas comparações simplistas não fazem jus à complexidade e à genialidade por trás de ambos os projetos. E foi justamente essa proximidade técnica que abriu portas para que entusiastas ousados criassem versões modificadas, aproximando o humilde Fusca de seu “parente” mais nobre.
O Beetle by Oettinger: Muito Além do Convencional
Entre as várias criações baseadas no Fusca, o “Beetle by Oettinger” se destaca como uma das mais extremas. Produzido na década de 1970 pela renomada preparadora alemã Oettinger, esse projeto não foi fruto de uma garagem improvisada, mas sim de uma oficina respeitada, que entregou uma verdadeira obra de arte automotiva.
Design Widebody Inspirado no Porsche 930 Flachbau
O cliente que encomendou o projeto não queria um Fusca “apenas esportivo”; ele queria algo verdadeiramente radical. O design do carro foi inspirado no Porsche 930 Flachbau, uma das versões mais icônicas do 911 Turbo da primeira geração. O Flachbau, ou “nariz chato”, foi um projeto da Porsche baseado no lendário 935, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1979.
No caso do Beetle by Oettinger, a transformação incluiu para-lamas largos, soleiras redesenhadas e para-choques frontal e traseiro provenientes do Porsche 911. Além disso, o carro foi equipado com faróis e lanternas idênticos aos do esportivo, criando um visual que, embora caricato, é impressionante.
O mais interessante? Tudo foi feito em chapas de metal, não em fibra de vidro, como seria esperado em projetos desse tipo. O resultado final é uma carroceria de 2,2 metros de largura, o que torna este Fusca o mais largo de toda a Europa.
Base Mecânica: Fusca 1303 com Motor Porsche
O carro escolhido para a transformação foi um Volkswagen Fusca 1303, considerado o ápice da evolução do modelo na Europa. Este Fusca trouxe inovações significativas em relação aos seus antecessores, como:
- Suspensão dianteira McPherson, que melhorava a dirigibilidade.
- Para-brisa curvado, oferecendo melhor aerodinâmica e visibilidade.
- Painel mais moderno e um porta-malas 50% maior.
Com essa base já aprimorada, a Oettinger instalou um legítimo motor flat-six da Porsche. Embora a especificação exata tenha se perdido com o tempo, sabe-se que o motor entrega impressionantes 260 cv, o que indica a possibilidade de ser o bloco de três litros do Porsche 911 Turbo 930.
Se você está pensando que isso é um exagero para um Fusca, está absolutamente certo. Mas é justamente essa extravagância que torna o projeto tão fascinante.
Do Circuito ao Museu
Embora esse Fusca tenha sido criado com um visual de carro de corrida, ele não foi apenas um exercício de estilo. As fitas brancas frequentemente vistas nas fotos do carro eram usadas para proteger a pintura durante competições. Sim, ele foi construído para ser dirigido – e em alta velocidade.
Atualmente, o Beetle by Oettinger não pertence a uma coleção particular. Ele faz parte do acervo do Museu da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, onde é exibido ao lado de um Fusca original para evidenciar as impressionantes modificações.
O Fascínio pelo Exagero
É impossível olhar para o Beetle by Oettinger e não sentir algo – seja admiração, curiosidade ou até estranheza. A combinação de um Fusca com elementos de design do Porsche 911 cria uma identidade visual que desafia convenções e cativa os olhares.
Você pode até questionar se esse tipo de modificação vale o esforço e o investimento. Afinal, quanto custaria replicar um projeto como este nos dias de hoje? Com base nos valores atuais, só o motor Porsche e as adaptações para instalá-lo poderiam ultrapassar os R$ 200.000, considerando o custo de peças e mão de obra especializada.
Se somarmos as alterações estruturais, os novos componentes de carroceria e o acabamento, não seria exagero estimar que um projeto similar custaria facilmente mais de R$ 500.000.
Conclusão
O Beetle by Oettinger é um lembrete de que o mundo automotivo não conhece limites quando o assunto é criatividade e paixão. Ele transforma o Fusca, um dos carros mais simples e acessíveis da história, em uma máquina que mistura performance, estilo e exclusividade de forma única.
Você pode nunca ter a chance de dirigir um carro como esse, mas só de conhecer sua história já é suficiente para apreciar o trabalho e a ousadia por trás de sua criação. Afinal, o que seria do universo dos carros se não houvesse pessoas dispostas a desafiar padrões e reinventar o que já parecia perfeito?
E aí, o que você acha dessa combinação de Fusca e Porsche? Inspirador ou exagerado? Independentemente da sua opinião, uma coisa é certa: o Beetle by Oettinger é uma peça rara que jamais será esquecida.