Início Carros Clássicos Ford Escort Mk1 RS: O Retorno da Lenda

Ford Escort Mk1 RS: O Retorno da Lenda

0

O mundo dos carros clássicos e restomods sempre teve um fascínio irresistível, onde a nostalgia do passado se encontra com as inovações da engenharia moderna. Em 2024, estamos prestes a viver um dos momentos mais empolgantes desse universo: o retorno do Ford Escort Mk1 RS2000, 50 anos após sua última unidade ser produzida. Mas não se trata de um simples restauro; a Boreham Motorworks, com o apoio da própria Ford Motor Company, vai criar uma nova versão deste ícone, com um visual praticamente idêntico ao original, mas com tecnologias de ponta que vão proporcionar uma experiência de condução única.

O Surgimento da Lenda: Ford Escort Mk1

Lançado pela Ford nos anos 60 e início dos 70, o Escort Mk1 tornou-se um dos carros mais amados do mundo. Era um modelo acessível, mas com um desempenho admirável, especialmente nas versões esportivas, como o RS2000. Esse modelo em particular ficou famoso por sua leveza, agilidade e desempenho nas competições de rally. O Escort Mk1 RS2000, em sua época, foi um dos primeiros modelos a combinar um motor potente com um design compacto e elegante, o que o fez ser adorado por muitos.

Em 2024, a Boreham Motorworks e a Ford decidiram reviver essa lenda com um projeto audacioso que trará o Escort Mk1 de volta às estradas, mas com uma abordagem moderna e ainda mais emocionante.

O Projeto Continuumod: Restomod com Inovações

Imagem: Boreham Motorworks

Esse retorno ao passado é o que podemos chamar de restomod – uma mistura entre restauração e modificação. No entanto, o projeto do Ford Escort Mk1 RS2000 vai além do convencional. Ao invés de pegar um modelo antigo e restaurá-lo, a Boreham Motorworks decidiu construir o carro do zero, mantendo a essência do original, mas adicionando melhorias significativas.

Um dos pontos mais interessantes desse projeto é o fato de que o novo Escort será fabricado com um novo número de chassis, que é imediatamente posterior ao das últimas unidades produzidas há 50 anos. Isso significa que cada unidade é praticamente uma réplica, mas com uma base moderna e adaptada às necessidades de quem procura um carro de alto desempenho nos dias atuais.

Design: A Simplicidade Clássica com Toques Modernos

Imagem: Boreham Motorworks

Em termos de design, a Boreham Motorworks trabalhou com os planos originais da Ford para garantir que as semelhanças entre o modelo antigo e o novo fossem mais que perceptíveis. No entanto, algumas modificações foram feitas para melhorar a eficiência dinâmica e a segurança, mantendo, claro, o charme do Escort Mk1.

A estrutura foi reforçada para suportar a potência moderna e garantir maior segurança nas estradas. Os guarda-lamas foram alargados para acomodar os pneus mais largos e garantir uma maior estabilidade nas curvas. A frente e a traseira receberam novos grupos óticos em LED, que, além de proporcionarem uma assinatura visual única, também ajudam a modernizar o visual do carro. Esses detalhes são assinados por Wayne Burgess, o renomado designer da Jaguar, conhecido por seu trabalho em design automotivo de alta classe.

O Prazer de Conduzir: Uma Máquina de Alta Performance

Imagem: Boreham Motorworks

Quando falamos de um Ford Escort Mk1 RS2000, não podemos deixar de destacar o prazer de condução. A proposta da Boreham Motorworks é manter o foco na experiência autêntica de dirigir, sem muitas ajudas eletrônicas. Por isso, o novo modelo não terá direção assistida nem ABS. Em vez disso, o projeto se concentra em um desempenho puro e imersivo.

O novo Escort Mk1 será equipado com um eixo traseiro de alumínio e titânio, além de uma suspensão com coilovers, ideal para quem busca performance e reatividade. O carro contará também com um diferencial autoblocante, o que significa que você terá controle total nas curvas, aproveitando ao máximo cada centímetro da estrada.

Duas Opções de Motor: Potência e Leveza

Uma das partes mais empolgantes do projeto é o motor. A Boreham Motorworks oferece duas opções de motorização para o novo Escort Mk1 RS2000. A primeira é uma unidade de 1.845 cm³, que entrega 185 cv de potência. Esse motor será associado a uma caixa de quatro marchas, com dentes retos, para garantir uma experiência de condução mais crua e envolvente.

No entanto, se você é do tipo que não se contenta com menos, a segunda opção é uma verdadeira revolução. Trata-se de um motor de 2.1 litros, capaz de entregar impressionantes 300 cv. Não há turbo aqui; é pura rotação. Esse motor pode atingir 10.000 rpm, algo absolutamente notável para um modelo como esse. E o mais interessante: o motor pesa apenas 85 kg, o que contribui para a leveza do carro.

Com esse motor, o Escort Mk1 RS2000 pesará apenas 800 kg. Isso significa que os 300 cv estarão em um carro extremamente leve, proporcionando uma aceleração impressionante e uma experiência de condução verdadeiramente visceral. Acompanhe tudo isso com uma caixa dogleg de cinco marchas e um sistema de escape em titânio, e você terá uma experiência sonora única e de tirar o fôlego.

Interior: Minimalismo e Tecnologia

Imagem: Boreham Motorworks

Por dentro, a Boreham Motorworks apostou no minimalismo. O Escort Mk1 RS2000 será uma máquina focada na condução, com dois assentos desportivos e um painel que remete ao modelo original. Porém, para não deixar a modernidade de lado, a consola conta com um pequeno ecrã digital, onde você pode conectar seu smartphone via Apple CarPlay. Isso significa que, mesmo em um carro focado na experiência de dirigir, você poderá aproveitar a conveniência da tecnologia moderna.

A Produção e o Preço

Imagem: Boreham Motorworks

A produção do Ford Escort Mk1 RS2000 começará apenas no terceiro trimestre de 2025, com a apresentação final prevista para o verão de 2025. No total, serão produzidas apenas 150 unidades desse modelo exclusivo. Cada unidade será feita sob medida para o proprietário, o que significa que a produção não começará até que já exista um comprador garantido.

Quanto ao preço, espera-se que o valor de cada unidade fique ligeiramente abaixo de 300 mil libras, o que equivale a cerca de R$ 1,8 milhão. Esse preço pode parecer elevado, mas para os apaixonados por carros e colecionadores, cada centavo será bem investido em um pedaço da história automotiva, agora modernizado.

Conclusão: O Encanto de Dirigir um Ícone

Imagem: Boreham Motorworks

O Ford Escort Mk1 RS2000 da Boreham Motorworks é, sem dúvida, um dos projetos mais fascinantes da atualidade. Ele é o exemplo perfeito de como a nostalgia e a inovação podem se combinar para criar algo verdadeiramente único. Aquele que escolher um desses 150 exemplares exclusivos poderá experimentar a sensação de dirigir um carro clássico, com toda a tecnologia e performance modernas.

Se você busca a experiência pura de condução, sem interferências eletrônicas, e quer reviver a essência dos carros de rally dos anos 70, este é o carro dos seus sonhos. O Ford Escort Mk1 RS2000 não é apenas um restomod; ele é uma verdadeira obra de arte da engenharia automotiva.

Com um design que respeita suas raízes e um desempenho que vai além das expectativas, este é um carro para quem sabe apreciar o prazer de dirigir. Não é para qualquer um, mas se você é apaixonado por carros e tem o privilégio de possuir um desses modelos, certamente fará parte da história automotiva do futuro.

Imagem: Boreham Motorworks
Imagem: Boreham Motorworks
Imagem: Boreham Motorworks
Veja o nosso último vídeo:
Se você gostou do conteúdo, siga-nos:
Google New Instagram Youtube Pinterest

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Português do Brasil
Sair da versão mobile