Ford Corcel Bino 1969: A Joia Rara do Clássico

0
172

Se você é fã de carros clássicos e está sempre em busca de exemplares únicos e cheios de história, talvez já tenha se deparado com o Ford Corcel Bino 1969 . Atualmente anunciado por R$ 149.900 em um grupo de venda de carros clássicos no Facebook, esse modelo se destaca por uma série de características que o tornam um verdadeiro ícone para os entusiastas de veículos vintage. Mas o que faz esse Ford Corcel Bino tão especial, considerando que é possível encontrar modelos do Corcel em ótimo estado por valores que variam entre R$ 25 mil e R$ 40 mil ? Vamos explorar a história e as particularidades desse modelo.

O Surgimento do Ford Corcel Bino

Foto: Facebook

A história do Corcel Bino começa em 1968 , quando o modelo foi lançado como uma versão mais esportiva do já popular Ford Corcel. A grande diferença é que o Bino não foi uma criação oficial da Ford, mas uma versão personalizada e aprimorada por Luiz Antônio Grecco , um preparador e ex-integrante da Equipe Willys . Grecco era o proprietário da Concessionária Bino-Samdaco Automóveis e Equipamentos , localizada em São Paulo, e foi ele quem idealizou a versão que ficou conhecida como “Bino”.

O kit Bino não era apenas uma personalização visual. Ele também adicionou itens de performance que transformaram o Corcel em um modelo com um desempenho mais agressivo e dinâmico. O sucesso do Corcel Bino foi tanto que ele foi homologado pela própria Ford , o que permitiu que os carros prontos com o kit fossem vendidos nas concessionárias da marca, com a mesma garantia do modelo original.

Mais Potência e Estilo Exclusivo

Foto: Facebook

O primeiro aspecto que chama a atenção no Ford Corcel Bino 1969 é o aumento significativo de potência em relação ao Corcel convencional. O motor original de 1,3 litros foi substituído por um motor 1.5, com dupla carburação , camisas , pistões e anéis de maior diâmetro , além de um novo comando de válvulas . Para dar conta do aumento de desempenho, o modelo recebeu também carter maior , radiador de óleo e um escapamento esportivo Kadron .

Esse aumento na potência fez com que o Corcel Bino atingisse 144 km/h , um feito impressionante para a época. Em testes realizados pela Revista Auto Esporte de 1969, o modelo alcançou a marca de 100 km/h em apenas 16 segundos , um desempenho bastante competitivo, especialmente considerando que era um modelo nacional, e não importado. Esses números colocam o Corcel Bino como um dos modelos mais rápidos do seu tempo, fazendo jus à sua versão esportiva.

Além do aumento de potência, o visual do Corcel Bino também era diferenciado. A versão esportiva do modelo contava com faixas laterais , capô com falsas entradas de ar e rodas de magnésio , disponíveis em três opções de acabamento. O conjunto de rodas era equipado com pneus Pirelli Cinturato 165×13 , que conferiam um desempenho ainda melhor.

Outro detalhe importante foi a inclusão de emblemas alusivos ao modelo, e um painel de instrumentos completo , acoplamento sobre o painel original do Corcel. O volante esportivo, com o emblema Bino , e os vidros verdes eram outros detalhes que completavam o visual esportivo. Para quem desejava um toque extra de sofisticação, o modelo oferece também consoles de piso e teto , mas esses itens não estavam presentes no exemplar de 1969 anunciado por R$ 149.900 .

Customização Sob Medida

Foto: Facebook

O grande atrativo do kit Bino era sua personalização sob medida . A Concessionária Bino-Samdaco vende o kit completo, mas também oferece a opção de customização de acordo com as preferências do cliente. Ou seja, era possível comprar o Corcel Bino pronto , com todos os itens de performance e visual, ou adquirir o kit completo para adicionar ao modelo original. Além disso, existia também a possibilidade de comprar os itens separadamente, conforme o gosto do comprador.

Essa liberdade de escolha explicava, em parte, o preço elevado do kit, que chegava a 50% do valor de um Corcel novo . Em 1968, o preço de um Ford Corcel básico estava em torno de R$ 5.000 , o que pretendia que o kit Bino pudesse adicionar mais R$ 2.500 ao valor final do carro. Para muitos, esse custo extra não era um impeditivo, considerando o desempenho e a exclusividade do modelo.

Sedan ou Coupê: A Transição do Corcel Bino

Foto: Facebook

Outro ponto interessante sobre o Corcel Bino é que, inicialmente, a Ford só oferece o modelo na versão sedan de 4 portas . Isso aconteceu porque, no final da década de 1960, o brasileiro não tinha grande preço por carros de quatro portas . Esses carros eram, em sua maioria, associados a táxis, o que fazia com que os modelos de duas portas fossem mais valorizados.

Foi só em 1969 , já no segundo semestre, que a Ford lançou a versão coupê de duas portas do Corcel. A partir desse momento, o modelo coupê passou a ser o mais comum entre os Corcel Bino , uma vez que o desempenho esportivo combinava muito bem com o visual mais arrojado do coupê . Como resultado, a quantidade de sedãs de 4 portas com o kit Bino foi bem limitada, o que torna o exemplar de 1969 anunciado por R$ 149.900 uma verdadeira raridade.

Segundo o vendedor desse modelo, o Ford Corcel Bino 1969 é o único remanescente dos sedãs de 4 portas, o que o torna ainda mais desejado por colecionadores e fãs de carros clássicos. Não podemos confirmar essa certeza, mas o fato é que os Corcéis Bino sedans são extremamente difíceis de encontrar, especialmente em estado original e impecável .

A Vida Curta do Corcel Bino

Foto: Facebook

O Ford Corcel Bino teve uma vida curta . Produzido até meados de 1972 , o modelo perdeu espaço com o lançamento do Corcel GT XP , que tinha um motor 1.4 mais potente e um desempenho ainda melhor. A partir desse momento, a versão Bino perdeu seu apelo, pois os compradores passaram a optar pela versão GT XP , que oferece desempenho semelhante, mas com a vantagem de ser um modelo oficial da Ford.

Apesar de sua curta produção, o Corcel Bino deixou um legado e ainda é lembrado como uma das versões mais interessantes e bem resolvidas do Corcel. Para os amantes de carros clássicos, o modelo Bino é um verdadeiro tesouro , especialmente em exemplares originais e bem conservados como o sedan de 4 portas de 1969 .

Vale a Pena Investir R$ 149.900 no Ford Corcel Bino 1969?

Foto: Facebook

Agora a grande questão: será que vale a pena pagar R$ 149.900 por esse Ford Corcel Bino 1969 ? Para responder a essa pergunta, é importante levar em consideração o valor histórico , a exclusividade e o potencial de valorização que um modelo como esse pode ter no mercado de carros clássicos. Além disso, o estado de conservação do carro e a originalidade dos componentes também são fatores que influenciam diretamente no preço.

É claro que, se o seu objetivo é adquirir um carro para uso diário, esse modelo pode não ser uma escolha mais prática. No entanto, se você é um colecionador ou um amante de carros clássicos, o Ford Corcel Bino 1969 é uma verdadeira relíquia que pode se tornar uma peça valiosa em sua coleção.

Assim, a resposta é sim: se você é apaixonado por carros clássicos e está disposto a investir em um modelo raro e cheio de história, o Ford Corcel Bino 1969 certamente vale cada centavo dos R$ 149.900 pedidos pelo vendedor. É uma oportunidade única de adquirir uma verdadeira joia do automobilismo nacional, que combina desempenho, estilo e exclusividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui