A Fiat Toro 2025 chega com uma mudança importante sob o capô. O motor 2.0 turbodiesel, presente na linha desde o lançamento da picape, sai de cena para dar lugar ao novo 2.2 Multijet turbodiesel. Essa atualização acompanha a estratégia da Stellantis, que já havia introduzido esse motor na Ram Rampage, e agora faz a transição para outros modelos do grupo.
A troca de motorização afeta diretamente as versões Volcano e Ranch, que serão as primeiras a receber o novo conjunto mecânico. No entanto, a marca ainda não divulgou os preços oficiais das configurações atualizadas, mas espera-se que o reajuste seja mínimo, acompanhando a evolução tecnológica e de desempenho.
O motivo da mudança: novas regras de emissões
O motor 2.0 turbodiesel estava com os dias contados devido às exigências do Proconve L8, o novo conjunto de regras para emissões de poluentes no Brasil. Para manter a Toro dentro da regulamentação ambiental, a Fiat decidiu aposentar o motor antigo e apostar no 2.2 Multijet, que é mais moderno, potente e eficiente.
A troca também deve afetar outros modelos da Stellantis. O Jeep Commander, por exemplo, também adotará esse motor, enquanto o Jeep Compass deve perder a opção a diesel e manter apenas os propulsores 1.3 turbo flex e 2.0 turbo a gasolina.
Mais potência e torque para a Toro 2025
A mudança de motorização representa um grande salto para a Fiat Toro. O novo motor 2.2 Multijet entrega 200 cv e 45,9 kgfm de torque, enquanto o antigo 2.0 turbodiesel gerava 170 cv e 35,7 kgfm. São 30 cv e 10,2 kgfm a mais, garantindo mais força e eficiência para a picape.
Essa nova configuração continua acompanhada da transmissão automática de nove marchas e da tração integral AWD, proporcionando melhor desempenho tanto no asfalto quanto no off-road. Além disso, a nova motorização promete um consumo de combustível mais eficiente, reduzindo o custo por quilômetro rodado.
Ajustes na linha Fiat Toro
Para viabilizar essa mudança, a Fiat já vinha fazendo ajustes na linha Toro. A versão Ultra, conhecida por sua capota rígida na caçamba, passou a ser vendida exclusivamente com o motor 1.3 turbo flex, enquanto a Volcano voltou a contar com uma opção a diesel, se juntando à Ranch.
Essa reorganização de versões evita uma sobreposição direta com a Fiat Titano, a nova picape média da marca. A Titano também receberá o 2.2 turbodiesel, substituindo o motor 2.2 BlueHDI da Peugeot, atualmente utilizado na configuração. A mudança trará um ganho de 20 cv e 5,1 kgfm, tornando-a mais competitiva no segmento.
Produção na Argentina e lançamento em 2025
O novo motor 2.2 Multijet será fabricado na unidade da Stellantis em Córdoba, Argentina, mesma planta responsável pela produção da Fiat Titano. Essa mudança visa otimizar a produção e garantir uma maior oferta do motor para os modelos do grupo.
O lançamento da Fiat Toro 2025 com o novo motor está previsto para acontecer até o meio do ano, chegando às concessionárias nos meses seguintes. Embora os preços ainda não tenham sido confirmados, espera-se um valor próximo ao da atual versão 2.0 turbodiesel, que parte de aproximadamente R$ 210.000.
Com essa atualização, a Toro 2025 se mantém como uma das picapes mais desejadas do Brasil, combinando força, tecnologia e versatilidade para atender tanto os consumidores urbanos quanto aqueles que precisam de um veículo robusto para o trabalho.
Fique ligado para mais novidades sobre o lançamento da Fiat Toro 2025 e acompanhe as primeiras impressões da nova motorização!