Escort 1988: Raridade com Relógio Digital do Del Rey

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Quando você pensa em carros clássicos, uma das primeiras imagens que vem à mente é provavelmente de um modelo esportivo marcante que atravessou gerações. No Brasil, o Ford Escort XR3 é exatamente isso. Com sua combinação de desempenho e design, ele se tornou um dos carros mais emblemáticos da história automotiva do país. No entanto, talvez você não saiba que esse modelo teve uma versão exportada para os Estados Unidos com características distintas. Recentemente, um Escort GT 1988, vendido no mercado americano, foi leiloado por lá, chamando a atenção dos entusiastas de carros clássicos e colecionadores. Este modelo de 1988 não é apenas um veículo de valor histórico, mas também carrega um pequeno detalhe curioso: um relógio digital semelhante ao do Del Rey, que faz com que esse carro seja ainda mais especial.

Neste artigo, você vai entender todos os detalhes sobre o Ford Escort GT 1988, suas peculiaridades em relação ao modelo brasileiro e o que tornou essa unidade leiloada tão única. Prepare-se para uma jornada pelo passado da indústria automobilística, explorando os pormenores dessa raridade que foi vendida nos Estados Unidos.

O Escort XR3 e o Escort GT 1988: Uma Comparação entre Brasil e EUA

Créditos: Motor1

O Ford Escort XR3 é, sem dúvida, um dos ícones do Brasil, especialmente no final da década de 1980. Quando o modelo foi lançado, ele revolucionou o mercado nacional, oferecendo desempenho esportivo e um design que atraía todos os olhares. Inicialmente, o modelo contava com o motor 1.6 CHT de 82,9 cv, que posteriormente foi substituído pelo motor AP1800S 1.8 da Volkswagen, que entregava 99 cv, elevando o modelo a um novo patamar de performance.

No entanto, o Escort também foi vendido nos Estados Unidos, mas com uma versão adaptada e um design próprio para o mercado americano. O modelo que se destacou por lá foi o Escort GT, que, embora tivesse o mesmo nome, possuía algumas diferenças em termos de design e mecânica.

Um Leilão que Atrai Olhares de Colecionadores

Créditos: Motor1

Em janeiro de 2025, um Escort GT 1988 foi leiloado nos Estados Unidos, e o preço final alcançou uma cifra impressionante. Este modelo em específico tinha apenas 28.000 milhas (aproximadamente 45.000 km) no hodômetro, o que é extremamente baixo para um veículo dessa idade. Para você ter uma ideia, carros com essa quilometragem são considerados raridades e, por isso, possuem um valor de mercado muito mais alto do que os modelos com maior rodagem.

O Escort GT leiloado foi fabricado em 1988, uma unidade que já trazia as melhorias do modelo 1988 ½. Essa versão foi uma das últimas a ser produzida antes da chegada da nova geração, e, como tal, trazia alguns diferenciais estéticos, como para-choques envolventes de plástico, com faróis de neblina integrados, além de uma nova grade dianteira e saias laterais que davam ao carro um visual mais esportivo e moderno para a época.

No interior, o carro se manteve bem conservado, com o painel original, assentos de tecido bege e detalhes de acabamento de alta qualidade. A carroceria preta do Escort GT também foi cuidadosamente polida para realçar sua aparência, e o polimento deu ao carro um brilho intenso, que o fez se destacar ainda mais durante o leilão.

O Equipamento Tecnológico e o Relógio Digital do Del Rey

Créditos: Motor1

Uma das características mais interessantes desse Escort GT 1988 é o seu relógio digital, que lembra muito o modelo presente no Del Rey, um carro brasileiro muito querido pelos entusiastas da Ford. Para quem não sabe, o Del Rey foi um sedã de luxo lançado no Brasil na década de 1980, que foi equipado com relógios digitais futuristas, algo bastante moderno para a época. O Escort GT 1988 leva essa herança, e o relógio digital que equipa esse modelo é uma das características que encantam os colecionadores.

Além disso, o Escort GT 1988 trazia diversos outros equipamentos avançados para a época. Um deles é o sistema de som com toca-fitas e rádio AM/FM, que era a escolha preferida para os motoristas que adoravam curtir uma boa música enquanto dirigiam. O ar-condicionado e o controle de cruzeiro eram itens de conforto muito valorizados, além dos bancos traseiros rebatíveis e tapetes de carpete com o logo Escort bordado.

Desempenho e Mecânica do Escort GT 1988

Créditos: Motor1

Sob o capô, o Escort GT 1988 era equipado com o motor CVH 1.9 de 115 cv e 16,59 kgfm de torque, que era acoplado a um câmbio manual de 5 marchas. Essa combinação mecânica garantiu ao carro um desempenho satisfatório para a época, tornando-o uma excelente opção para quem queria um modelo esportivo acessível.

Em comparação com o modelo brasileiro, o Escort XR3 com motor AP1800S também era um carro bem competitivo, mas o Escort GT 1988 estava um passo à frente em termos de desempenho, com uma potência ligeiramente superior.

Em termos de manutenção, esse modelo americano foi bem cuidado ao longo dos anos. A bomba de combustível foi substituída em 2020, e os discos e pastilhas de freio também foram renovados recentemente. Embora o sensor de temperatura precise ser substituído, o resto da mecânica do carro está em bom estado e pronto para rodar por muitos quilômetros.

O Valor de Mercado e o Fascínio pelos Clássicos

Créditos: Motor1

Quando o leilão foi realizado, o Escort GT 1988 alcançou um preço surpreendente, o que demonstra o quanto os carros clássicos estão sendo valorizados no mercado atual. Isso reflete uma tendência crescente entre os colecionadores e entusiastas, que buscam cada vez mais modelos raros e bem conservados. Esse Escort GT em particular não só é uma raridade pela sua idade e quilometragem, mas também pela história que carrega. O valor de mercado desse tipo de veículo pode variar bastante dependendo da sua condição, e no caso desse Escort GT 1988, a unidade foi vendida por cerca de R$ 70.000.

Esse leilão também revela o crescente interesse dos americanos por modelos que, embora não tenham sido originalmente vendidos em seu mercado, conquistaram um público fiel e apaixonado. Com isso, o mercado de carros clássicos se fortalece cada vez mais, e modelos como o Escort GT continuam a fascinar quem busca um pedaço da história automotiva.

O Legado do Ford Escort no Brasil

Créditos: Motor1

Embora o Escort GT 1988 tenha sido um modelo específico para o mercado americano, o legado do Ford Escort no Brasil é incontestável. No final da década de 1980, o Escort XR3 foi um verdadeiro sucesso de vendas e conquistou o coração de muitos brasileiros. Hoje, ele continua a ser um símbolo da Ford e da indústria automotiva brasileira.

Se você é fã de carros clássicos e sempre quis ter um pedaço dessa história, modelos como o Escort XR3 e o Escort GT podem ser a chave para reviver o passado e sentir a emoção de dirigir um carro que fez parte da história automotiva do mundo.

Conclusão: O Fascínio pelos Carros Clássicos no Futuro

Créditos: Motor1

O leilão do Ford Escort GT 1988 nos Estados Unidos revela algo muito mais profundo sobre a cultura automotiva. Carros clássicos como esse não são apenas veículos; eles são pedaços da história, símbolos de uma época que encantou muitos e que continua a emocionar até hoje. O relógio digital do Del Rey, presente nesse modelo, é apenas um exemplo das muitas características que fazem esses carros tão especiais.

Para você que tem paixão por carros antigos e quer entender mais sobre a evolução da indústria automotiva, esse tipo de leilão é uma janela para o passado, permitindo que você vivencie um pedaço da história que, de alguma forma, ainda está viva nas estradas do mundo.

Seja em leilões ou em coleções particulares, o futuro do mercado de carros clássicos promete ser ainda mais interessante, com modelos como o Escort GT 1988 ganhando cada vez mais destaque e valor.

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