Si hay un automóvil que ha superado generaciones, superado desafíos y aún inspira proyectos audaces, este es el indicado. VW Escarabajo. Símbolo de resiliência e criatividade, o Fusca continua sendo palco de transformações impressionantes. Agora, imagine combinar essa lenda das estradas com um motor radial que já impulsionou tanques e aviões da Segunda Guerra Mundial. Parece impossível? Nos Estados Unidos, o mecânico e entusiasta Mike Nieman provou que não é.
O Projeto Inusitado: Fusca com Motor Radial W670
Nos confins da Califórnia, Nieman transformou um Fusca clássico em algo que parece saído de um filme de ficção científica. O motor boxer tradicional foi substituído pelo W670, un motor radial siete cilindros usado originalmente em tanques M2 e em aeronaves da Segunda Guerra Mundial. Esse motor é capaz de entregar impressionantes 220 CV, algo casi inimaginable para un Escarabajo convencional.
El motor W670 pesa 211 kilogramos, que representa casi una cuarta parte del peso total de un Escarabajo nacional, que alcanza 820 kilos. Para suportar esse trem de força robusto, a estrutura traseira do carro foi completamente reforçada, um desafio que Nieman compartilhou em detalhes no seu canal no YouTube.
A Relação do Fusca com a Segunda Guerra Mundial
Pode parecer estranho associar o Fusca, ícone da simplicidade e economia, à Segunda Guerra Mundial. Contudo, a história revela que o carro tem raízes bem próximas desse período sombrio. Fernando Porsche, criador do Fusca, desenvolveu veículos militares leves durante a guerra, como o Kübelwagen, um jipe robusto, e o Schwimmwagen, veículo anfíbio baseado em componentes do Fusca.
Antes do início da guerra, em 1939, Porsche já trabalhava em protótipos do que seria o carro popular. Esses veículos tinham motor traseiro de quatro cilindros contrapostos e transmissão automática – uma inovação para a época. Foi somente após a guerra, porém, que o Fusca ganhou a forma que o tornaria um sucesso global.
O Fusca no Brasil: Um Capítulo de Sucesso
A trajetória do Fusca no Brasil começou em janeiro de 1959, quando o primeiro exemplar nacional foi produzido em São Bernardo do Campo, São Paulo. Antes disso, o Fusca, conhecido como Volkswagen Sedan, era montado no Brasil com peças importadas da Alemanha.
Durante as décadas seguintes, o Fusca tornou-se parte da vida de milhões de brasileiros, com versões icônicas como o Super Fuscão 1600S, que trazia um motor 1.6 boxer de 65 cv na década de 1970. Embora o desempenho do Fusca tradicional esteja longe de competir com o motor W670 usado por Nieman, essa versão esportiva já demonstrava a versatilidade do modelo.
Transformações Extensas: Dos Motores Subaru ao W670
Não é incomum encontrar Fuscas por aí equipados com motores boxer de Subaru, capazes de entregar mais de 200 CV. Essas modificações já impressionam, mas o projeto de Nieman vai além, combinando a leveza e o peso reduzido do Fusca com a potência de um motor projetado para máquinas militares.
O resultado é uma verdadeira obra-prima mecânica, onde um carro que nasceu para ser econômico e prático se transforma em uma fera capaz de rivalizar com muitos esportivos modernos.
O Motor Radial: Tecnologia da Segunda Guerra Mundial
O motor W670 usado no projeto de Nieman foi originalmente desenvolvido para tanques M2, que desempenharam um papel crucial nas tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Esse motor também equipava aeronaves, como bombardeiros leves, demonstrando sua versatilidade e confiabilidade em situações extremas.
Con sete cilindros dispostos radialmente, o W670 oferece uma entrega de potência única e um som que remete às máquinas de guerra da década de 1940. A adaptação desse motor em um Fusca exigiu criatividade e engenharia avançada, algo que Nieman documentou com paixão.
A Magia do Fusca: Versatilidade Inigualável
O que torna o Fusca tão especial é sua capacidade de se transformar. Seja como um carro de passeio econômico, um esportivo customizado ou uma máquina experimental como a de Nieman, o Fusca é um verdadeiro camaleão automotivo.
Projetos como este nos fazem refletir sobre como a simplicidade do Fusca original é o que permite sua incrível versatilidade. Afinal, poucos carros no mundo podem ostentar a façanha de carregar um motor que impulsionava tanques de guerra.
¿Cuánto cuesta un proyecto como este?
Embora Nieman não tenha revelado o custo total de sua criação, podemos fazer algumas estimativas. Um motor radial W670 restaurado pode custar em torno de US$ 20 mil, o sobre R$ 100 mil na cotação atual. Além disso, os reforços estruturais, ajustes e outras modificações certamente adicionam outros R$ 50 mil ou mais ao projeto.
Esses valores, porém, são pequenos diante da singularidade e do impacto desse Fusca. Para entusiastas de carros clássicos e personalizados, um projeto como este é verdadeiramente inestimável.
Conclusão: Uma Lenda que Nunca Morre
Você, apaixonado por carros, sabe que o escarabajo é mais do que um veículo. Ele é um símbolo de engenhosidade, simplicidade e inovação. O projeto de Mike Nieman, que combina a história do Fusca com a potência de um motor militar, é uma prova de que não existem limites para a criatividade.
Ya sea como icono económico o como máquina de hacer dinero 220 CV pronta para rugir, o Fusca continua nos surpreendendo. E você, já imaginou o que faria com um Fusca clássico? Quem sabe um motor radial não seja o próximo passo para sua própria criação?