VW 30: O Protótipo que Deu Origem ao Fusca

0
98

Si eres fanático de autos clasicos, já deve ter ouvido falar do Volkswagen escarabajo, um dos modelos mais icônicos da história automobilística. Mas antes de sua produção em massa, houve um protótipo essencial: o VW 30. Pouco conhecido pelo grande público, esse modelo foi um dos grandes passos na evolução do Fusca e merece ser lembrado.

A Origem do VW 30

Créditos: Reproducción

Com base no conhecimento adquirido nos testes da série VW 3, Fernando Porsche projetou um sucessor entre 1936 e 1937. A produção do protótipo, limitada a 30 unidades, foi realizada na fábrica de carrocerias da Daimler-Benz, en la ciudad de Sindelfingen, próxima a Stuttgart. Esses veículos receberam a designação interna VW 30 e eram muito semelhantes à versão final do Volkswagen que conhecemos.

A icônica foto do VW 30 foi tirada em frente à Villa Porsche, localizada na rua Feuerbacher Weg, en Stuttgart. Esse local foi a residência, escritório de projetos e oficina de Ferdinand Porsche, e hoje funciona como um museu. Foi nesse ambiente que grande parte do projeto do Volkswagen foi desenvolvido.

As Características do VW 30

Créditos: Reproducción

30 exemplares fabricados incluíam 29 sedãs Es um cabriolé. Curiosamente, os modelos sedã não possuíam la ventana trasera. A carroceria era totalmente em aço e aparafusada ao chassi de tubo central, um conceito inovador para a época.

O motor utilizado era um boxer de quatro cilindros, arrefecido a ar, con 985 cm³ de cilindrada (70 x 64 mm). A potência era de 23,5 cv a 3.000 rpm, o que garantiu boa performance em testes de longa duração. O chassi do VW 30 foi um dos grandes avanços do projeto, trazendo melhorias estruturais e um reforço na cabeça do chassi.

O carro tinha 3.850 mm de comprimento, 1.500 mm de largura e 1.490 mm de altura, con distância entre eixos de 2.400 mm. A carroceria era feita de chapa de 1,0 mm de espessura, necessária devido ao processo artesanal de conformação das peças.

O espaço interno era bastante generoso para todos os passageiros, comparável ao do VW 3, que impressionou os membros da Reichsverband der deutschen Autoindustrie (RDA), a Associação da Indústria Automobilística Alemã do Reich.

Suspensión y manejabilidad

Créditos: Reproducción

A suspensión delantera independiente utilizava braços arrastados superpostos e feixes de lâminas de torção. Na traseira, o semi-eixo oscilante proporcionava boa estabilidade. Os amortecedores eram telescópicos na dianteira e hidráulicos do tipo joelho na traseira. Tú freios eram a tambor mecânicos, exceto em um modelo de teste com freios hidráulicos estilo Porsche, que acabou não sendo usado devido a patentes da empresa Lockheed.

Interior e Ergonomia

oh panel do VW 30 era simple, contendo um instrumento central e dois porta-luvas. O motor do limpador de para-brisa ficava dentro do carro, interligado por uma haste externa. As portas se abriam para trás, no estilo “suicida”, mas foram alteradas para abertura convencional após estudos nos Estados Unidos.

O motor, quando instalado, parecia diminuto devido ao design da traseira, com uma pequena janela de vidro conectando a cabine ao compartimento do motor. Isso tornava o interior bastante ruidoso. A visão traseira era limitada, sem espelhos retrovisores externos, e dependia de uma pequena janela na traseira.

Testes Extremos: 2,4 Milhões de Quilômetros Rodados

Créditos: Reproducción

O objetivo inicial era testar os 30 carros por 100.000 km cada, totalizando 3 millones de kilómetros. No entanto, devido a acidentes e uso para demonstrações, o total final foi de 2,4 milhões de quilômetros.

Os testes contaram com 120 motoristas da SS, que rodaram em autoestradas, estradas secundárias e montanhas, garantindo que os motores fossem resistentes e capazes de sustentar velocidades de 100 km/h sem superaquecimento.

A Influência do VW 30 na Indústria

Créditos: Reproducción

Os VW 30 foram financiados por diferentes entidades, primeiro pela RDA, depois pela DAF (Deutsche Arbeitsfront), que administrava os fundos por meio da KdF (Kraft durch Freude). A DAF possuía grande capital, vindo das contribuições sindicais “voluntárias”, o que possibilitou a construção da fábrica de Fallersleben, posteriormente chamada de Wolfsburgo, onde o Fusca foi produzido.

En 2025, olhamos para trás e vemos como o VW 30 foi fundamental para o sucesso do Fusca, um dos carros mais importantes da história. Se não fosse pelos testes intensivos y por inovação técnica introduzida nesse protótipo, o volkswagen talvez nunca tivesse alcançado a fama mundial que possui hoje.

Créditos: Reproducción
Créditos: Reproducción
Créditos: Reproducción
Créditos: Reproducción

DEJA UNA RESPUESTA

¡Por favor ingresa tu comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí