Volvo apresenta no Brasil o primeiro ônibus biarticulado 100% elétrico do mundo

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Você já imaginou viajar em um ônibus biarticulado 100% elétrico, que é silencioso, sustentável e com capacidade para transportar até 250 pessoas? Pois essa inovação já está chegando para revolucionar o transporte coletivo no Brasil, graças a um lançamento pioneiro da Volvo Buses.

Em 2025, o Brasil será o primeiro país do mundo a receber o Volvo BZRT biarticulado elétrico, um veículo que promete transformar a mobilidade urbana em várias cidades brasileiras e colocar o país em destaque no cenário global da eletrificação de transportes públicos.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre esse novo ônibus elétrico: suas características técnicas, vantagens ambientais, impacto no seu dia a dia como usuário do transporte público e o que isso significa para o futuro do transporte coletivo no Brasil e no mundo.


A inovação da Volvo: o que são os ônibus biarticulados 100% elétricos?

Imagen: Reproducción

Antes de tudo, é importante que você saiba o que é um ônibus biarticulado. Diferente dos ônibus convencionais ou até mesmo articulados, o biarticulado possui dois “dobradiças”, o que permite que ele tenha um comprimento maior — no caso do Volvo BZRT, incríveis 28 metros.

Esse tamanho faz com que o ônibus tenha uma capacidade enorme, podendo transportar até 250 passageiros sentados e em pé ao mesmo tempo, o que é essencial para atender a grandes demandas em corredores exclusivos e linhas de alta capacidade.

Agora, imagine essa grandiosidade com uma propulsão 100% eléctrico, ou seja, sem o uso de combustíveis fósseis, sem emissões de gases poluentes e praticamente silencioso. Isso é exatamente o que a Volvo traz com seu novo modelo.


Especificações técnicas: potência, bateria e design

Imagen: Reproducción

O Volvo BZRT biarticulado chega equipado com dois motores elétricos, cada um com potência de 200 kilovatios (o que equivale a 270 cavalos de potência cada), totalizando 400 kW (540 cv). Isso garante força e agilidade suficientes para um ônibus desse tamanho, mesmo em percursos urbanos com muitas paradas e arrancadas.

Para alimentar esses motores, o veículo pode receber até oito baterias, que juntas somam uma capacidade total de 720 kWh. Essas baterias são instaladas estrategicamente na parte inferior do chassi, o que ajuda a distribuir melhor o peso do veículo e ainda liberar mais espaço interno para os passageiros.

Com essa capacidade, o ônibus pode operar durante todo o dia em trajetos urbanos, sendo recarregado durante a noite ou em pontos estratégicos com carregadores rápidos.


Tecnologia embarcada: segurança e conforto

Imagen: Reproducción

Além da propulsão elétrica, o Volvo BZRT biarticulado conta com recursos tecnológicos avançados que garantem a sua segurança e a dos passageiros.

Você, como passageiro ou motorista, poderá se beneficiar de:

  • Câmeras de visão ampliada para o motorista, melhorando a visualização dos pontos cegos;

  • Sensores para proteção de pedestres e ciclistas, que alertam o condutor para situações de risco;

  • Leitura automática de placas de trânsito, facilitando a operação em diferentes zonas urbanas;

  • el sistema Volvo Dynamic Steering, que torna a direção mais precisa, estável e confortável, essencial para um veículo tão longo e pesado;

  • E ainda o sistema de Zonas de Segurança, que reduz automaticamente a velocidade em áreas críticas da cidade, tudo monitorado por GPS.

Essas tecnologias não só garantem uma viagem mais segura para você, mas também tornam a operação do ônibus mais eficiente para as empresas e cidades.


Impacto ambiental: transporte coletivo sem emissões

Um dos maiores benefícios desse lançamento da Volvo é o impacto positivo para o meio ambiente. Como o ônibus é 100% eléctrico, ele não emite dióxido de carbono (CO₂) nem outros gases poluentes que contribuem para o aquecimento global e a poluição do ar.

Considerando que o transporte público representa uma fatia significativa das emissões urbanas, a substituição gradual dos ônibus a diesel por modelos elétricos como o Volvo BZRT biarticulado pode reduzir drasticamente a poluição nas cidades.

Além disso, o baixo nível de ruído dos veículos elétricos melhora a qualidade de vida nas regiões por onde eles circulam, diminuindo a poluição sonora.


Produção local e geração de empregos

Você sabia que esses ônibus serão produzidos no Brasil? Mais especificamente no complexo industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná. Isso é muito importante porque:

  • O Brasil se torna a base global de exportação para esse segmento, reforçando sua posição tecnológica no setor automotivo;

  • Gera empregos qualificados na região e movimenta a economia local;

  • Fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva nacional de veículos elétricos.

É um passo importante para a indústria automotiva brasileira, que se moderniza e abraça a mobilidade sustentável.


Onde esses ônibus já operam e o futuro no Brasil

No Brasil, algumas capitais já contam com ônibus elétricos articulados, como São Paulo, Curitiba e Salvador. Porém, nenhuma delas ainda opera com veículos biarticulados elétricos, que possuem capacidade e dimensões superiores.

Internacionalmente, cidades como Bogotá, Shenzhen e Santiago têm frotas grandes de articulados elétricos, mas o Volvo BZRT biarticulado é pioneiro ao ser o primeiro biarticulado elétrico em operação regular no mundo.

A chegada desses ônibus em 2025 em linhas brasileiras representa um avanço tecnológico e ambiental sem precedentes, que poderá ser adotado por outras cidades brasileiras e até mesmo inspirar outras nações.


Como essa inovação impacta você, usuário do transporte público?

Se você depende do transporte público diariamente, esse avanço traz diversos benefícios práticos:

  • Maior conforto devido ao silêncio e à suspensão aprimorada;

  • Mais segurança com os sistemas tecnológicos embarcados;

  • Mais espaço para passageiros, diminuindo a superlotação e o desconforto;

  • E o principal: a contribuição para um ar mais limpo e cidades menos poluídas, beneficiando sua saúde e a qualidade de vida no entorno das linhas por onde o ônibus circular.

Além disso, cidades com transportes mais eficientes tendem a ter menos trânsito, pois o transporte público de alta capacidade pode reduzir o uso do carro particular.


Custos e investimentos para as prefeituras

Ainda que o custo inicial de um ônibus elétrico biarticulado seja mais alto do que um veículo convencional, o investimento traz benefícios econômicos a médio e longo prazo.

Os custos com combustível são eliminados, já que a energia elétrica é mais barata e pode ser até gerada a partir de fontes renováveis. Além disso, a manutenção de ônibus elétricos é menor, pois há menos peças móveis comparadas a motores a combustão.

Esse investimento ajuda as prefeituras a cumprir metas ambientais e reduzir os gastos com saúde pública, já que a poluição do ar está diretamente ligada a doenças respiratórias.


Conclusão: um passo decisivo para o transporte coletivo do futuro

Imagen: Reproducción

Em resumo, a chegada dos primeiros ônibus biarticulados 100% elétricos da Volvo ao Brasil em 2025 representa uma verdadeira revolução no transporte coletivo urbano.

Você, que usa o transporte público, vai experimentar uma viagem mais confortável, segura e sustentável. A sua cidade vai ganhar um meio de transporte capaz de transportar um grande número de pessoas sem emitir poluentes, ajudando a melhorar a qualidade do ar e a combater as mudanças climáticas.

Além disso, o Brasil se destaca como pioneiro mundial na produção e operação desse tipo de veículo, com a fábrica em Curitiba assumindo papel estratégico na indústria automotiva elétrica global.

Com iniciativas como essa, o futuro da mobilidade urbana se mostra cada vez mais sustentável, tecnológica e humana — e você faz parte disso.


Se gostou desse artigo, acompanhe nosso blog para mais novidades sobre inovação, mobilidade elétrica e sustentabilidade no Brasil!

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