Você já imaginou adquirir um sedã de luxo clássico, em estado impecável, pelo mesmo valor de um compacto zero quilômetro? Pois bem, isso é possível com o Volkswagen Santana GLS 1987, um modelo que marcou época no Brasil e agora surge como uma joia rara no mercado de colecionadores. Vamos mergulhar na história deste ícone da indústria automotiva nacional e descobrir por que ele continua sendo uma opção atraente para os apaixonados por carros.
Um Pouco de História: O Santana no Brasil
Nos anos 1980, o mercado brasileiro estava fechado para importações, e os carros de luxo nacionais eram a única alternativa para quem buscava sofisticação e status. Foi nesse contexto que a Volkswagen lançou o Santana, em 1984, como uma resposta direta ao sucesso do chevrolet monza, líder do segmento na época.
Inspirado por Passat alemão de segunda geração, o Santana trouxe para o Brasil um visual sóbrio e elegante, conquistando rapidamente o público. Inicialmente, o modelo foi oferecido em três versões principais: CS, CG e CD, todas equipadas com o motor 1.8 AP com carburador de corpo duplo, capaz de generar 92,4 cv de potência (com álcool).
Entre os seus atributos mais elogiados estavam o conforto interno e o espaço generoso, algo que se refletia em suas dimensões: 4,58 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,40 m de altura Es 2,55 m de entre-eixos. Esses números colocavam o Santana como um dos sedãs mais espaçosos de sua época.
O Santana GLS 1987: Um Verdadeiro Achado
Agora, imagine encontrar um Volkswagen Santana GLS 1987 com apenas 61 mil km rodados, pintura original e todos os componentes de fábrica, incluindo o estepe e os vidros. Este é o caso do exemplar oferecido pela Padrão Misa, uma referência no mercado de carros clássicos.
O preço? R$ 95 mil, equivalente ao de um Volkswagen Polo MPI zero quilômetro, que atualmente custa R$ 90.990. Apesar do valor semelhante, o Santana oferece muito mais em termos de exclusividade e história. Este modelo específico vem equipado com:
- Direção hidráulica
- Ar-condicionado
- Antenas elétricas
- Trio elétrico
- Documentação completa, incluindo manual, livretos e chave cópia originais
- Placa preta de colecionador, certificando sua autenticidade
Por Que o Santana GLS é Especial?
O Santana GLS foi um dos modelos mais sofisticados de sua geração. Ele representava o auge do luxo oferecido pela Volkswagen no Brasil, antes da chegada do Passat importado nos anos 1990. Entre os destaques, estão os itens de conforto e tecnologia que eram considerados avançados para a época.
Além disso, o GLS 1987 pertence a uma fase de transição importante na história do modelo, marcada por inovações estéticas e mecânicas. Em 1989, por exemplo, o Santana recebeu o motor AP 2000, que elevou a potência para impressionantes 112 cv com álcool, garantindo desempenho superior e maior velocidade máxima.
Comparação com o Polo MPI 2024
Embora sejam separados por quase 40 anos de evolução automotiva, o Santana GLS e o Polo MPI compartilham o mesmo posicionamento em termos de preço. No entanto, os dois modelos atendem a públicos completamente diferentes:
Características | Santana GLS 1987 | Polo MPI 2024 |
---|---|---|
Motorización | 1.8 AP, 92,4 cv (álcool) | 1.0 MPI, 84 cv (gasolina) |
Dimensiones | Maior e mais espaçoso | Compacto y ágil |
Tecnología | Básica, mas funcional | Avançada e conectada |
Exclusividade | Alta, modelo colecionável | Baixa, produção em massa |
Valor estimado | R$ 95 mil | R$ 90.990 |
Se você busca um carro prático e moderno, o Polo MPI é a escolha óbvia. Mas se o objetivo é um veículo com história, charme e exclusividade, o Santana GLS é incomparável.
O Legado do Santana no Brasil
Além de ser um dos primeiros carros nacionais a oferecer Frenos ABS como opcional, o Santana também foi pioneiro ao adotar o catalisador na linha 1992, alinhando-se às exigências ambientais da época. Essas inovações reforçaram sua posição como um veículo avançado e marcaram sua trajetória no Brasil.
O modelo se manteve em produção até 2006, passando por diversas reestilizações. No entanto, as versões mais valorizadas atualmente são as das décadas de 1980 e 1990, especialmente as de acabamento superior, como o GLS y el Executivo.
Vale a Pena Investir em um Santana GLS 1987?
Se você é um entusiasta de carros clássicos, a resposta é um sonoro sim. Modelos como o Santana GLS têm potencial de valorização, especialmente em estado original e com documentação completa. Além disso, ele oferece uma experiência única de condução, remetendo a uma época em que os carros eram projetados com foco no conforto e na durabilidade.
Por outro lado, é importante considerar o custo de manutenção e a dificuldade de encontrar peças originais. Felizmente, no caso deste exemplar da Padrão Misa, você terá a garantia de um veículo em perfeito estado, pronto para rodar ou ser exibido em eventos de colecionadores.
Conclusão: Uma Relíquia Sobre Rodas
Adquirir um Volkswagen Santana GLS 1987 é muito mais do que comprar um carro. É investir em um pedaço da história automotiva brasileira, uma época em que os sedãs de luxo nacionais representavam o que havia de melhor em termos de conforto e sofisticação.
Com um valor de R$ 95 mil, ele compete diretamente com modelos modernos como o Volkswagen Polo MPI, mas oferece algo que nenhum carro novo pode proporcionar: exclusividade e nostalgia.
Se você procura um veículo para sair do comum, este Santana GLS pode ser o carro ideal para você. Afinal, não é todo dia que encontramos uma relíquia tão bem conservada e com uma história tão rica.